Page 52 - Revista EAA - Edição 63
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FERROVIÁRIO
Soluções para a redução do consumo
A suíça ABB, sistemista do segmento de energia e automação, apresentou as tec-
nologias e equipamentos para material rodante da linha Bordline®, composta por
motores de tração, conversores de tração e auxiliares. A empresa também expôs a
linha Enviline, voltada a projetos de infraestrutura, que engloba um conjunto de
sistemas que se encarregam de recuperar e armazenar o excedente de energia de
frenagem dos veículos, reduzindo, assim, o consumo total da rede de transporte
ferroviário entre 10% e 30%, de acordo com a divulgação. Na área de segurança,
a ABB trouxe o limitador de tensão HVL, utilizado em sistemas ferroviários de
potência CC. “Estamos preparados para atender o setor com o que há de melhor
disponível em nosso portfólio”, ressaltou, na ocasião, Ricardo Marchezini, gerente
de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da empresa.
Os conversores de tração Bordline CC400 e CC 750 têm como vantagens,
conforme a ABB, o fato de serem compactos, modulares e robustos, com tecno-
logia moderna IGBT e projetados para qualquer tipo de transporte de massa. O
Bordline converte a tensão de 600, 750, 1.500 ou 3.000 Vcc da rede em energia
de propulsão, para acionar e controlar os motores de tração, e em energia auxiliar
para equipamentos a bordo (como CA, CC e bateria). A energia recuperada du-
rante a frenagem alimenta a rede através da mesma cadeia de tração. Seja qual for
ABB: faixa de tensão
a motorização ou a frenagem, o sistema continua fornecendo energia aos equipa-
de 600 a 3.000 Vcc
mentos a bordo e para a bateria do veículo. Já os conversores estáticos Bordline
M oferecem uma saída de tensão sinusoidal CA trifásica e outra de tensão CC,
para carregar a bateria.
A linha Enviline inclui os sistemas de gerenciamento (EMS), aterramento mento de curto prazo e de recupera-
automático (AGS), armazenamento (ESS), recuperação (ERS) e de dissipação ção da energia cinética das frenagens)
de energia (EDS). O sistema ESS acumula e recupera o excedente da energia ou com baterias, para benefícios adi-
de frenagem, e pode ser projetado tanto com supercapacitores (para armazena- cionais. O ERS, por sua vez, recupe-
ra a energia excedente das frenagens,
devolvendo-a à rede CA. Já o EDS
elimina toda a energia que não pode
Bordline: conversores ser aproveitada ou recuperada, rastre-
acionam e controlam ando a receptividade durante a fre-
os motores de tração nagem regenerativa; implantado em
subsestações (não em resistências a
bordo), o EDS reduz o peso e o con-
sumo de energia do trem, bem como
evita o acúmulo de calor causado
pela frenagem em túneis e estações
de metrô.
Voltada à proteção pessoal e de
equipamentos, a tecnologia HVL li-
mita a corrente em sistemas de tração
CC, evitando as tensões de toque e as
sobrecargas de tensão. Além disso, ofe-
rece maior segurança contra o perigo
de potencial elétrico nos trilhos, seja
em condições normais de operação ou
Sistema utiliza tecnologia IGTB sob falta de energia, segundo a ABB.
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