Page 44 - Revista EAA - Edição 63
P. 44
AEROESPACIAL CAPA
Embraer KC-390: aposta de peso
MAIS QUE UM NOVO PRODUTO, O AVIÃO
DE TRANSPORTE DA EMBRAER TENDE
A SER UMA REFERÊNCIA JOÃO TILKI
Na história do desenvolvimento de aeronaves nacionais, Na Embraer, os estudos para um avião de transporte
muito se deu em função de necessidades e exigências técni- multimissão remontam à década de 1970, quando a empre-
cas da Força Aérea Brasileira (FAB). Assim foi com o Neiva sa chegou a conceber o “C-X”, tanto em versões turboélice
T-25 Universal e, no caso da Embraer, com o EMB-110 quanto turbofans, com dois ou quatro motores, sendo todos
Bandeirante, o EMB-312 Tucano (T-27 na FAB) e o com asa alta. Um deles chegou a ser chamado de EMB-500
EMB-314 Super Tucano (A-29 na FAB), apenas para citar “Amazonas”. Um dos estudos da época guarda, inclusive,
alguns exemplos. A última conquista, neste caso, culmi- similaridades conceituais com o KC-390.
nou com a apresentação do primeiro protótipo do Embraer As primeiras linhas do C-390 começaram a ser esboça-
KC-390, um birreator de carga, o maior avião projetado e das em 2005. O resultado foi o conceito de um transporte
construído no Brasil, concebido como aeronave de trans- tático bimotor multimissão na faixa de 20 toneladas. O es-
porte tático visando estabelecer novos padrões de capacida- tudo da nova aeronave foi apresentado oficialmente à FAB
de e desempenho na sua categoria, apresentando um baixo em 2007, levando em conta a experiência dela com vários
custo do ciclo de vida. Para a concretização desse ousado tipos de cargueiro em várias tarefas, para colaborar com os
projeto, foram estabelecidas parcerias industriais com ou- requisitos fundamentais.
tros países, fato comum na indústria aeroespacial. Hoje, o O esboço inicial do C-390 teve como base a experiência FOTOS DIVULGAÇÃO
Programa KC-390 é composto de mais de 100 fornecedo- adquirida, em termos de projeto, tecnologia e produção, com
res, incluindo 50 empresas brasileiras. o consagrado e amadurecido jato comercial E-190, com as
44
44