Page 23 - Revista EAA - Edição 73
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mero de países com legislações que adicionam
combustíveis renováveis à gasolina ou no diesel.
Além do Brasil, que fomenta o uso do E100 e
aumentou o conteúdo de etanol na gasolina para
27% no ano retrasado, a União Europeia, os Es-
tados Unidos e a China são os países que mais
impulsionam a produção e uso de combustíveis
renováveis em escala global. Na China, atual-
mente nove províncias já possuem uma diretiva
para uso do E10 (10% de etanol na gasolina).
Do ponto de vista ambiental e redução de
emissões de GEE, uma alternativa promissora
é, sem dúvida, a combinação híbrida da propul- Figura 2. Do ponto
são via combustão a etanol com uma ou mais os primeiros veículos híbridos com produção de vista ambiental
propulsões elétricas. A propulsão elétrica se en- em larga escala. e emissão de
carregaria tanto de armazenar energia quanto Os Estados Unidos são hoje o maior produ- GEE, o etanol é
de recuperar a energia de frenagem (conhecido tor mundial de etanol, com mais de 15 bilhões uma alternativa
como BRS, do inglês Boost Recuperation Sys- de galões (60 bilhões de litros), seguidos do promissora,
seja qual for a
tem). O etanol contribuiria com as baixas emis- Brasil, com quase oito bilhões de galões (27,2
tecnologia de
sões de GEE da “fonte até as rodas”. Diversos bilhões de litros na safra 2016/2017). Tanto a
propulsão (MCI,
estudos no Brasil, nos Estados Unidos e na Eu- Renewable Fuels Assciation (RFA) quanto a
híbrido ou elétrico
ropa mostram que as taxas de CO 2 produzidas European Renewable Ethanol (ePURE) re- com célula de
pela queima de etanol podem ser balanceadas presentam os interesses de produtores de etanol combustível)
pela quantidade de CO 2 capturadas pelas pró- nas suas regiões e promovem tanto os benefícios
prias plantações do insumo utilizado para a sua da sua utilização como estatísticas e estratégias
produção (no Brasil, a cana-de-açúcar). para o seu uso sustentável. No Brasil, existem
No campo da mobilidade, a denominação de outras instituições, centros de pesquisa e progra-
híbrido (ou híbrido-elétrico) refere-se, normal- mas do governo com propósitos similares, como,
mente, a um motor a combustão associado com por exemplo, o recente RenovaBio 2030. Esse Figura 3. Produção
algum tipo de propulsão elétrica. Esse conceito programa, lançado pelo Ministério de Minas e de etanol no Brasil
permite o melhor uso das duas tecnologias, mas Energia (MME) no final de 2016, tem como desde o lançamento
do primeiro veículo
é preciso conviver com os desafios da arquitetura objetivo a expansão da produção de biocombus-
flex (em bilhões
duplicada de propulsão, que, por sua vez, refle- tíveis, visando alcançar o valor de 18% na parti-
de litros)
tem na distribuição do espaço e nos custos totais cipação da matriz energética nacional até 2030. Fonte: UNICA
do carro. (www.unicadata.com.br)
Em todo idioma a palavra “híbrido”, normal- Produção de etanol no Brasil desde 2003
mente, refere-se à mesma ideia, independente- (anidro + hidratado)
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mente da aplicação: é o resultado da união ou
mistura de dois conceitos, gerando algo mais 30
eficiente, flexível e confiável. E se aplicarmos
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essa definição de híbrido para um conceito de
propulsão que utiliza dois diferentes fluidos 20
como fonte de energia, mas onde toda arqui- Bilhões de litros / ano
tetura e design são praticamente os mesmos? 15
Nesse caso, não teríamos a desvantagem do cus- 10
to elevado, pois o mesmo seria muito próximo
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do modelo com apenas um combustível. Se você
está associando esse conceito aos carros flex no 0
Brasil, você tem toda razão. Os nossos pioneiros
flex a gasolina-etanol podem ser considerados
Safra
fevereiro/março/abril 23