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O sistema de direção Volvo                                      O Volvo Dynamics Steering tem
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             Dynamic Steering melhora a manobrabilidade em
             qualquer situação. Ele trabalha por meio de um motor            1. Elimina o
                                                                             esforço físico para
             elétrico, precisamente controlado duas mil vezes por            acionar o volante
             segundo, baseado nos comandos do motorista e                    em manobras a
             sensores a bordo. De acordo com o fabricante, isso cria         baixa velocidade
             uma direção altamente precisa.
                                                                                                2. Melhora a
                                                                                                estabilidade
                                                                                                direcional
                                                                                                em altas
                                                                                                velocidades


                                                                             3. Diminui os
                                                                             efeitos nocivos
                                                                             da estrada, como
                                                                             ondulações e
                                                                             buracos


                                                                                                4. Detecta
                                                                                                e compensa
                                                                                                a causa de
                                                                                                desvios
                                                                                                direcionais




           os motoristas mantêm exatamente a   por segundo, com base nas informações vindas dos movimentos do motorista ao
           mesma distância um do outro, mas em   volante e dos diversos sensores instalados a bordo, “Isso dá uma ideia de sua pre-
           seguida, eles se afastam progressiva-  cisão”, disse Bosse Franzon, gerente de Produto da Volvo Trucks. “A tecnologia é
           mente, até que Van Damme complete   baseada em uma plataforma Torque Overlay, o que significa que temos um vasto
           um ângulo de 180º entre suas pernas,   campo para estender suas funcionalidades no futuro.”
           sem perder o equilíbrio.             Basicamente, de acordo com a Nexteer Automotive, empresa global de P&D
                                             de tecnologias para componentes de veículos, sediada em Michigan, nos EUA,
           Duas mil vezes por segundo        a tecnologia Torque Overlay é uma solução aplicada ao sistema de direção por
           O VDS foi desenvolvido sobre o sis-  meio de programação de softwares e de reforços no hardware existente, a qual
           tema convencional de direção com   analisa os dados de múltiplos sistemas do veículo para determinar a resposta mais
           assistência hidráulica, no qual a árvore   apropriada do volante em várias condições. Entre suas funcionalidades, ela pode
           de direção aciona uma engrenagem, e   aumentar ou reduzir o torque no sistema de direção, independentemente da ação
           uma unidade servo-hidráulica gera a   do motorista ao volante, ainda que ele esteja esterçando para o outro lado.
           força que ajuda o motorista a esterçar   Com servo-torque regressivo, a atuação da assistência é maior em velocidades
           as rodas do caminhão. Na tecnologia   mais baixas. Nessa condição, o motor elétrico agrega força adicional e assume o
           da Volvo, a diferença está na substi-  trabalho físico do motorista, fazendo o caminhão muito mais leve de esterçar.
           tuição do auxílio hidráulico por um   Segundo a Volvo, é possível manejá-lo com apenas um dedo. As manobras à
           motor elétrico acoplado à árvore de   ré, com o caminhão totalmente carregado, estão entre os mais desafiadores as-
           direção, cujo torque máximo é de 25   pectos do trabalho. Especialmente onde é necessário prestar atenção em cada
           N•m. A atuação deste motor é mo-  detalhe ao redor. “Quando o eixo dianteiro do caminhão está carregado com nove
           nitorada eletronicamente 2.000 vezes   ou dez toneladas, esterçar o volante é um trabalho pesado”, explica Kristoffer


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