Page 30 - Revista EAA - Edição 66
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CÉLULA DE COMBUSTÍVEL CAPA
Muito mais eficientes
ÔNIBUS MOVIDOS A CÉLULA DE COMBUSTÍVEL Construção
ENTRAM EM OPERAÇÃO NO CORREDOR ABD; TRATA-SE Para colocar em operação esses três ôni-
DE UMA SEGUNDA GERAÇÃO DE VEÍCULOS QUE ESTÁ bus elétricos com energia elétrica gera-
da a bordo a partir do hidrogênio e do
SENDO AVALIADA PELA EMTU JOSIAS SILVEIRA
ar atmosférico – pesando cada um 14
toneladas, descarregado –, a construção,
Os três novos ônibus de célula a combustível que entram em operação no corre- integração dos sistemas e ajustes foram
dor ABD, entre Diadema e o bairro do Morumbi (em São Paulo), trazem pintu- confiados ao Grupo Tutto, de Caxias
ras de motivos ambientais e até nomes sugestivos de pássaros: Ararajuba (pássaro do Sul (RS), coordenado por Sidney
em extinção no Norte/Nordeste), Tuiuiú (da região central) e Sabiá Laranjeira Gonçalves de Oliveira Sobrinho, enge-
(do Sul/Sudeste). nheiro elétrico e diretor de engenharia
Além de se destacarem visualmente no monótono cenário de ônibus urbanos, da empresa Tuttotrasporti. Sidney for-
existe outra razão. De acordo com Ivan Carlos Regina – da Empresa Metro- neceu os detalhes construtivos desses
politana de Transportes Urbanos (EMTU), de São Paulo –, mesmo nos ônibus ônibus ambientalmente corretos.
elétricos a baterias e no velho protótipo a hidrogênio que também operou nesta Boa parte dos componentes vem
linha, “os passageiros simplesmente não percebiam que estavam em um veículo de fornecedores habituais, para conter
’amigo’ do meio ambiente”. Daí a pintura mais chamativa, para avisar que aqueles os custos de produção e aumentar bas-
ônibus são diferentes do transporte propulsionados pelo tradicional motor Diesel. tante o índice de nacionalização, caso
De outra maneira, os passageiros não perceberiam que estavam sendo transpor- do chassi e carroceria. Dessa forma,
tados por um ônibus cujo escapamento lança apenas vapor d’água para o meio também aumentou a tecnologia brasi-
ambiente, sem poluí-lo. leira nesses ônibus de “emissões zero”.
FOTOS DIVULGAÇÃO
A pintura mais chamativa é uma forma de destacar que
eles são diferentes dos tradicionais ônibus a diesel
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