Page 40 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA





                                                                               Dynamic Steering, a manobra poderia
                                                                               causar um efeito em `L´ depois de 20
                                                                               metros”, complementa Franzon.
                                                                                  Nas estradas, o  Volvo Dynamic
                                                                               Steering leva ao aumento na estabili-
                                                                               dade da direção, graças aos seus filtros
                                                                               de distorções que amortecem as irre-
                                                                               gularidades no pavimento da estrada,
                                                                               como ondulações, rachaduras e bu-
                                                                               racos, eliminando virtualmente a ne-
                                                                               cessidade de todos aqueles pequenos
                                                                               movimentos de correção do volante. O
                                                                               sistema também detecta rapidamente
                                                                               uma superfície de caimento acentuado
           Tagesson, engenheiro de Desenvol-  As qualidades do VDS são         ou a ocorrência de vento lateral, com-
           vimento da marca.  “Com o  Volvo  exibidas em dois vídeos bem       pensando automaticamente a trajetó-
           Dynamic Steering você simplesmente  criativos: o primeiro mostra que   ria do veículo, o que até possibilitaria
           põe o caminhão à ré e inicia a manobra  até um hamster pode esterçar o   ao motorista soltar suas mãos do vo-
           com o mínimo esforço. Em seguida, é  volante. No outro, Van Damme se   lante, já que o caminhão não mudará
           possível soltar o volante e observá-lo  equilibra entre dois caminhões   de direção até que o próprio condutor
           se movimentar suavemente, até que  em marcha a ré, para comprovar   queira fazê-lo. Segundo a Volvo, isso
           o caminhão endireite.” Além disso, se  a estabilidade direcional    faz a condução menos cansativa e mais
           for preciso se deslocar à ré por um es-                             previsível, melhorando consideravel-
           paço maior, a estabilidade de curso é                               mente a segurança nas estradas e o
           tão eficiente que é possível manobrar                               conforto de quem dirige.
           o caminhão e o reboque por mais de cem metros sem sair da trajetória. “Depois   No mercado europeu, o  Volvo
           desta distância, você pode receber uma mensagem de que os eixos do reboque   Dynamic Steering está disponível
           não estão mais perfeitamente alinhados. Mas ao fazer a mesma coisa sem o Volvo   para os modelos FH, FH16, FM e
                                                                               FMX. No Brasil, a tecnologia VDS
                                                                               está disponível para toda a linha F de
                                                                               caminhões Volvo, no entanto, o foco
                                                                               da empresa para este equipamento
                                                                               está em seu modelo pesado rodoviá-
                                                                               rio, o FH. De acordo com um porta-
                                                                               -voz da empresa, é para este veículo e
                                                                               esta aplicação que a nova tecnologia
                                                                               faz mais sentido, e onde os seus be-
                                                                               nefícios podem ser mais aproveitados
                                                                               – como em operações de altas veloci-
                                                                               dades e por causa da topografia típica
                                                                               brasileira (aclives, declives e curvas).
                                                                               Na última edição da Fenatran, em
                                                                               novembro do ano passado, a tecnolo-
                                                                               gia foi introduzida no mercado bra-
                                                                               sileiro com a apresentação do Volvo
                                                                               FH16, o caminhão mais potente do
                                                                               mundo, com 750 cv, capaz de tracio-
                                                                               nar 200 toneladas de PBTC.    ■


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