Page 41 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA
Vai 6x4, volta 4x2
MERITOR APRESENTA SISTEMA DE EIXO PARA CAMINHÕES
DE DUPLO EIXO MOTRIZ QUE PODE SER CONFIGURADO
CONFORME A OPERAÇÃO FABIO OMETTO
Colocar o caminhão na estrada para rodar “batendo lata” é uma das situações
mais indesejáveis para os frotistas e, principalmente, os profissionais autôno-
mos de transporte, já que, no jargão da boleia, a expressão significa viajar com
a carroceria vazia (que, pela falta de peso, vai chacoalhando no asfalto e provo-
cando a barulheira típica). Geralmente, esses deslocamentos, nada lucrativos –
nos quais o veículo gasta, mas pouco ou nada rende –, acontecem no trajeto de
retorno dos fretes de caminhões-tanque e de graneleiros, por exemplo, quando
o transportador não dispõe de mercadoria para carregar na volta.
Nessas situações, a principal solução utilizada para amenizar os custos é
suspender o máximo de eixos do conjunto quanto possível, reduzindo, assim,
o desgaste de pneus e o consumo de combustível. Entretanto, até o momento, Mutação: novo divisor
esse recurso só é possível para os veículos com configuração do tipo 6x2 ou de torque isola o eixo
8x2; já os modelos “traçados” – como são popularmente chamados os cami- motriz posterior, que
nhões com dois eixos motrizes, como os 6x4 e 8x4, cada vez mais numerosos pode ser suspenso
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