Page 42 - Revista EAA - Edição 63
P. 42

TECNOLOGIA





                                             em todo o mundo e no Brasil, são obrigados a manter as rodas desses dois
                                             eixos de tração no solo, mesmo quando vazios. Isso porque, atualmente, o
                                             acionamento de ambos os eixos funciona o tempo todo, controlado pelo divi-
                                             sor de torque integrado à carcaça do primeiro eixo motriz.
                                                Para a sistemista americana Meritor, porém, essa limitação está com os
                                             dias contados. A empresa revelou durante o Salão Internacional de Veícu-
                   Sem recurso: sistemas de   los Comerciais (IAA), na Alemanha, no final do ano passado, uma solução
                   tração 6x4 (foto) e 8x4 de   destinada a caminhões 6x4, que emprega o duplo eixo motriz, em tandem
                   hoje não permitem elevar   (em fila), com capacidade de carga de 57 a 100 toneladas. Ainda em fase
                            o 2º eixo motriz  de desenvolvimento e sem nome comercial definido, a tecnologia permite ao
                                                                               transportador controlar a distribui-
                                                                               ção do torque entre os eixos anterior
                                                                               e posterior, dependendo da condição
                                                                               de operação do conjunto, ou seja, car-
                                                                               regado ou não.
                                                                                  Assim, de acordo com os poucos
                                                                               detalhes técnicos divulgados até o
                                                                               momento, quando o veículo estiver
                                                                               vazio, um novo mecanismo divisor de
                                                                               torque eliminará a transferência deste
                                                                               para o eixo posterior, que poderá ser
                                                                               suspenso pelos bolsões pneumáticos.
                                                                               Por meio de um sistema inteligente
                                                                               de controle de tração, a configura-
                                                                               ção do veículo então será convertida
                                                                               de 6x4 para 4x2, podendo retornar
                                                                               ao modo original quando carregado.
                                                                               Ainda segundo a empresa, além da
                                                                               economia em diversos itens, esse novo

































           42
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47