Page 20 - Revista EAA - Edição 73
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TECNOLOGIA           CAPA



           Calor total disponível  Veículo leve              EHRS (Exhaust Heat Recovery System) sistema
           Durante o ciclo urbano EPA                        de recuperação do calor do escapamento

            11 MJ total    28 MJ total                       Até o momento somente utilizamos o calor presente no
            Retirado do motor pelo  Calor do escapamento     sistema  de  arrefecimento.  Como  sabemos,  o  calor  dis-
            líquido arrefecimento   passando pelo sistema
            (c/ termos. elétrico)                            ponível no escapamento é ainda maior. Faremos, agora,
                                                             uma comparação entre o calor total disponível durante o
                                                             ciclo EPA City e o calor total necessário para esquentar
                                     Total disponível = 39 MJ   os componentes do motopropulsor de 20 °C até a tem-
                                        = 1,3 MJ/min         peratura de trabalho.
                                                               Analisando a figura 5, vemos que temos uma grande
                                                             quantidade de calor disponível no escapamento que pode
                                                             ser aproveitada. Vemos também que seria impossível fazer
           Calor total necessário aquecimento
           Motor, transmissão e eixo  2,0 MJ                 o aquecimento dos componentes do motopropulsor somen-
                              Para elevar a temp.            te com o calor do sistema de arrefecimento. Isso porque o
                              eixo de 25°C a 80°C
                                                             calor necessário para esquentar os componentes na fase fria
                          2,9 MJ
                5,3 MJ   Para elevar a                       do ciclo é quase igual ao calor total disponível no sistema
               Para elevar a   temp. do câmbio
              temp. motor de   de 20°C a 80°C                de arrefecimento em todo o ciclo. Com isso, seria impossí-
               20°C a 105°C
                                                             vel acelerar mais do que já conseguimos o aquecimento dos
                                      Calor requerido para   componentes do motopropulsor apenas com o calor do siste-
                                       aquecimento do        ma de arrefecimento.
                                    motopropulsor = 10,2 MJ
                                                               Para otimizar mais, torna-se necessário usar o calor do es-
                                                             capamento e, para isso, utilizamos o EHRS (Exhaust Heat
         Figura 5                                            Recovery System), sistema de recuperação do calor do escapa-
                                                             mento. Na fase fria do ciclo EPA ,nosso carro objeto dispo-
                                                             nibiliza aproximadamente 1,8 MJ de energia térmica no es-
               Líquido
               arrefeci-             Óleo do motor           capamento, destes, 70% podem ser aproveitados pelo EHRS,
               mento
                                                             ou seja, temos mais 1,2 MJ de energia térmica para esquentar
                                       Óleo da transmissão   os componentes do motopropulsor na fase fria.
           Temperatura fluido (°C)                           no gráfico da figura 6; esse ganho se reflete em eficiência
                                                               Podemos  observar o ganho na  temperatura  do  óleo

                                                             energética
                                       Com recuperação calor
                                       escap. B + Ger. Térmico
                                                             dos sistemas de arrefecimento
                                       Com recuperação calor   Mudança de paradigma no projeto
                                       escap. A + Ger. Térmico
                                       Sem recuperação calor   Antes, eficiência energética nem era considerada no projeto
                                       escap. com Ger. Térmico
                                                             dos sistemas de arrefecimento, tudo mirava na confiabilida-
                          Tempo (min) ciclo urbano FTP       de do veículo apenas. Agora, a confiabilidade continua sendo
                                                    Figura 6  fundamental, mas o foco dos sistemas é otimizar o consumo

          Figura 7                                           de combustível dos veículos – figura 7.
          Passado - Sistema de Arrefecimento           Presente - Sistema de gerenciamento térmico
          Foco nos componentes e no custo              Foco na função do total do sistema e sinergia com outros sistemas
          Não deixar os componentes quentes demais     Controlar a temperatura dos componentes para máxima eficiência
                                                       Adicionar tecnologias para tornar a fase de aquecimento mais rápida e
          Fase fria sem compromisso de tempo
                                                       aumentar a eficiência do motopropulsor
                                                       Sistema inteligente e ativo para minimizar perdas a se adaptar
          Um sistema de dispositivos mecânicos passivos
                                                       a diferentes condições de utilização
          Dimensionamento dos componentes para atender a um  Dimensionamento para minimizar impacto no consumo
          caso crítico de carga térmica                de combustível
                                                       Fundamental para atingir os objetivos atuais de consumo
          Influência no consumo de combustível não considerada
                                                       de combustível
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