Page 42 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA
em todo o mundo e no Brasil, são obrigados a manter as rodas desses dois
eixos de tração no solo, mesmo quando vazios. Isso porque, atualmente, o
acionamento de ambos os eixos funciona o tempo todo, controlado pelo divi-
sor de torque integrado à carcaça do primeiro eixo motriz.
Para a sistemista americana Meritor, porém, essa limitação está com os
dias contados. A empresa revelou durante o Salão Internacional de Veícu-
Sem recurso: sistemas de los Comerciais (IAA), na Alemanha, no final do ano passado, uma solução
tração 6x4 (foto) e 8x4 de destinada a caminhões 6x4, que emprega o duplo eixo motriz, em tandem
hoje não permitem elevar (em fila), com capacidade de carga de 57 a 100 toneladas. Ainda em fase
o 2º eixo motriz de desenvolvimento e sem nome comercial definido, a tecnologia permite ao
transportador controlar a distribui-
ção do torque entre os eixos anterior
e posterior, dependendo da condição
de operação do conjunto, ou seja, car-
regado ou não.
Assim, de acordo com os poucos
detalhes técnicos divulgados até o
momento, quando o veículo estiver
vazio, um novo mecanismo divisor de
torque eliminará a transferência deste
para o eixo posterior, que poderá ser
suspenso pelos bolsões pneumáticos.
Por meio de um sistema inteligente
de controle de tração, a configura-
ção do veículo então será convertida
de 6x4 para 4x2, podendo retornar
ao modo original quando carregado.
Ainda segundo a empresa, além da
economia em diversos itens, esse novo
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