Page 29 - Revista EAA - Edição 66
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condições técnicas de efetuar ensaios,
validar modelos matemáticos e simu-
lações virtuais, além de fabricar e tes-
tar protótipos tridimensionais.
O laboratório da Poli-USP/Scania
é o primeiro construído na área exter-
na do Parque Tecnológico de Sorocaba
(instalado no Distrito Industrial da ci- FOTOS EMERSON FERRAZ
dade, a 100 quilômetros de São Paulo)
– atendendo aos requisitos de amplo
espaço para a fabricação de equipa-
mentos e realização de ensaios. Ao
todo, também de acordo com as infor-
mações oficiais, foram investidos R$ 6
milhões no projeto, que resulta o maior
aporte da fabricante em iniciativas de
pesquisa e desenvolvimento no Brasil.
Desenvolvimento profissional
O Centro de Engenharia Automo-
tiva da Poli-USP trabalha pela capa-
citação de estudantes, professores e
engenheiros de empresas do setor au-
tomobilístico, além da aplicação e do
desenvolvimento de novas tecnologias
e processos na área da engenharia da
mobilidade. Segundo as informações
divulgadas, a instituição é a única da
América do Sul a oferecer o ciclo
completo de ensino superior com ên-
fase em engenharia automobilística,
incluindo graduação, especialização, mento para a empresa, já que os seus Instalado no Centro Tecnológico
mestrado, doutorado e pós-doutorado. engenheiros estão envolvidos desde o de Sorocaba (SP), o laboratório
Por meio do convênio com a Scania, início do mestrado.” dispõe de equipamentos criados
12 engenheiros da empresa ingressa- O engenheiro de produto e de- exclusivamente para este projeto
ram no Mestrado Profissional em En- senvolvimento de motores da Scania,
genharia Automotiva, ministrado pela Marcel Silva, faz parte da primeira
Poli-USP. A empresa libera o funcio- turma do mestrado. Há um ano e meio
nário em 50% do seu tempo de traba- estudando os fenômenos do fluxo de ar no cabeçote do motor, Marcel valoriza a
lho para realizar os estudos. troca de informações e métodos do mundo acadêmico para a iniciativa privada:
“O modelo de pesquisa dessa par- “Está sendo muito importante trazer um pouco do ambiente acadêmico para a
ceria é único entre os projetos em de- empresa. Percebemos uma distância entre esses dois mundos. Ter contato com
senvolvimento na universidade”, res- teorias e o conhecimento dos professores durante o mestrado ajuda muito a ca-
salta o Prof. Dr. Massarani. “A Scania minhar para encontrar soluções para os problemas propostos”.
trouxe o problema, e desenvolvemos Para Svedlund, os acordos de cooperação entre universidades e empresas são
um grupo de mestrado para buscar importantes, pois incentivam o aprimoramento dos engenheiros, geram conheci-
soluções. Estamos aprendendo muito, mento científico e promovem descobertas que podem trazer impactos positivos
e temos como transferir esse conheci- para o meio ambiente. n
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