Page 51 - Revista EAA - Edição 63
P. 51

LR, para  VLTs, bondes e metrôs.
             Por ser flexível, o EBS pode ser
           implementado em curvas com raios
           de até 25 m e com superelevação de
           até 150 mm. A partir de uma insufi-
           ciência de 40 mm, o bloco assimétrico
           é instalado do lado exterior da curva,
           a fim de limitar a deflexão lateral da
           cabeça do trilho. Dessa forma, o EBS
           pode ser aplicado ao longo de toda a
           via, incluindo túneis, pontes, estruturas
           civis, vias em aterros, gramados ou in-
           tegradas à rodovia.
             Independentemente da especifi-
           cação do sistema, são fornecidas três
           versões do produto para instalação:
           o EBS, com blocos completamente                                              EBS: blocos embutidos
           pré-fabricados e com embutimento,                                                para fixar os trilhos
           moldagem e vertimento feitos sob
           condições controladas; o Inplace-EBS,
           apropriado para instalação em linha
           ou renovações, que oferece somente os
           blocos EBS (sem as bandejas) e com
           embutimento, moldagem e vertimen-
           to efetuados in loco; e o EBS PLUS,
           composto somente pelos blocos EBS
           pré-fabricados. Segundo a Edilon
           Sendra, todos os componentes do sis-
           tema EBS são inteiramente recicláveis
           e seus compostos de embutimento
           e vertimento podem ser eliminados
           como resíduos domésticos, de acordo
           com o Catálogo Europeu de Resíduos.





















                                                                                        Sistema EBS reduz ruídos
                                                                                            e vibrações da linha


                                                                                                           51
   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56