Page 47 - Revista EAA - Edição 63
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Ele também pode ser usado
para sinalização, iluminação,
ou contramedidas defensivas
em aplicações civis e militares
lômbia, Portugal e República Checa,
totalizando 32 aeronaves. Na FAB, o PRINCIPAIS PARCEIROS
KC-390, ainda sem um nome defi- ❖ Sistema de trem de pouso: ELEB (Brasil)
nido, irá desempenhar as funções que ❖ Spoilers (superfícies móveis de controle de sustentação na asa), portas do trem
hoje cabem ao quadrimotor Lockheed de pouso do nariz, porta da rampa, carenagens dos flapes, cone de cauda e armário
C-130 Hércules, mas com vantagens eletrônico: FAdeA (Argentina)
em relação a este, pois é mais rápido, ❖ Aeroestruturas (fuselagem traseira II, portas para paraquedistas e tripulação,
porta de emergência e escotilhas, rampa de carga e bordo de ataque fixo das asas):
leva mais carga, tem maior autonomia,
Aerovodochody (República Checa)
menor custo de manutenção e melhor
❖ Sistemas de controle ambiental e pressão da cabine: Liebherr Aerospace (França)
capacidade de defesa.
❖ Sistema de automanete e outros controles da cabine (exceto sidestick): Esterline
Equipado com dois motores turbo-
Control Systems (EUA)
fan V2500, produzidos pelo consórcio
❖ Sistemas de rodas, freios, retração e extensão do trem de pouso, e controle
International Aero Engines, aviônica direcional em solo: Messier-Bugatti-Dowty (França)
de última geração, rampa traseira e um ❖ Motores (V2500-E5): International Aero Engines (consórcio multinacional
avançado sistema de manuseio e lan- controlado pela Pratt&Whitney)
çamento de carga, o KC-390 terá uma ❖ Parte eletrônica dos comandos de voo: BAE Systems (Reino Unido)
excelente produtividade operacional. ❖ Atuadores dos comandos de voo: UTAS (EUA e França)
Capaz de transportar até 26 toneladas ❖ Manches laterais (sidesticks): BAE Systems (Reino Unido)
de carga a uma velocidade de 470 nós ❖ Sistema de aviônica básica: Rockwell Collins (EUA)
(870 km/h), pode operar até em pistas ❖ Pods de reabastecimento em voo: Cobham (Reino Unido)
não pavimentadas ou mesmo danifi- ❖ Computadores de missão: AEL Sistemas (Brasil)
cadas. Sua fuselagem permite acomo- ❖ Sistema de radar de missão: SELEX Galileo (Itália)
dar cargas de grandes dimensões, com ❖ Sistema Emergencial de Geração de Energia Elétrica: Hispano-Suiza (França)
acesso pela rampa. O moderno sistema ❖ Sistemas de autoproteção (SPS); de contramedidas direcionais infravermelho
de manuseio de cargas da aeronave (DIRCM); de visão aumentada (enhanced vision) e de orientação do piloto (HUD): AEL
permite reconfigurá-la rapidamente, Sistemas (Brasil)
utilizando roletes escamoteáveis para a ❖ Slats (parte móvel dos bordos de ataque das asas): LMI Aerospace (EUA)
movimentação da carga em pallets ou ❖ Painéis da fuselagem central, carenagens dos trens de pouso (sponsons), portas
um piso plano para transporte de di- dos trens de pouso principais e profundores: OGMA/EEA (Portugal)
ferentes tipos de cargas como veículos, ❖ Flapes, lemes e ailerons: Aernnova (Espanha, Brasil)
blindados (como o Guarani), helicópte- ❖ Peças primárias e subconjuntos estruturais: base nacional de fornecedores
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