Page 51 - Revista EAA - Edição 63
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LR, para VLTs, bondes e metrôs.
Por ser flexível, o EBS pode ser
implementado em curvas com raios
de até 25 m e com superelevação de
até 150 mm. A partir de uma insufi-
ciência de 40 mm, o bloco assimétrico
é instalado do lado exterior da curva,
a fim de limitar a deflexão lateral da
cabeça do trilho. Dessa forma, o EBS
pode ser aplicado ao longo de toda a
via, incluindo túneis, pontes, estruturas
civis, vias em aterros, gramados ou in-
tegradas à rodovia.
Independentemente da especifi-
cação do sistema, são fornecidas três
versões do produto para instalação:
o EBS, com blocos completamente EBS: blocos embutidos
pré-fabricados e com embutimento, para fixar os trilhos
moldagem e vertimento feitos sob
condições controladas; o Inplace-EBS,
apropriado para instalação em linha
ou renovações, que oferece somente os
blocos EBS (sem as bandejas) e com
embutimento, moldagem e vertimen-
to efetuados in loco; e o EBS PLUS,
composto somente pelos blocos EBS
pré-fabricados. Segundo a Edilon
Sendra, todos os componentes do sis-
tema EBS são inteiramente recicláveis
e seus compostos de embutimento
e vertimento podem ser eliminados
como resíduos domésticos, de acordo
com o Catálogo Europeu de Resíduos.
Sistema EBS reduz ruídos
e vibrações da linha
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