Page 48 - Revista EAA - Edição 63
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AEROESPACIAL CAPA
Combater incêndios florestais é
mais uma das suas funções, além do
transporte de cargas, aeronaves, paraquedistas,
macas para evacuação aeromédica, busca,
resgate ou assumir configurações mistas
ros (até mesmo do porte de um Black Hawk), tropas (até 80 soldados equipados), 1,5 aeronave por mês. Essa cadência
paraquedistas (até 66, equipados, que podem saltar tanto de portas laterais como dependerá da demanda. Um acordo
da rampa de carga), macas para evacuação aeromédica (até 74 macas padrão Otan) com a Boeing prevê que as duas em-
ou configurações mistas, busca e resgate, bem como combater incêndios florestais, presas vão compartilhar conhecimen-
entre outras missões. to técnico e avaliar mercados onde
A aeronave ainda pode ser empregada para reabastecimento aéreo, utilizando podem juntar esforços de vendas para
dois tanques internos removíveis, com grande flexibilidade, podendo reabastecer o KC-390, dado o expertise de cada
tanto helicópteros a baixas altitudes e velocidades, quanto caças de alto desempe- uma junto a clientes e regiões. Existe
nho em elevadas altitudes e velocidades. Também pode ser, ele mesmo, reabasteci- potencial para o desenvolvimento de
do em voo. A pilotagem é facilitada por um moderno sistema aviônico integrado outras versões da aeronave, porém, na
e por um sistema de controle de voo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho fase atual, é prematuro antecipar algo
dos pilotos e aumenta a eficiência de missão. Além disso, também pode ser equi- nesse sentido.
pada com um sistema de autodefesa (como chaffs e flares, por exemplo) e possui Após o primeiro voo, vem a cam-
proteção balística de áreas críticas, aumentando sua capacidade de sobrevivência panha de ensaios em voo de desen-
em ambientes hostis. volvimento e certificação. A primeira
Do ponto de vista comercial, o preço do KC-390 deve ser competitivo em re- entrega do KC-390 está prevista para o
lação à concorrência, sendo que o preço final é definido em função da versão e ne- segundo semestre de 2016.
cessidades específicas der cada cliente. O investimento para o desenvolvimento do Suas boas perspectivas acenam no
KC-390 e construção de dois protótipos foi de R$ 4,6 bilhões, feito pela FAB. A sentido de que esteja entre os maiores
encomenda das 28 aeronaves está estimada em cerca de R$ 7,2 bilhões. A Embraer sucessos em termos de aviões milita-
considera um mercado potencial para esta categoria (transporte militar tático) de res cargueiros, uma vez que vem pre-
aproximadamente 700 aeronaves, nos próximos 10 a 15 anos, pretendendo con- encher um espaço importante graças
quistar de 15% a 20% desse mercado. O hangar de montagem final do KC-390 ao conjunto de suas características.
será em Gavião Peixoto (SP), onde se dará a produção seriada, em instalações de Uma nova referência e mais uma
mais de 30.000 metros quadrados de hangares para abrigar peças, componentes e conquista importante da Embraer, a
as linhas de montagem. exemplo do EMB-120 Brasília e das
A capacidade industrial, ao final da fase inicial da produção, foi dimen- famílias dos ERJs e E-Jets, além dos
sionada para até duas aeronaves por mês, com cadência básica planejada de jatos executivos Phenom. ■
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