Page 46 - Revista EAA - Edição 63
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AEROESPACIAL CAPA
asas, estabilizadores e parte dos sistemas e do layout da cabine deste; além de dois As discussões sobre o conceito ideal
motores gerenciados por Fadec (Full Authority Digital Engine Control), deriva- da nova aeronave foram se aprofun-
dos daqueles empregados pelo jato comercial. A diferença marcante era que as dando, com a FAB tendo um papel
asas seriam deslocadas do plano baixo com diedro positivo do E-190, para um decisivo na concepção atual, principal-
padrão de asa alta e com diedro negativo. Fuselagem e trens de pouso totalmente mente a partir de 2008, quando emitiu
novos, permitindo a inserção de uma rampa traseira de carga, capaz não apenas de os Requisitos Técnicos, Logísticos e
garantir o fácil embarque de cargas e tropas, como também de lançá-las durante o Industriais (RTLI) do KC-X, os quais
voo. A posição da asa deixaria a cabine de carga livre de restrições, possibilitando estabeleceram padrões mínimos de ca-
o carregamento de cargas com um volume maior. O C-390 previa uma carga útil pacidade e de desempenho. Estes le-
máxima de 19 toneladas. O desenho preliminar também já previa que a aeronave varam a Embraer a rever o projeto do
fosse multitarefa, realizando missões de transporte de carga ou tropa, lançamento C-390, pois havia ficado claro que uma
de tropas e carga em altitude, evacuação aeromédica (Evam ou Medevac – Medical “derivação do E-190” não atenderia à
Evacuation), busca e salvamento (SAR) e reabastecimento em voo (Revo). FAB e, por consequência, ao mercado.
A Embraer revisou todo o projeto, que
acabou rebatizado KC-390 em novem-
bro de 2008, logo após a FAB forma-
lizar o pedido de desenvolvimento e
industrialização, ou seja, tornar-se par-
ceira estratégica do programa. Assim, o
Revo deixava de ser uma opção para se
tornar uma das funções básicas da ae-
ronave. A partir daí o KC-390 havia se
consolidado como uma concepção real-
mente multimissão.
Em maio de 2014, a Embraer e o
Comando da Aeronáutica assinaram
o contrato para a produção seriada do
KC-390, com a aquisição de 28 aero-
naves, marcando o início de uma nova
fase do projeto. Além da encomenda
da FAB, existem intenções de compra
de países como Argentina, Chile, Co-
A pilotagem é feita por um moderno
sistema aviônico integrado e por
controle de voo fly-by-wire, que
facilita o trabalho dos pilotos
Capaz de transportar até 26
toneladas de carga, pode operar
em pistas não pavimentadas ou
mesmo danificadas
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