Page 46 - Revista EAA - Edição 67
P. 46

CAMINHÕES I                                                         Hoje, nosso volume deve ficar na casa dos
                                                                               70 mil. Não me considero um otimista, mas
           Planejamento da retomada                                            sou uma pessoa esperançosa e crente nes-
                                                                               te país. Continuo acreditando nos 200 mil
                                                                               e espero que aconteça entre os próximos
                                                                               três e cinco anos. Quando a economia co-
           Presidentes de fabricantes instaladas no Brasil discutiram          meçar a melhorar, retomaremos muito ra-
           o momento atual e debateram os fatores necessários para             pidamente.”
                                                                                  Kuester também concordou com Cor-
           uma retomada                                                        tes: “O potencial brasileiro ainda chama a
                                                                               atenção de grandes companhias globais
              setor de veículos pesados para carga e   cliente. “Queremos ser a primeira empresa   e tem muito a oferecer”.  Já Schiemer res-
          O  passageiros é o que mais tem sofrido a   quando o cliente pensar em caminhões   saltou a necessidade de buscar novos mer-
           retração do mercado nacional. Diante des-  ou  ônibus;  para  isso,  criamos o  conceito   cados fora. “Infelizmente, toda a América
           se cenário nebuloso, repensar processos   TCO (custo total de operação), que englo-  Latina está em queda, exceto o Peru que
           e ações que possibilitem uma retomada   ba desde o valor do salário do motorista e   cresce 4% este ano. Isso indica que temos
           para os próximos anos é mandatório. Com   combustível até os serviços de reparo, para   de retomar a atividade para outros países,
           um  discurso  positivo  sobre  os  próximos   que atingíssemos todas as áreas de interes-  em nosso caso, a África e o Oriente Médio.
           anos, o presidente da MAN Latin America,   se do frotista.”         E não tenho dúvidas de que a exportação
           Roberto Cortes, contou que para ser mais   A DAF, que está no Brasil há poucos   será importante nos próximos anos.”
           produtivo e estar sempre preparado para   anos e lançou aqui o modelo XF105, mos-  Outra questão que precisa ser revista,
           a instabilidade do mercado brasileiro, a fa-  trou que o principal desafio foi adequar o   de acordo com os executivos, é a de reno-
           bricante optou por uma fábrica modular:   produto às normas. “Precisamos de mais   vação de frota. “Acredito que a renovação
           “A solução foi conceito modular da fábrica   de dois anos de desenvolvimento para   seja fundamental para mudar esse cenário
           em Resende, RJ, na qual contamos com   apresentar o produto correto para o mer-  e nossa estratégia está justamente focada
           fornecedores parceiros que cuidam de   cado”, disse o presidente da DAF Cami-  em um produto de valor adequado à ne-
           toda a linha de produção enquanto nós   nhões no Brasil, Michael Kuester.  cessidade brasileira. E é essa aposta que
           temos a responsabilidade pela criação do   Mas os presidentes concordaram que   nos fará chegar à meta de market share de
           produto e pós-venda. Com essa planta efi-  ações que incentivem as vendas e a produ-  3,5% este ano, nós que somos recém-che-
           ciente, conseguimos melhorar o processo   tividade são cada vez mais importantes e   gados a esse mercado”, concluiu Kuester.
           de produção”, explicou.           preparam as fabricantes para a retomada,   A primeira parte do Painel Caminhões foi
             Para Philipp Schiemer, presidente da   que deve acontecer nos próximos anos.   mediada por Fred Carvalho, diretor de as-
           Mercedes-Benz,  a produção precisa es-  “Chegamos a um número extraordinário   suntos institucionais da Anfavea. [CM, DS,
           tar essencialmente conectada à visão do   de 171 mil unidades vendidas em um ano.   PL e SP]      n






















                                                                                                                FOTOS DANIEL DEÁK
               Philipp Schiemer,
               Michael Kuester e
               Roberto Cortes

           46
   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51