Page 47 - Revista EAA - Edição 67
P. 47

Rodrigo Chaves ,
                                                                                                 Roberto Poloni,
                                                                                               Eustáquio Sirolli e
                                                                                              Rinaldo Machado,

           CAMINHÕES II

           Produto focado





             ara os engenheiros do segmento   cedores e marcas): “O processo de enge-  traseiro: “Projetamos esse novo veículo
          Pde pesados, é preciso desenvolver   nharia para a nacionalização de 71% de   para oferecer total acessibilidade, mais
           um produto pensado para o Brasil, que   nossos veículos já está em fase de testes   conforto e segurança para os passageiros
           atenda às necessidades e expectativas   e já apresentamos o protótipo para o   e atender à crescente demanda nacional
           de custos                         governo. Esperamos, agora, a aprova-  por transporte coletivo, seletivo e escolar,
             Na segunda parte do Painel de Ca-  ção do Finame”.                com o mais elevado padrão de qualida-
           minhões, Eustáquio Sirolli, gerente de   Já estabelecida no Brasil, a MAN La-  de”, contou.
           desenvolvimento de produto da Foton   tin America, que também trabalha com o   De acordo com o responsável pela en-
           Aumark do Brasil, Rodrigo Chaves, diretor   conceito de fábrica modular, apresentou   genharia da Volare, o grande diferencia-
           de engenharia da MAN Latin America, e   as  possibilidades  de  desenvolver  produ-  dor do veículo é ter piso baixo (Low Entry),
           Roberto Poloni, diretor técnico design e   tos conforme a necessidade do cliente.   motor traseiro com dimensões reduzidas
           engenharia da Volare, apresentaram seus   “A tecnologia sob medida cria mais valor   (PBT de 9.200 kg), comprimento de até
           projetos  e  dificuldades  para  obter  mais   para o cliente e produtos com excelentes   9.000 mm, altura externa de 3.130 mm e
           rentabilidade.  O  encontro  foi  mediado   soluções”, contou Chaves.   largura de 2.360 mm. “Desenvolvemos
           por Rinaldo Machado, jornalista da revista   O executivo apresentou alguns pro-  um veículo que alia  agilidade e versati-
           Transpodata. Sirolli ressaltou o potencial   dutos desenvolvidos exclusivamente para   lidade de um mini-ônibus, com padrão
           da marca de caminhões asiática: “Na Chi-  os clientes, com diferentes motorizações   de conforto, segurança e acessibilidade
           na, o total de vendas da Foton é de aproxi-  e especificações técnicas. “O tailor made,   superior ao de modelos existentes nesse
           madamente 189 mil unidades e se espera   um conceito exercido diariamente na   importante segmento de mercado.”
           que, em 2020, a empresa fique entre as   MAN Latin America, que revolucionou,   Para que o projeto fosse viabilizado, a
           10 maiores fabricantes do mundo. O Bra-  surpreendeu e agradou, gerou demanda,   equipe de Poloni procurou conceber um
           sil, mesmo sendo um mercado pequeno   ampliou as linhas de produtos, estimulou   veículo com a aplicação da tecnologia a
           para os chineses, é um país estratégico”.   novas segmentações e ocupou nichos   favor da funcionalidade. “Cuidados com
             O engenheiro contou que o sistema   inéditos para a marca.”       a redução dos custos operacionais e dos
           escolhido para instalação da sua fábrica   Poloni, por sua vez, falou do último   tempos de manutenção foram importan-
           em Guaíba, no Rio Grande do Sul, tam-  projeto da Volare, o Access, primeiro mini-  tes focos no trabalho de desenvolvimento
           bém será modular (parceria entre forne-  ônibus da marca com piso baixo e motor   do modelo”, explicou.  [CM, DS, PL e SP] n

                                                                                                           47
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52