Page 51 - Revista EAA - Edição 64
P. 51
atualmente para modernização desses Cabine do
helicópteros do Comando de Aviação Pantera
do Exército Brasileiro (CAvEx), adqui- modernizado
ridos em 1987, capacitará as aeronaves agrega
a operar por pelo menos mais 25 anos tecnologias
com a substituição de itens antigos por mais atuais
sistemas mais atuais como novos glass
cockpits, piloto automático de dois eixos;
novos sistemas de navegação e comuni-
cação, além de outros itens, permitindo
um melhor desempenho. O trabalho
também agregou novos conhecimentos
e ferramentas à Helibras, além da pos-
sibilidade de desenvolver parcerias com
outras indústrias nacionais para a cria- Os demais modelos, no caso o EC130; EC135 e EC145, chegam prontos.
ção dos mais modernos sistemas para Para esses, a Helibras proporciona muita personalização, pois todas as aeronaves
essas aeronaves. comercializadas são customizadas por ela. Esses projetos também são submetidos
Já no caso do Pantera, a versão K2, à autoridade civil e devem atender às normas de segurança.
que incorpora todas as evoluções, faz A capacidade atual de produção anual é de 30 helicópteros leves e 15
dele o primeiro helicóptero totalmen- EC 725/225. Essa cadência visa atender, prioritariamente, ao mercado nacional,
te certificado no Brasil pelo Instituto mas podem também exportar. O uso de materiais compostos para algumas pe-
de Fomento e Coordenação Industrial ças e suportes tem proporcionado benefícios devido ao peso menor. A estrutu-
(IFI) do Departamento de Ciência e ra intermediária de EC725 é em material composto (kevlar e carbono). É uma
Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e questão que envolve muito estudo em função de volumes, materiais e certificação.
representa um marco para a Helibras, A empresa também tem acompanhado as pesquisas sobre biocombustíveis,
pois a versão foi desenvolvida integral- embora com o critério drop in ela não tenha envolvimento direto, e sim o fabri-
mente no país. A primeira aeronave foi cante dos motores. Como fabricante do helicóptero, não trabalha o desenvolvi-
equipada com novas cablagens, novo mento do biocombustível, mas na certificação para seu uso.
capô do motor, novo motor Arriel
2C2CG, com 40% a mais potência Helicóptero brasileiro
que o anterior, além de um novo painel Sempre há a possibilidade de oferecer algo novo no mercado, seja para ocupar um
glass cockpit com piloto automático de espaço ainda aberto ou substituir um produto que esteja encerrando seu ciclo de
quatro eixos, permitindo mais autono- vida. A necessidade de inovação está presente. Uma empresa de tecnologia tem
mia, maior velocidade e menor carga de inovar, pensar adiante e oferecer possibilidades de ter um produto diferencia-
de trabalho aos pilotos. do. Com essa estrutura de engenharia e industrial, o grupo Airbus Helicopters
O helicóptero também conta com enxerga o potencial da empresa de fazer um produto que atenda a um determi-
novos radares meteorológicos e altí- nado nicho de mercado, integrando seu portfólio e visando o mercado mundial,
metros, modernos rádios de navega- já que um novo programa de helicópteros precisa de escala. O novo Centro de
ção e de comunicação, além de um Engenharia da Helibras, gerado pelo programa EC725 e por modernizações de
novo rotor de cauda, aumentando aeronaves, já mostra condições de assumir um projeto desse tipo. O ciclo de pro-
significativamente o desempenho e dução e manutenção já está dominado e a companhia já está se capacitando para
a segurança. Em comparação com o dar sustentabilidade a esse processo, tanto do ponto de vista de ferramental quan-
modelo anterior, já foi comprovado to de dispor de profissionais para este futuro próximo. Não é apenas uma vontade,
um aumento de 400 kg na capacidade mas uma ideia alinhada com novas oportunidades, daí o desenvolvimento de um
de carga paga na operação restrita (de helicóptero nacional. Ainda não estão definidos o perfil e porte da nova aeronave,
3.900 kg para 4.300 kg), maior velo- mas deverá ser versátil e capaz de atender aos diversos mercados com igual efici-
cidade (260 km/h contra 220 km/h) e ência, o que sempre foi a principal característica da empresa, desde que iniciou as
alcance (660 km contra 550 km). suas atividades no Brasil. ■
51