Page 50 - Revista EAA - Edição 63
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FERROVIÁRIO





                                             Rumo à modernidade





                                             A 17ª NT EXPO MOSTROU AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
                                             QUE PODEM COLOCAR O BRASIL EM IGUALDADE COM
                                             OS MELHORES SISTEMAS DE TRANSPORTE SOBRE
                                             TRILHOS DO MUNDO                            FABIO OMETTO



                                             Considerada um dos maiores eventos do setor metroferroviário latino-america-
                                             no, a NT Expo, Feira Negócios nos Trilhos, realizou sua 17ª edição, em novem-
                                             bro, em São Paulo, com a participação de mais de 230 expositores nacionais e
                                             de outros países. Apostando nos investimentos em transporte sobre vias férreas
                                             previstos para todo o território nacional, como os projetos dos VLTs (Veículos
                                             Leves sobre Trilhos), as empresas exibiram tecnologias inovadoras que abrangem
                                             todas as fases de implantação das linhas, da construção à operação. A seguir, você
                                             conhecerá algumas dessas modernas soluções tecnológicas.

                                             Trilhos com menos ruídos
                                             A Thermit do Brasil, que tem como principal atividade a produção de equipa-
                                             mentos e consumíveis para soldagem, expôs o EBS – Embebed Block System
                                             (sistema de blocos embutidos) –, uma tecnologia voltada à redução do ruído e
                                             da vibração nos trilhos, produzida pela sua parceira holandesa Edilon Sedra. “O
                                             produto é fundamental para diminuir os impactos sonoros em áreas urbanas
                                             por onde trafegam os VLTs, mas também atendem metrôs e até mesmo linhas
                                             férreas que atravessam as cidades”, explicou Amilcar Debone, diretor-gerente
                                             da Thermit.
                                                O EBS é um sistema de fixação de trilhos de longa durabilidade, para vias per-
                                             manentes de trens, VLT‘s, metrôs e trens de alta velocidade. O conceito foi utiliza-
                                             do pela primeira vez em 1969, pela Netherlands Railways (NS), no trecho de teste
                                             em Velim, na República Checa. Segundo a Edilon Sedra, a característica principal
                                             do EBS está na adesão elástica de cada bloco com a laje de concreto de apoio, por
                                             meio da tecnologia patenteada Corkelast, composta de uma massa bicomponente
                                             para embutimento, que resulta em uma estrutura livre de manutenção. Ainda de
                                             acordo com a empresa, o sistema EBS Corkelast tem sua eficiência comprovada
                                             por mais de 30 anos de operação diária e em exigentes condições. Também con-
                                             forme a fabricante, o EBS oferece diversas outras vantagens, entre elas:
                                             ❖  Desenho simples da laje de concreto
                                             ❖  Pode ser combinado com sistemas de fixação comuns
                                             ❖  Embutidos, os blocos sofrem menos desgaste
                                             ❖  Amortecimento equivalente às de vias sobre lastro
                                             ❖  Compatível aos requisitos de atenuação de ruídos estruturais
                                             ❖  Produção econômica e eficiente
                                             ❖ Manutenção mínima
                                             ❖  Baixo custo de ciclo de vida
                                                O sistema de blocos embutidos foi desenvolvido em duas especificações: o  FOTOS DIVULGAÇÃO
                                             EBS HR, para tráfego ferroviário pesado e linhas de alta velocidade, e o EBS


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