Page 53 - Revista EAA - Edição 63
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Respostas em tempo real
A Motorola Solutions trouxe até
o estande uma cabine de trem para
apresentar suas soluções de tecno-
logia e comunicação, que permitem
interações em todos os níveis, in-
cluindo integração com Centros de
Controle Operacional, controle de
frota inteligente, localização de veí-
culos e pessoas, e gerenciamento dos
elementos de telemetria dos sistemas
de transporte públicos.
Atualmente, de acordo com a gi-
gante americana de telecomunicações,
a maior dificuldade do setor metro-
ferroviário está no atendimento das
emergências em tempo real. De olho
nesta oportunidade, a empresa exibiu o
RIC – Real Time Intelligence Conso-
le (Console de Inteligência em Tempo
Real) –, um software que, segundo a
Motorola, entrega uma visão opera-
cional unificada, ao transformar dados
analíticos e de múltiplas fontes – tais Motorola RIC: visão
como voz por rádios, vídeos, imagens, total unificada na tela
sensores, alarmes e consoles de des-
pacho – em informação inteligente. cidade de receber as informações de quaisquer dispositivos que utilizem tecnolo-
Dessa forma, o RIC provê uma visão gia de transferência de informação no formato XML.
agregada e o uso configurado do con- Lançado em 2013, nos Estados Unidos, o RIC tinha a finalidade de aten-
sole, o qual integra múltiplos sistemas der, inicialmente, o mercado de segurança pública. Entretanto, devido à eficiência
de segurança pública. apresentada na identificação e distribuição de informações no tempo exato, sua
O sistema RIC faz parte da tec- aplicação foi estendida para outras atividades. “Basicamente, a principal vanta-
nologia RTCC – Real-Time Crime gem na aplicação metroferroviária do RIC é o fato de ele ser uma ferramenta de
Center (Centro de Crimes em Tempo integração e geolocalização de eventos, com diferentes fontes de vídeo e em tem-
Real) –, da Motorola Solutions, e é uti- po real, implantando um conceito de `Consciência Situacional´”, justificou Wag-
lizado como base para a integração de ner Andrade, diretor de novos negócios da Motorola Solutions. “Dessa forma, o
vídeo e de outras soluções a um siste- RIC aumenta a segurança dos usuários, a eficácia do sistema e dos colaboradores
ma existente. Através desse comparti- da operadora metroferroviária.”
lhamento no tempo exato, as agências Compatível com veículos movimentados com ou sem condutor (driverless), o
podem encurtar as respostas, atuando RIC não interfere no sistema de operação do trem, mas, como observou Andra-
de forma proativa e consciente. Para de, “a solução de uma ocorrência pode se alimentar das informações fornecidas
tanto, o RIC também proporciona por ele, proporcionando o aumento da consciência situacional do CCO e/ou do
uma plataforma que monitora eventos operador”. De acordo com a Motorola, já foram implementados mais de 100
que chegam de diversos sensores por sistemas, incluindo os metrôs de Londres, Madri, São Petersburgo, Copenhague,
meio de um mapa, permitindo a visua- Beijing, Xangai, Cingapura e Seul.
lização da localização dos dispositivos De volta à 17ª NT Expo, durante os três dias de atividades, a exposição re-
e os eventos que integram a solução, cebeu cerca de 9 mil profissionais qualificados. A próxima edição do evento será
em tempo real. O sistema tem a capa- realizada entre os dias 3 e 5 de novembro deste ano, também em São Paulo. ■
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