Page 43 - Revista EAA - Edição 67
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FÓRUM R&D                                                           “O 48-V tem a capacidade de preencher
                                                                               a lacuna entre os sistemas 12-V com Des-
           O futuro da combustão                                               liga/Liga e motorizações híbridas de alta
                                                                               tensão”, explicou. Não é à toa que as cinco
                                                                               fabricantes alemãs estão apostando em
                                                                               projetos 48-V.
           Sim, os veículos movidos a gasolina ainda serão a                      Para  exemplificar  o  uso  do  sistema,
           maioria entre os carros produzidos daqui a 10 anos,                 Kaup deu dois exemplos práticos ao públi-
                                                                               co presente ao Fórum. O primeiro concei-
           mas os híbridos ganharão espaço                                     to, que usa como base um Volvo S60, teve
                                                                               desempenho como foco. “Para alcançar
                                                                               potência de 450 cv, o motor do carro uti-
              iante das normas cada vez mais restri-  No continente americano, essa de-  liza dois turbocompressores, além de um
          Dtas de emissões de CO2 e outros po-  manda fica ainda mais expressiva. De   sistema 48-V e- um compressor. A partir de
           luentes para os veículos, a indústria e toda   acordo com o engenheiro da Continental,   1.500 rpm já é possível alcançar torque que
           a sociedade se pergunta qual o carro e mo-  dos mais de 21 milhões de veículos que   380 N•m (38,7 m•kgf). Acima de 6.000 rpm
           tores do futuro próximo? O que acontece-  devem ser vendidos em 2025 no conti-  o torque passa para 500 N•m (51 m•kgf).
           rá com os motores de combustão interna   nente, 95% serão com motores a combus-  Já o conceito Kia Optima T-Hybrid,
           a gasolina?                       tão de gasolina.                  foi pensado para priorizar o baixo nível
             Segundo Alexandre Rezende, enge-   Mas o futuro também demanda que os   de emissões de CO 2. Assim, com motor
           nheiro de sistemas de motores da divisão   motores a gasolina passem por mudanças   diesel 4-cilindros common-rail e injeção
           de powertrain da Continental Automotive,   e configurações, como a implantação de   direta de 1,7 litro, que incorporou o siste-
           até 2025 os motores a gasolina ainda serão   sistemas de eletrificação, turbos e válvulas,   ma 48-Ve compressor elétrico, foi possível
           os principais do setor, mesmo com legis-  entre outras.             diminuir as emissões de CO 2 em 13,5 % e,
           lação de emissões de CO 2 cada vez mais   Carsten Kaup, Team líder de equipe de   paralelamente, aumentar a potência do
           rigorosas. Estudo apresentado por ele no   Motorizações Híbridas da AVL, que tam-  carro em 25%.
           4º Fórum R&D mostra que daqui a 10 anos   bém participou do evento, falou sobre as   No veículo também foi testada a ba-
           os motores com injeção direta (DI) de ga-  necessidades e oportunidades que os sis-  teria de carbono-chumbo, que, segundo
           solina ainda representarão 36% daqueles   temas 48-V trazem ao mercado. Para ele, a   Kaup, pode ser uma alternativa de baixo
           produzidos para veículos leves até 6 tone-  combinação de um motor de combustão   custo para a indústria, com boa capacida-
           ladas. Outros 33% serão de motores com   com  sistema  alternoarranque  de  aciona-  de de vazão de pico e ampla faixa de tem-
           tecnologia de injeção de gasolina no duto   mento por correia, de 48 V, e um compres-  peratura.
           (PFI, port fuel injection)). Os modelos híbri-  sor elétrico, oferece um potencial realista   O Fórum foi mediado por Martin Le-
           dos, a combustão PFI ou DI, e os elétricos   em termos de aumento de desempenho   der, da Engenharia Avançada e de Siste-
           serão 9% do montante.             e redução do consumo de combustível.   mas da Bosch.   [CM, DS, PL e SP] n


















                                                                                                                FOTOS DANIEL DEÁK





           Alexandre Rezende                 Carsten Kaup                       Martin Leder

                                                                                                           43
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