Page 44 - Revista EAA - Edição 63
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AEROESPACIAL                CAPA





           Embraer KC-390: aposta de peso






           MAIS QUE UM NOVO PRODUTO, O AVIÃO
           DE TRANSPORTE DA EMBRAER TENDE
           A SER UMA REFERÊNCIA               JOÃO TILKI






































           Na história do desenvolvimento de aeronaves nacionais,   Na Embraer, os estudos para um avião de transporte
           muito se deu em função de necessidades e exigências técni-  multimissão remontam à década de 1970, quando a empre-
           cas da Força Aérea Brasileira (FAB). Assim foi com o Neiva  sa chegou a conceber o “C-X”, tanto em versões turboélice
           T-25 Universal e, no caso da Embraer, com o EMB-110  quanto turbofans, com dois ou quatro motores, sendo todos
           Bandeirante, o EMB-312  Tucano (T-27 na FAB) e o  com asa alta. Um deles chegou a ser chamado de EMB-500
           EMB-314 Super Tucano (A-29 na FAB), apenas para citar  “Amazonas”. Um dos estudos da época guarda, inclusive,
           alguns exemplos.  A última conquista, neste caso, culmi-  similaridades conceituais com o KC-390.
           nou com a apresentação do primeiro protótipo do Embraer   As primeiras linhas do C-390 começaram a ser esboça-
           KC-390, um birreator de carga, o maior avião projetado e  das em 2005.  O resultado foi o conceito de um transporte
           construído no Brasil, concebido como aeronave de trans-  tático bimotor multimissão na faixa de 20 toneladas. O es-
           porte tático visando estabelecer novos padrões de capacida-  tudo da nova aeronave foi apresentado oficialmente à FAB
           de e desempenho na sua categoria, apresentando um baixo  em 2007, levando em conta a experiência dela com vários
           custo do ciclo de vida. Para a concretização desse ousado  tipos de cargueiro em várias tarefas, para colaborar com os
           projeto, foram estabelecidas parcerias industriais com ou-  requisitos fundamentais.
           tros países, fato comum na indústria aeroespacial.  Hoje, o   O esboço inicial do C-390 teve como base a experiência  FOTOS DIVULGAÇÃO
           Programa KC-390 é composto de mais de 100 fornecedo-  adquirida, em termos de projeto, tecnologia e produção, com
           res, incluindo 50 empresas brasileiras.            o consagrado e amadurecido jato comercial E-190, com as


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