Page 30 - Revista EAA - Edição 66
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CÉLULA DE COMBUSTÍVEL                        CAPA




           Muito mais eficientes






           ÔNIBUS MOVIDOS A CÉLULA DE COMBUSTÍVEL                              Construção
           ENTRAM EM OPERAÇÃO NO CORREDOR ABD; TRATA-SE                        Para colocar em operação esses três ôni-
           DE UMA SEGUNDA GERAÇÃO DE VEÍCULOS QUE ESTÁ                         bus elétricos com energia elétrica gera-
                                                                               da a bordo a partir do hidrogênio e do
           SENDO AVALIADA PELA EMTU                               JOSIAS SILVEIRA
                                                                               ar atmosférico – pesando cada um 14
                                                                               toneladas, descarregado –, a construção,
           Os três novos ônibus de célula a combustível que entram em operação no corre-  integração dos sistemas e ajustes foram
           dor ABD, entre Diadema e o bairro do Morumbi (em São Paulo), trazem pintu-  confiados ao Grupo Tutto, de Caxias
           ras de motivos ambientais e até nomes sugestivos de pássaros: Ararajuba (pássaro   do Sul (RS), coordenado por Sidney
           em extinção no Norte/Nordeste), Tuiuiú (da região central) e Sabiá Laranjeira   Gonçalves de Oliveira Sobrinho, enge-
           (do Sul/Sudeste).                                                   nheiro elétrico e diretor de engenharia
             Além de se destacarem visualmente no monótono cenário de ônibus urbanos,   da empresa Tuttotrasporti. Sidney for-
           existe outra razão. De acordo com Ivan Carlos Regina – da Empresa Metro-  neceu os detalhes construtivos desses
           politana de Transportes Urbanos (EMTU), de São Paulo –, mesmo nos ônibus   ônibus ambientalmente corretos.
           elétricos a baterias e no velho protótipo a hidrogênio que também operou nesta   Boa parte dos componentes vem
           linha, “os passageiros simplesmente não percebiam que estavam em um veículo   de fornecedores habituais, para conter
           ’amigo’ do meio ambiente”. Daí a pintura mais chamativa, para avisar que aqueles   os custos de produção e aumentar bas-
           ônibus são diferentes do transporte propulsionados pelo tradicional motor Diesel.   tante o índice de nacionalização, caso
           De outra maneira, os passageiros não perceberiam que estavam sendo transpor-  do chassi e carroceria. Dessa forma,
           tados por um ônibus cujo escapamento lança apenas vapor d’água para o meio   também aumentou a tecnologia brasi-
           ambiente, sem poluí-lo.                                             leira nesses ônibus de “emissões zero”.



























                                                                                                                FOTOS DIVULGAÇÃO




                                                            A pintura mais chamativa é uma forma de destacar que
                                                                 eles são diferentes dos tradicionais ônibus a diesel


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