Page 39 - Revista EAA - Edição 63
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O sistema de direção Volvo O Volvo Dynamics Steering tem
quatro benefícios principais:
Dynamic Steering melhora a manobrabilidade em
qualquer situação. Ele trabalha por meio de um motor 1. Elimina o
esforço físico para
elétrico, precisamente controlado duas mil vezes por acionar o volante
segundo, baseado nos comandos do motorista e em manobras a
sensores a bordo. De acordo com o fabricante, isso cria baixa velocidade
uma direção altamente precisa.
2. Melhora a
estabilidade
direcional
em altas
velocidades
3. Diminui os
efeitos nocivos
da estrada, como
ondulações e
buracos
4. Detecta
e compensa
a causa de
desvios
direcionais
os motoristas mantêm exatamente a por segundo, com base nas informações vindas dos movimentos do motorista ao
mesma distância um do outro, mas em volante e dos diversos sensores instalados a bordo, “Isso dá uma ideia de sua pre-
seguida, eles se afastam progressiva- cisão”, disse Bosse Franzon, gerente de Produto da Volvo Trucks. “A tecnologia é
mente, até que Van Damme complete baseada em uma plataforma Torque Overlay, o que significa que temos um vasto
um ângulo de 180º entre suas pernas, campo para estender suas funcionalidades no futuro.”
sem perder o equilíbrio. Basicamente, de acordo com a Nexteer Automotive, empresa global de P&D
de tecnologias para componentes de veículos, sediada em Michigan, nos EUA,
Duas mil vezes por segundo a tecnologia Torque Overlay é uma solução aplicada ao sistema de direção por
O VDS foi desenvolvido sobre o sis- meio de programação de softwares e de reforços no hardware existente, a qual
tema convencional de direção com analisa os dados de múltiplos sistemas do veículo para determinar a resposta mais
assistência hidráulica, no qual a árvore apropriada do volante em várias condições. Entre suas funcionalidades, ela pode
de direção aciona uma engrenagem, e aumentar ou reduzir o torque no sistema de direção, independentemente da ação
uma unidade servo-hidráulica gera a do motorista ao volante, ainda que ele esteja esterçando para o outro lado.
força que ajuda o motorista a esterçar Com servo-torque regressivo, a atuação da assistência é maior em velocidades
as rodas do caminhão. Na tecnologia mais baixas. Nessa condição, o motor elétrico agrega força adicional e assume o
da Volvo, a diferença está na substi- trabalho físico do motorista, fazendo o caminhão muito mais leve de esterçar.
tuição do auxílio hidráulico por um Segundo a Volvo, é possível manejá-lo com apenas um dedo. As manobras à
motor elétrico acoplado à árvore de ré, com o caminhão totalmente carregado, estão entre os mais desafiadores as-
direção, cujo torque máximo é de 25 pectos do trabalho. Especialmente onde é necessário prestar atenção em cada
N•m. A atuação deste motor é mo- detalhe ao redor. “Quando o eixo dianteiro do caminhão está carregado com nove
nitorada eletronicamente 2.000 vezes ou dez toneladas, esterçar o volante é um trabalho pesado”, explica Kristoffer
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