Page 20 - Revista EAA - Edição 74
P. 20
CONECTIVIDADE INTRODUÇÃO À CONECTIVIDADE
Padrão de Comunicação entre
veículos (V2V) utilizados nos EUA
O NHTSA, órgão regulador de trânsito e estradas nos Es-
tados Unidos, afirmou que está estudando a possibilidade
de implantar a tecnologia V2V como um padrão federal.
Com o sistema os carros poderiam trocar informações,
como em relação à proximidade entre eles. O padrão uti-
lizado pelo V2V seria por redes sem fio usando a especifi-
cação IEEE 802.11p, uma variante do padrão usado para
Wi-Fi, em uma banda de espectro entre 5.850 e 5.925
GHz. Segundo a NHTSA, a padronização é importante
para a comunicação entre veículos de diferentes fabrican-
tes, e crucial para fazer a tecnologia trabalhar entre tais
u Transmissão livre de autenticação com uso de um veículos, pois a V2V não identifica veículos individuais,
wildcard BSSID: como a comunicação ocorre apenas nem coleta ou compartilha informações pessoais sobre
por um curto tempo, a troca de dados precisa ser rápida, motoristas, e teria camadas de segurança e tecnologia de
sem estabelecer um BSS, portanto, sem associação nem privacidade para proteger os usuários.
autenticação (o BSSID trata-se do endereço MAC do O sistema transmite a localização do carro e monitora a
dispositivo do veículo); posição de centenas de outros igualmente equipados, dentro
u Padrão IEEE 802.11 (WIFI) não pode ser usado, pois de um raio de 300 metros, três vezes mais distante do que
não há associação nem autenticação no modelo WAVE um radar tradicional, 10 vezes por segundo. O sistema da
(neste caso o WIFI comum não proveria segurança nem V2V da GM usa um transceptor no espectro 5,9 GHz, uma
confidencialidade dos dados). antena específica e um chip que controla o sistema todo.
Para maior condição de controle do veículo, o V2V está
V2V acoplado a um sistema de controle eletrônico de estabilida-
O protocolo V2V (veículo-a-veículo) é uma tecnologia mó- de e ao sistema de navegação, comunicação e rastreamento
vel projetada para permitir que automóveis troquem infor- OnStarque que conecta o veículo aos satélites do GPS. Se
mações entre si diretamente, de forma semelhante às redes por qualquer razão ele perder a conexão, o StabiliTrak per-
par-a-par existentes na internet. De acordo com o protocolo mite que o sistema determine a posição dos mais próximos
IEEE 802.11p, os dispositivos V2V serão baseados terão o por dedução.
padrão DSRC e utilizarão a frequência de 5,9 GHz, com O espectro de 5,9 GHz foi definido pela FCC para o
largura de 75 MHz, que foi liberada nos EUA em 1999 já protocolo deste projeto de comunicação de curto alcance,
com este fim. com 10 canais reservados para ele. Alguns desses canais po-
Dispositivos baseados no V2V já estão em desenvolvi- derão ser reservados para trabalhos de diagnóstico, infor-
mento desde 2006 por fabricantes como General Motors, mação e entretenimento. De acordo com o protocolo IEEE
BMW e Honda. 802.11p, os dispositivos V2V terão o padrão DSRC e uti-
lizarão a frequência de 5,9 GHz, com largura de 75 MHz.
Padrão de Comunicação
entre veículos (V2V) Europeu
A tecnologia de comunicação para ITS cooperativa e Car-2-
Car Communication é derivada da norma IEEE 802.11, co-
nhecida como Wireless LAN, e um espectro de frequências
na faixa de 5,9 GHz foi atribuído numa base harmonizada
na Europa de acordo com alocações semelhantes aos EUA.
Assim que dois ou mais veículos ou estações ITS estiverem
na faixa de comunicação de rádio, eles se conectam automa-
ticamente e estabelecem uma rede ad hoc, onde todas as es-
tações ITS sabem a posição, velocidade e direção das outras
estações e poderão fornecer avisos e informações.
20 abril/maio/junho