Page 19 - Revista EAA - Edição 74
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ESPECIAL


           VANET                                              eficiente para fins de controle de tráfego, segurança veicular

           Rede que utiliza carros como nós de uma rede wireless. Permite  ou mesmo entretenimento.
           que carros distantes em até 300 metros uns dos outros possam   Tais redes consistem numa comunicação entre dois tipos
           conectar-se. Em outubro de 2002, a FCC (Federal Communi-  de nós de comunicação dedicada operando a curta distância
           cations Commission) dos EUA alocou 75 MHz do espectro de  na banda de 5,9 GHz, com largura de banda de 75 MHz
           frequências para a utilização da VANET, visando uma melho-  e alcance aproximado de 1.000 metros. As redes veiculares
           ria de segurança e conforto nas estradas. Os principais protoco-  devem ser capazes de permitir transferências de dados tanto
           los usados na VANET são o DSR, o VTIP e o 802.11p.  públicas quanto privadas.  Devido ao caráter prático do bro-
                                                              adcast público, cuja missão envolve a emissão de informações
           DSRC                                               de segurança e controle de tráfego, este tipo de transmissão

           Rede wireless de curto e médio alcance designada para ser  recebe prioridade sobre as trocas de dados privados, a fim de
           aplicada em automóveis (também usa carros como nós de  garantir a qualidade do serviço.
           uma rede). Utiliza uma série de protocolos específicos. Nos   Redes veiculares são, portanto, uma ferramenta central nos
           Estados Unidos, um espectro de 75 MHz foi alocado para  sistemas de transporte inteligentes (ITS), que buscam elevar
           seu uso em 1999, enquanto na Europa foi alocado um espec-  a segurança e o aproveitamento do tráfego através de uma
           tro de 30 MHz apenas, nove anos depois, ambas na banda de  comunicação integrada entre nós fixos e móveis.
           5.9 GHz. Ainda é muito usada na Europa e no Japão.   As principais propriedades da WAVE são:
                                                              u  Espectro de frequências alocado pela FCC entre 5.850 e
           WAVE                                                 5.925 GHz para comunicações veículo-veículo e veículo-

           Gênero emergente de redes nas quais veículos são capazes   -instalação da estrada;
           de trocar informações entre si e nós de rede especialmente  u  Taxa de transferência de 6-27 Mbits/s;
           alocados ao longo de estradas e rodovias. Utilizando comu-  u  Banda passante de 10 MHz;
           nicação  par-a-par  (conhecidas  como V2V),  as  redes  vei-  u  Utiliza a técnica de modulação OFDM (Orthogonal
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           culares representam uma forma de comunicação bastante   Frequency-Division Multiplexing) ;

















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