Page 29 - Revista EAA - Edição 66
P. 29

condições técnicas de efetuar ensaios,
           validar modelos matemáticos e simu-
           lações virtuais, além de fabricar e tes-
           tar protótipos tridimensionais.
             O laboratório da Poli-USP/Scania
           é o primeiro construído na área exter-
           na do Parque Tecnológico de Sorocaba
           (instalado no Distrito Industrial da ci-                                                             FOTOS EMERSON FERRAZ
           dade, a 100 quilômetros de São Paulo)
           – atendendo aos requisitos de amplo
           espaço para a fabricação de equipa-
           mentos e realização de ensaios. Ao
           todo, também de acordo com as infor-
           mações oficiais, foram investidos R$ 6
           milhões no projeto, que resulta o maior
           aporte da fabricante em iniciativas de
           pesquisa e desenvolvimento no Brasil.

           Desenvolvimento profissional
           O Centro de Engenharia Automo-
           tiva da Poli-USP trabalha pela capa-
           citação  de  estudantes,  professores  e
           engenheiros de empresas do setor au-
           tomobilístico, além da aplicação e do
           desenvolvimento de novas tecnologias
           e processos na área da engenharia da
           mobilidade. Segundo as informações
           divulgadas, a instituição é a única da
           América do Sul a oferecer o ciclo
           completo de ensino superior com ên-
           fase em engenharia automobilística,
           incluindo graduação, especialização,   mento para a empresa, já que os seus  Instalado no Centro Tecnológico
           mestrado, doutorado e pós-doutorado.   engenheiros estão envolvidos desde o  de Sorocaba (SP), o laboratório
           Por meio do convênio com a Scania,   início do mestrado.”           dispõe de equipamentos criados
           12 engenheiros da empresa ingressa-  O engenheiro de produto e de-  exclusivamente para este projeto
           ram no Mestrado Profissional em En-  senvolvimento de motores da Scania,
           genharia Automotiva, ministrado pela   Marcel Silva, faz parte da primeira
           Poli-USP. A empresa libera o funcio-  turma do mestrado. Há um ano e meio
           nário em 50% do seu tempo de traba-  estudando os fenômenos do fluxo de ar no cabeçote do motor, Marcel valoriza a
           lho para realizar os estudos.     troca de informações e métodos do mundo acadêmico para a iniciativa privada:
              “O modelo de pesquisa dessa par-  “Está sendo muito importante trazer um pouco do ambiente acadêmico para a
           ceria é único entre os projetos em de-  empresa. Percebemos uma distância entre esses dois mundos. Ter contato com
           senvolvimento na universidade”, res-  teorias e o conhecimento dos professores durante o mestrado ajuda muito a ca-
           salta o Prof. Dr. Massarani. “A Scania   minhar para encontrar soluções para os problemas propostos”.
           trouxe o problema, e desenvolvemos   Para Svedlund, os acordos de cooperação entre universidades e empresas são
           um grupo de mestrado para buscar   importantes, pois incentivam o aprimoramento dos engenheiros, geram conheci-
           soluções. Estamos aprendendo muito,   mento científico e promovem descobertas que podem trazer impactos positivos
           e temos como transferir esse conheci-  para o meio ambiente.                                      n

                                                                                                           29
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34