Page 41 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA





           Vai 6x4, volta 4x2






           MERITOR APRESENTA SISTEMA DE EIXO PARA CAMINHÕES
           DE DUPLO EIXO MOTRIZ QUE PODE SER CONFIGURADO
           CONFORME A OPERAÇÃO                 FABIO OMETTO



           Colocar o caminhão na estrada para rodar “batendo lata” é uma das situações
           mais indesejáveis para os frotistas e, principalmente, os profissionais autôno-
           mos de transporte, já que, no jargão da boleia, a expressão significa viajar com
           a carroceria vazia (que, pela falta de peso, vai chacoalhando no asfalto e provo-
           cando a barulheira típica). Geralmente, esses deslocamentos, nada lucrativos –
           nos quais o veículo gasta, mas pouco ou nada rende –, acontecem no trajeto de
           retorno dos fretes de caminhões-tanque e de graneleiros, por exemplo, quando
           o transportador não dispõe de mercadoria para carregar na volta.
             Nessas situações, a principal solução utilizada para amenizar os custos é
           suspender o máximo de eixos do conjunto quanto possível, reduzindo, assim,
           o desgaste de pneus e o consumo de combustível. Entretanto, até o momento,  Mutação: novo divisor
           esse recurso só é possível para os veículos com configuração do tipo 6x2 ou  de torque isola o eixo
           8x2; já os modelos “traçados” – como são popularmente chamados os cami-  motriz posterior, que
           nhões com dois eixos motrizes, como os 6x4 e 8x4, cada vez mais numerosos  pode ser suspenso

































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