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Em maio de 2015, a primeira in-      A lavagem eficiente dos
           vestida do ciclo Atkinson inclui um   gases queimados é crítica
           4-cilindros de 1,3 litro, dois 4-cilin-  para aumentar o torque
           dros de 2 litros (um de aspiração at-      nos novos motores
           mosférica e outro turbo), e o 5-litros   ESTEC de ciclo Atkinson
           V-8 para o novo cupê de alto desem-      usados em aplicações
           penho Lexus RC-F. Outros chega-            não híbridas. Veja o
           rão até 2017. Alguns dos motores,      coletor de escapamento
           em especial o turbo 2-litros e o V-8,     4-2-1 do motor de 4
           funcionam em ciclo Atkinson com       cilindros 1,3-litro 2015 do
           baixa carga visando menor consumo           Yaris/Vitz europeu
           de combustível e alternam para ciclo
           Otto em altas rotação e carga. A fa-
           bricante tem por objetivo redução do
           consumo de combustível em até 15%,
           segundo os engenheiros de trem de
           força da Toyota.
             Os motores de ciclo Atkinson da
           Toyota, que se tornaram famosos no  A Toyota desenvolveu
           híbrido Prius, se valem de fechamen-  sistemas de combustão de alta
           to retardado da válvula de admissão  turbulência nos seus novos
           no curso de compressão para chegar a  motores ESTEC para reduzir a
           uma razão de expansão maior. Sua taxa  detonação. Eles são integrados
           de compressão típica é 13:1 ou mais,  ao desenho do coletor de
           para uma eficiência térmica excelente.  admissão, ao arrefecedor da
           Mas o lado negativo de sua elevada  EGR e à sua válvula
           taxa de compressão é a redução do tor-
           que, o qual nos híbridos é compensado   clo Atkinson sem resultar em problemas de partida a frio causados por variações
           pelo motor elétrico, observou  Tetsu   da temperatura e da pressão do óleo.
           Yamada, um dos autores do trabalho   Dutos de alta turbulência aceleram a combustão, reduzem a detonação e são
           técnico da SAE. O déficit de torque   parte de um sistema integrado que reúne o coletor de admissão e o arrefece-
           para os não híbridos está sendo solu-  dor e válvula da EGR. Os engenheiros da Toyota viram que durante a operação
           cionado de várias maneiras, incluindo   em baixa carga a EGR arrefecida, ao mesmo tempo em que fazia diminuir as
           recirculação dos gases de escapamen-  perdas por bombeamento, causava variação de torque inaceitável. A solução que
           to (EGR) arrefecida a líquido e novos   encontraram foi alternar para EGR interna por meio do adiantamento da fase
           sistemas de trem de válvulas infinita-  do comando de escapamento. Com o aumento da carga, a fase de escapamento é
           mente variáveis.                  atrasada e a entrada da EGR, avançada.
             Os engenheiros da  Toyota cria-    Para ajudar a recuperar o torque perdido em decorrência da taxa de compres-
           ram uma sigla para a nova tecnologia   são elevada (13,5:1), há um coletor de escapamento 4-em-2-em-1 desenhado es-
           – ESTEC (economia com combustão   pecificamente para ajudar na lavagem dos gases queimados dos cilindros. O mes-
           de eficiência térmica superior, em in-  mo tipo de coletor é empregado nos motores Atkinson 2-litros. Combinado com
           glês). O 1,3-L de quatro cilindros ES-  tempos de injeção revisados e câmaras d’água mais eficientes (com espaçadores
           TEC (código 1NR-FKE) do  Yaris/   em torno dos cilindros para ajudar a moderar a temperatura), o coletor ajuda a
           Vitz traz o mais recente VVT-iE – iE   recuperar cerca de 9 N•m (0,9 kgf•m) de torque. O pico de torque do novo motor,
           de controle “elétrico inteligente” – que   de 105 N•m (10,7 kgf•m), na verdade é 1,35 N•m (0,13 kgf•m) maior do que no
           proporciona controle da fase do co-  motor não Atkinson de 11,5:1 de taxa de compressão, de acordo com a Toyota.
           mando de admissão mais rápido e pre-  A equipe de desenvolvimento também se concentrou em reduzir o atrito in-
           ciso. Isso é vital para a operação do ci-  terno por meio de saias de pistão e tensionador da corrente de distribuição im-


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