Page 52 - Revista EAA - Edição 63
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FERROVIÁRIO





           Soluções para a redução do consumo
           A suíça ABB, sistemista do segmento de energia e automação, apresentou as tec-
           nologias e equipamentos para material rodante da linha Bordline®, composta por
           motores de tração, conversores de tração e auxiliares. A empresa também expôs a
           linha Enviline, voltada a projetos de infraestrutura, que engloba um conjunto de
           sistemas que se encarregam de recuperar e armazenar o excedente de energia de
           frenagem dos veículos, reduzindo, assim, o consumo total da rede de transporte
           ferroviário entre 10% e 30%, de acordo com a divulgação. Na área de segurança,
           a ABB trouxe o limitador de tensão HVL, utilizado em sistemas ferroviários de
           potência CC. “Estamos preparados para atender o setor com o que há de melhor
           disponível em nosso portfólio”, ressaltou, na ocasião, Ricardo Marchezini, gerente
           de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da empresa.
             Os conversores de tração Bordline CC400 e CC 750 têm como vantagens,
           conforme a ABB, o fato de serem compactos, modulares e robustos, com tecno-
           logia moderna IGBT e projetados para qualquer tipo de transporte de massa. O
           Bordline converte a tensão de 600, 750, 1.500 ou 3.000 Vcc da rede em energia
           de propulsão, para acionar e controlar os motores de tração, e em energia auxiliar
           para equipamentos a bordo (como CA, CC e bateria). A energia recuperada du-
           rante a frenagem alimenta a rede através da mesma cadeia de tração. Seja qual for
                                                                               ABB: faixa de tensão
           a motorização ou a frenagem, o sistema continua fornecendo energia aos equipa-
                                                                               de 600 a 3.000 Vcc
           mentos a bordo e para a bateria do veículo. Já os conversores estáticos Bordline
           M oferecem uma saída de tensão sinusoidal CA trifásica e outra de tensão CC,
           para carregar a bateria.
             A linha Enviline inclui os sistemas de gerenciamento (EMS), aterramento   mento de curto prazo e de recupera-
           automático (AGS), armazenamento (ESS), recuperação (ERS) e de dissipação   ção da energia cinética das frenagens)
           de energia (EDS). O sistema ESS acumula e recupera o excedente da energia   ou com baterias, para benefícios adi-
           de frenagem, e pode ser projetado tanto com supercapacitores (para armazena-  cionais. O ERS, por sua vez, recupe-
                                                                               ra a energia excedente das frenagens,
                                                                               devolvendo-a à rede CA. Já  o  EDS
                                                                               elimina toda a energia que não pode
                                                        Bordline: conversores   ser aproveitada ou recuperada, rastre-
                                                        acionam e controlam    ando a receptividade durante a fre-
                                                        os motores de tração   nagem regenerativa; implantado em
                                                                               subsestações (não em resistências a
                                                                               bordo), o EDS reduz o peso e o con-
                                                                               sumo de energia do trem, bem como
                                                                               evita o acúmulo de calor causado
                                                                               pela frenagem em túneis e estações
                                                                               de metrô.
                                                                                  Voltada à proteção pessoal e de
                                                                               equipamentos, a tecnologia HVL li-
                                                                               mita a corrente em sistemas de tração
                                                                               CC, evitando as tensões de toque e as
                                                                               sobrecargas de tensão. Além disso, ofe-
                                                                               rece maior segurança contra o perigo
                                                                               de potencial elétrico nos trilhos, seja
                                                                               em condições normais de operação ou
           Sistema utiliza tecnologia IGTB                                     sob falta de energia, segundo a ABB.


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