Page 48 - Revista EAA - Edição 67
P. 48

LOGÍSTICA

           Na era da conveniência





           Processo de logística está cada vez mais complexo                   responde pela entrega de mais 60 mil itens
           e exige investimentos em tecnologia. Verticalização,                vendidos pela internet, lojas físicas ou tele-
                                                                               fone: “A gente lida com uma quantidade
           automação e comunicação são chaves importantes                      absurda de pedidos e uma variação enorme
                                                                               de produtos. É um desafio administrar de
                                                                               maneira competitiva e assertiva tudo isso”.
              indústria 4.0 exige uma logística igual-  Footprint e cultura de melhoria contínua.  Rodrigues contou que o varejo de uti-
           A mente capacitada, com estrutura para   No que diz respeito às tecnologias,   lidades domésticas no Brasil, que nas dé-
           lidar com alto grau de complexidade na es-  Klose citou o Inbin e o Box inteligente, mas   cadas de 70 e 80 era formado por peque-
           trutura de dados e produtos e, sobretudo,   ressaltou, ao mostrar os paletes inteligen-  nas lojas de bairro e grandes magazines,
           com comércio eletrônico. Para o Doutor   tes – paletes comuns de madeira com ras-  passou para as duas décadas seguintes
           Hans-Jürgen Klose, sócio da Staufen.Tákti-  treadores incorporados –, que nem sem-  aprendendo a lidar com a internet. Agora,
           ca, a logística nunca vai ser como era. As   pre é preciso muito dinheiro para evoluir.   ele caminha para o varejo omni-canal, cen-
           empresas hoje estão cada vez mais globais   Para aproveitar melhor o espaço, a verti-  trado no cliente. “A Omni-Canalidade deve
           e isso deve se intensificar: “A complexida-  calização dos estoques foi a solução apre-  oferecer uma eficiente e igualitária experi-
           de de estrutura e de dados a cada década   sentada por Rafael Silva, diretor comercial   ência ao consumidor, independente do ca-
           será elevada pelo fator 1000”.    da SS-Schaefer, no evento. Produtos como   nal de relacionamento escolhido [internet,
             Para Klose, que participou do Painel so-  as prateleiras de bases móveis, que desli-  telefone ou loja]”.
           bre o assunto, mediado por Edson Carillo,   zam em trilhos e abrem apenas o corredor   No entanto, explicou o executivo, para
           da Connexxion Brasil, a logística inteligen-  que  dá  acesso  à  mercadoria  que  precisa   que a experiência de omni-canal seja com-
           te deve estar baseada em três conceitos   ser separada, permitem o máximo apro-  pleta é preciso que a empresa incorpore
           básicos – lean, hightech e modular. Além   veitamento  do  espaço.  Outra  tecnologia   um pensamento em rede, além de uma
           de considerar os princípios que susten-  apresentada, o Logimat, permite guardar   malha eficiente de atuação: “Tudo isso
           tam qualquer empresa inteligente, como   de maneira organizada e segura produtos   permitirá atender ao cliente por mais de
           flexibilidade de estrutura de processos,   de alto valor agregado.  um ponto e oferecer a ele opções de aten-
           eficiência em custo, confiabilidade, níveis   Quem conhece de perto essas tecno-  dimento logístico que facilitam o planeja-
           de qualidade, plataformas de produtos e   logias e, sobretudo, as cobranças por trás   mento de estoques (sortimento, quantida-
           organizações escalonáveis, organizações   da evolução da logística é Ricardo Ruiz Ro-  de) e capturam mais venda, tornando real
           e processos modulares, respeito entre as   drigues, diretor de logística e serviços do   a colaboração de redes de abastecimento
           pessoas e parceiros estratégicos, Ecologic   Magazine Luiza. Diariamente, sua equipe   e distribuição”.   [CM, DS, PL e SP] n



















                                                                                                                FOTOS DANIEL DEÁK






           48
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53