Page 54 - Revista EAA - Edição 63
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TECNOLOGIA
O cupê de alto desempenho
Lexus RF-C 2015, com motor
V-8 que alterna entre ciclos
Otto e Atkinson dependo da
carga, seria algo fantasioso
alguns anos atrás
Motores de 2015 em ritmo
de maremoto tecnológico
ENGENHEIROS DE TREM DE FORÇA ESTÃO SE EMPENHANDO e B. E em uma comparação com os
COMO NUNCA PARA ENCONTRAR NOVAS MANEIRAS híbridos plenos tipo paralelo, os mais
DE TORNAR OS MOTORES LEVES MAIS ECONÔMICOS recentes motores a gasolina e câmbios
SEM COMPROMETER O DESEMPENHO vêm mostrando seu valor.
Em meio a esse renascimento
do motor a gasolina, a Automotive
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA DE “2015 ENGINES RIDE A TECHNOLOGICAL TIDE WAVE”, Engineering destaca alguns dos mais
MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA AUTOMOTIVE ENGINEERING INTERNATIONAL ONLINE, VOL. 1, N° 8,
significativos motores de carros leves e
4 DE NOVEMBRO DE 2014, TEXTO DE LINDSAY BROOKE E TRADUÇÃO DE BOB SHARP.
a tecnologia respectiva que estão che-
gando ao mercado em 2015.
À medida que 2015 vai chegando, o uso de motores de ciclo Atkinson em car-
ros não híbridos, taxas de compressão típicas de motores Diesel aplicadas em Atkinson e Otto se encontram
motores a gasolina com sofisticadas EGR arrefecidas, árvores de comando de Para quem perdeu o paper SAE 2014-
válvulas de baixo atrito por meio de rolamentos e sistemas de superalimentação 01-1192, publicado pela Toyota em
com acionamento elétrico mostram como a indústria está se dedicando firme- abril último, continha um pequeno
mente a achar soluções para enfrentar os novos desafios legais. Enquanto isso, manifesto. O maior fabricante de au-
ainda há lugar para o fantástico V-8 de comando no cabeçote, de 717 cv, dos tomóveis do mundo (N.d.T.: posição
Chrysler mais potentes. perdida para Grupo VW no final de
Na Europa, a tendência dos motores dos carros leves é sair da panaceia 2014) quer aumentar a eficiência tér-
dos motores Diesel que lideram o mercado desde os anos 1990. Os níveis de mica ao freio (BTE, a sigla em inglês)
emissões Euro 6 estão, finalmente, se aproximando daqueles dos Estados Uni- de seus motores a gasolina para além
dos, tornando os motores de ignição por compressão e seu elaborado sistema de 40%, contra os motores atuais de
de pós-tratamento cada vez mais caros. Os motores de ignição por centelha BTE 30 a 35%. A mais notável en-
estão com estonteantes e elevadas taxas de compressão, bem acima de 12:1, tre as tecnologias empregadas para
motores turbo de baixa cilindrada são cada vez mais elogiados pela imprensa atingir esse objetivo é o primeiro uso FOTOS SAE INTERNATIONAL
automobilística e a diferença de consumo ente gasolina e diesel está diminuin- pela Toyota do ciclo de combustão
do, com as últimas análises indicando cerca de 10% nos carros das classes A Atkinson em carros não híbridos.
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