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FERROVIÁRIO
Rumo à modernidade
A 17ª NT EXPO MOSTROU AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
QUE PODEM COLOCAR O BRASIL EM IGUALDADE COM
OS MELHORES SISTEMAS DE TRANSPORTE SOBRE
TRILHOS DO MUNDO FABIO OMETTO
Considerada um dos maiores eventos do setor metroferroviário latino-america-
no, a NT Expo, Feira Negócios nos Trilhos, realizou sua 17ª edição, em novem-
bro, em São Paulo, com a participação de mais de 230 expositores nacionais e
de outros países. Apostando nos investimentos em transporte sobre vias férreas
previstos para todo o território nacional, como os projetos dos VLTs (Veículos
Leves sobre Trilhos), as empresas exibiram tecnologias inovadoras que abrangem
todas as fases de implantação das linhas, da construção à operação. A seguir, você
conhecerá algumas dessas modernas soluções tecnológicas.
Trilhos com menos ruídos
A Thermit do Brasil, que tem como principal atividade a produção de equipa-
mentos e consumíveis para soldagem, expôs o EBS – Embebed Block System
(sistema de blocos embutidos) –, uma tecnologia voltada à redução do ruído e
da vibração nos trilhos, produzida pela sua parceira holandesa Edilon Sedra. “O
produto é fundamental para diminuir os impactos sonoros em áreas urbanas
por onde trafegam os VLTs, mas também atendem metrôs e até mesmo linhas
férreas que atravessam as cidades”, explicou Amilcar Debone, diretor-gerente
da Thermit.
O EBS é um sistema de fixação de trilhos de longa durabilidade, para vias per-
manentes de trens, VLT‘s, metrôs e trens de alta velocidade. O conceito foi utiliza-
do pela primeira vez em 1969, pela Netherlands Railways (NS), no trecho de teste
em Velim, na República Checa. Segundo a Edilon Sedra, a característica principal
do EBS está na adesão elástica de cada bloco com a laje de concreto de apoio, por
meio da tecnologia patenteada Corkelast, composta de uma massa bicomponente
para embutimento, que resulta em uma estrutura livre de manutenção. Ainda de
acordo com a empresa, o sistema EBS Corkelast tem sua eficiência comprovada
por mais de 30 anos de operação diária e em exigentes condições. Também con-
forme a fabricante, o EBS oferece diversas outras vantagens, entre elas:
❖ Desenho simples da laje de concreto
❖ Pode ser combinado com sistemas de fixação comuns
❖ Embutidos, os blocos sofrem menos desgaste
❖ Amortecimento equivalente às de vias sobre lastro
❖ Compatível aos requisitos de atenuação de ruídos estruturais
❖ Produção econômica e eficiente
❖ Manutenção mínima
❖ Baixo custo de ciclo de vida
O sistema de blocos embutidos foi desenvolvido em duas especificações: o FOTOS DIVULGAÇÃO
EBS HR, para tráfego ferroviário pesado e linhas de alta velocidade, e o EBS
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