Page 52 - Revista EAA - Edição 64
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FERROVIÁRIO





           Mobilidade wireless





           PARA PRESERVAR AS BELAS PAISAGENS DA                                cidade, o Aeroporto Santos-Dumont
           CIDADE MARAVILHOSA, VLT CARIOCA SERÁ UM                             e o terminal marítimo de passageiros.
           DOS PRIMEIROS DO MUNDO A TER O SISTEMA APS                          A demanda média estimada é de 250
                                                                               mil passageiros por dia útil, e quando
           DE ALIMENTAÇÃO PELO SOLO           FABIO OMETTO
                                                                               todas as linhas estiverem em opera-
                                                                               ção, a capacidade do sistema chegará
           Incorporado às obras de infraestrutura planejadas para os Jogos Olímpicos de   a 300 mil passageiros por dia.
           2016, o projeto de reestruturação e mobilidade chamado Operação Urbana   De acordo com as fontes ofi-
           Porto Maravilha pretende reurbanizar uma área com perímetro de ação de 5   ciais, a previsão é de que as seis li-
           milhões de m², na região portuária do Rio de Janeiro. Além de oferecer um   nhas entrem em operação em 2016.
           espaço público de qualidade com novos serviços para fomentar a circulação   A implantação do  VLT Carioca
           de pessoas, a economia e o turismo, o empreendimento incluiu a construção   tem custo avaliado em R$ 1,157
           do VLT Carioca, que será integrado a um complexo sistema de transporte   bilhão, sendo R$ 532 milhões vin-
           metropolitano formado por barcas, teleférico, trens, metrô, ônibus e BRTs.   dos de recursos federais e o restante
             Privilegiando a estética de reurbanização do projeto Porto Maravilha, o   (R$ 625 mi) viabilizado por meio
           VLT Carioca será equipado com um supercapacitor (fonte de energia a bor-  de uma Parceria Público-Privada
           do), combinado ao primeiro sistema de alimentação por solo APS (Aesthetic   (PPP), firmada com o Consórcio
           Power Supply, ou suprimento de energia estético) do Brasil, que elimina a   VLT Carioca, vencedor da licitação,
           necessidade – e a interferência visual – de redes de cabos suspensos.   composto pelas empresas nacionais
             No total, o VLT Carioca será formado por 28 quilômetros de vias, apro-  CCR, Odebrecht Transport, Inve-
           ximadamente, divididas entre seis linhas e 42 pontos de embarque (38 pa-  par e Riopar, pela francesa RATP
           radas e quatro estações). Segundo a prefeitura do Rio, o modal funcionará   e ainda a argentina BRT – Benito
           24 horas, sete dias por semana, e permitirá a integração entre o Centro da   Roggio Transporte.



                                                                             VLT Carioca vai interligar o Centro do
                                                                                Rio ao aeroporto Santos Dumont





















                                                                                                                FOTOS DIVULGAÇÃO







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