Page 48 - Revista EAA - Edição 67
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LOGÍSTICA
Na era da conveniência
Processo de logística está cada vez mais complexo responde pela entrega de mais 60 mil itens
e exige investimentos em tecnologia. Verticalização, vendidos pela internet, lojas físicas ou tele-
fone: “A gente lida com uma quantidade
automação e comunicação são chaves importantes absurda de pedidos e uma variação enorme
de produtos. É um desafio administrar de
maneira competitiva e assertiva tudo isso”.
indústria 4.0 exige uma logística igual- Footprint e cultura de melhoria contínua. Rodrigues contou que o varejo de uti-
A mente capacitada, com estrutura para No que diz respeito às tecnologias, lidades domésticas no Brasil, que nas dé-
lidar com alto grau de complexidade na es- Klose citou o Inbin e o Box inteligente, mas cadas de 70 e 80 era formado por peque-
trutura de dados e produtos e, sobretudo, ressaltou, ao mostrar os paletes inteligen- nas lojas de bairro e grandes magazines,
com comércio eletrônico. Para o Doutor tes – paletes comuns de madeira com ras- passou para as duas décadas seguintes
Hans-Jürgen Klose, sócio da Staufen.Tákti- treadores incorporados –, que nem sem- aprendendo a lidar com a internet. Agora,
ca, a logística nunca vai ser como era. As pre é preciso muito dinheiro para evoluir. ele caminha para o varejo omni-canal, cen-
empresas hoje estão cada vez mais globais Para aproveitar melhor o espaço, a verti- trado no cliente. “A Omni-Canalidade deve
e isso deve se intensificar: “A complexida- calização dos estoques foi a solução apre- oferecer uma eficiente e igualitária experi-
de de estrutura e de dados a cada década sentada por Rafael Silva, diretor comercial ência ao consumidor, independente do ca-
será elevada pelo fator 1000”. da SS-Schaefer, no evento. Produtos como nal de relacionamento escolhido [internet,
Para Klose, que participou do Painel so- as prateleiras de bases móveis, que desli- telefone ou loja]”.
bre o assunto, mediado por Edson Carillo, zam em trilhos e abrem apenas o corredor No entanto, explicou o executivo, para
da Connexxion Brasil, a logística inteligen- que dá acesso à mercadoria que precisa que a experiência de omni-canal seja com-
te deve estar baseada em três conceitos ser separada, permitem o máximo apro- pleta é preciso que a empresa incorpore
básicos – lean, hightech e modular. Além veitamento do espaço. Outra tecnologia um pensamento em rede, além de uma
de considerar os princípios que susten- apresentada, o Logimat, permite guardar malha eficiente de atuação: “Tudo isso
tam qualquer empresa inteligente, como de maneira organizada e segura produtos permitirá atender ao cliente por mais de
flexibilidade de estrutura de processos, de alto valor agregado. um ponto e oferecer a ele opções de aten-
eficiência em custo, confiabilidade, níveis Quem conhece de perto essas tecno- dimento logístico que facilitam o planeja-
de qualidade, plataformas de produtos e logias e, sobretudo, as cobranças por trás mento de estoques (sortimento, quantida-
organizações escalonáveis, organizações da evolução da logística é Ricardo Ruiz Ro- de) e capturam mais venda, tornando real
e processos modulares, respeito entre as drigues, diretor de logística e serviços do a colaboração de redes de abastecimento
pessoas e parceiros estratégicos, Ecologic Magazine Luiza. Diariamente, sua equipe e distribuição”. [CM, DS, PL e SP] n
FOTOS DANIEL DEÁK
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