Page 47 - Revista EAA - Edição 63
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Ele também pode ser usado
                                                                               para sinalização, iluminação,
                                                                               ou contramedidas defensivas
                                                                               em aplicações civis e militares




           lômbia, Portugal e República Checa,
           totalizando 32 aeronaves. Na FAB, o   PRINCIPAIS PARCEIROS
           KC-390, ainda sem um nome defi-      ❖ Sistema de trem de pouso: ELEB (Brasil)
           nido, irá desempenhar as funções que   ❖ Spoilers (superfícies móveis de controle de sustentação na asa), portas do trem
           hoje cabem ao quadrimotor Lockheed   de pouso do nariz, porta da rampa, carenagens dos flapes, cone de cauda e armário
           C-130 Hércules, mas com vantagens   eletrônico: FAdeA (Argentina)
           em relação a este, pois é mais rápido,   ❖ Aeroestruturas (fuselagem traseira II, portas para paraquedistas e tripulação,
                                              porta de emergência e escotilhas, rampa de carga e bordo de ataque fixo das asas):
           leva mais carga, tem maior autonomia,
                                              Aerovodochody (República Checa)
           menor custo de manutenção e melhor
                                                ❖ Sistemas de controle ambiental e pressão da cabine: Liebherr Aerospace (França)
           capacidade de defesa.
                                                ❖ Sistema de automanete e outros controles da cabine (exceto sidestick): Esterline
             Equipado com dois motores turbo-
                                              Control Systems (EUA)
           fan V2500, produzidos pelo consórcio
                                                ❖ Sistemas de rodas, freios, retração e extensão do trem de pouso, e controle
           International Aero Engines, aviônica   direcional em solo: Messier-Bugatti-Dowty (França)
           de última geração, rampa traseira e um   ❖ Motores (V2500-E5): International Aero Engines (consórcio multinacional
           avançado sistema de manuseio e lan-  controlado pela Pratt&Whitney)
           çamento de carga, o KC-390 terá uma   ❖ Parte eletrônica dos comandos de voo: BAE Systems (Reino Unido)
           excelente produtividade operacional.   ❖ Atuadores dos comandos de voo: UTAS (EUA e França)
           Capaz de transportar até 26 toneladas   ❖ Manches laterais (sidesticks): BAE Systems (Reino Unido)
           de carga a uma velocidade de 470 nós   ❖ Sistema de aviônica básica: Rockwell Collins (EUA)
           (870 km/h), pode operar até em pistas   ❖ Pods de reabastecimento em voo: Cobham (Reino Unido)
           não pavimentadas ou mesmo danifi-    ❖ Computadores de missão: AEL Sistemas (Brasil)
           cadas. Sua fuselagem permite acomo-  ❖ Sistema de radar de missão: SELEX Galileo (Itália)
           dar cargas de grandes dimensões, com   ❖ Sistema Emergencial de Geração de Energia Elétrica: Hispano-Suiza (França)
           acesso pela rampa. O moderno sistema   ❖ Sistemas de autoproteção (SPS); de contramedidas direcionais infravermelho
           de manuseio de cargas da aeronave   (DIRCM); de visão aumentada (enhanced vision) e de orientação do piloto (HUD): AEL
           permite reconfigurá-la rapidamente,   Sistemas (Brasil)
           utilizando roletes escamoteáveis para a   ❖ Slats (parte móvel dos bordos de ataque das asas): LMI Aerospace (EUA)
           movimentação da carga em pallets ou   ❖ Painéis da fuselagem central, carenagens dos trens de pouso (sponsons), portas
           um piso plano para transporte de di-  dos trens de pouso principais e profundores: OGMA/EEA (Portugal)
           ferentes tipos de cargas como veículos,   ❖ Flapes, lemes e ailerons: Aernnova (Espanha, Brasil)
           blindados (como o Guarani), helicópte-  ❖ Peças primárias e subconjuntos estruturais: base nacional de fornecedores


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