Page 53 - Revista EAA - Edição 63
P. 53

Respostas em tempo real
           A Motorola Solutions trouxe até
           o estande uma cabine de trem para
           apresentar suas soluções de tecno-
           logia e comunicação, que permitem
           interações em todos os níveis, in-
           cluindo integração com Centros de
           Controle Operacional, controle de
           frota inteligente, localização de veí-
           culos e pessoas, e gerenciamento dos
           elementos de telemetria dos sistemas
           de transporte públicos.
             Atualmente, de acordo com a gi-
           gante americana de telecomunicações,
           a maior dificuldade do setor metro-
           ferroviário está no atendimento das
           emergências em tempo real. De olho
           nesta oportunidade, a empresa exibiu o
           RIC – Real Time Intelligence Conso-
           le (Console de Inteligência em Tempo
           Real) –, um software que, segundo a
           Motorola, entrega uma visão opera-
           cional unificada, ao transformar dados
           analíticos e de múltiplas fontes – tais   Motorola RIC: visão
           como voz por rádios, vídeos, imagens,   total unificada na tela
           sensores, alarmes e consoles de des-
           pacho – em informação inteligente.   cidade de receber as informações de quaisquer dispositivos que utilizem tecnolo-
           Dessa forma, o RIC provê uma visão   gia de transferência de informação no formato XML.
           agregada e o uso configurado do con-  Lançado em 2013, nos Estados Unidos, o RIC tinha a finalidade de aten-
           sole, o qual integra múltiplos sistemas   der, inicialmente, o mercado de segurança pública. Entretanto, devido à eficiência
           de segurança pública.             apresentada na identificação e distribuição de informações no tempo exato, sua
             O sistema RIC faz parte da tec-  aplicação foi estendida para outras atividades. “Basicamente, a principal vanta-
           nologia RTCC – Real-Time Crime    gem na aplicação metroferroviária do RIC é o fato de ele ser uma ferramenta de
           Center (Centro de Crimes em Tempo   integração e geolocalização de eventos, com diferentes fontes de vídeo e em tem-
           Real) –, da Motorola Solutions, e é uti-  po real, implantando um conceito de `Consciência Situacional´”, justificou Wag-
           lizado como base para a integração de   ner Andrade, diretor de novos negócios da Motorola Solutions. “Dessa forma, o
           vídeo e de outras soluções a um siste-  RIC aumenta a segurança dos usuários, a eficácia do sistema e dos colaboradores
           ma existente. Através desse comparti-  da operadora metroferroviária.”
           lhamento no tempo exato, as agências   Compatível com veículos movimentados com ou sem condutor (driverless), o
           podem encurtar as respostas, atuando   RIC não interfere no sistema de operação do trem, mas, como observou Andra-
           de forma proativa e consciente. Para   de, “a solução de uma ocorrência pode se alimentar das informações fornecidas
           tanto, o RIC também proporciona   por ele, proporcionando o aumento da consciência situacional do CCO e/ou do
           uma plataforma que monitora eventos   operador”. De acordo com a Motorola, já foram implementados mais de 100
           que chegam de diversos sensores por   sistemas, incluindo os metrôs de Londres, Madri, São Petersburgo, Copenhague,
           meio de um mapa, permitindo a visua-  Beijing, Xangai, Cingapura e Seul.
           lização da localização dos dispositivos   De volta à 17ª NT Expo, durante os três dias de atividades, a exposição re-
           e os eventos que integram a solução,   cebeu cerca de 9 mil profissionais qualificados. A próxima edição do evento será
           em tempo real. O sistema tem a capa-  realizada entre os dias 3 e 5 de novembro deste ano, também em São Paulo.    ■


                                                                                                           53
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58