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AEROESPACIAL                CAPA





           asas, estabilizadores e parte dos sistemas e do layout da cabine deste; além de dois   As discussões sobre o conceito ideal
           motores gerenciados por Fadec (Full Authority Digital Engine Control), deriva-  da nova aeronave foram se aprofun-
           dos daqueles empregados pelo jato comercial. A diferença marcante era que as   dando, com a FAB tendo um papel
           asas seriam deslocadas do plano baixo com diedro positivo do E-190, para um   decisivo na concepção atual, principal-
           padrão de asa alta e com diedro negativo. Fuselagem e trens de pouso totalmente   mente a partir de 2008, quando emitiu
           novos, permitindo a inserção de uma rampa traseira de carga, capaz não apenas de   os Requisitos  Técnicos, Logísticos e
           garantir o fácil embarque de cargas e tropas, como também de lançá-las durante o   Industriais (RTLI) do KC-X, os quais
           voo. A posição da asa deixaria a cabine de carga livre de restrições, possibilitando   estabeleceram padrões mínimos de ca-
           o carregamento de cargas com um volume maior. O C-390 previa uma carga útil   pacidade e de desempenho. Estes le-
           máxima de 19 toneladas. O desenho preliminar também já previa que a aeronave   varam a Embraer a rever o projeto do
           fosse multitarefa, realizando missões de transporte de carga ou tropa, lançamento   C-390, pois havia ficado claro que uma
           de tropas e carga em altitude, evacuação aeromédica (Evam ou Medevac – Medical   “derivação do E-190” não atenderia à
           Evacuation), busca e salvamento (SAR) e reabastecimento em voo (Revo).   FAB e, por consequência, ao mercado.
                                                                               A Embraer revisou todo o projeto, que
                                                                               acabou rebatizado KC-390 em novem-
                                                                               bro de 2008, logo após a FAB forma-
                                                                               lizar o pedido de desenvolvimento e
                                                                               industrialização, ou seja, tornar-se par-
                                                                               ceira estratégica do programa. Assim, o
                                                                               Revo deixava de ser uma opção para se
                                                                               tornar uma das funções básicas da ae-
                                                                               ronave. A partir daí o KC-390 havia se
                                                                               consolidado como uma concepção real-
                                                                               mente multimissão.
                                                                                  Em maio de 2014, a Embraer e o
                                                                               Comando da Aeronáutica assinaram
                                                                               o contrato para a produção seriada do
                                                                               KC-390, com a aquisição de 28 aero-
                                                                               naves, marcando o início de uma nova
                                                                               fase do projeto. Além da encomenda
                                                                               da FAB, existem intenções de compra
                                                                               de países como Argentina, Chile, Co-

           A pilotagem é feita por um moderno
           sistema aviônico integrado e por
           controle de voo fly-by-wire, que
           facilita o trabalho dos pilotos











           Capaz de transportar até 26
           toneladas de carga, pode operar
           em pistas não pavimentadas ou
           mesmo danificadas



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