Page 22 - Revista EAA - Edição 74
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CONECTIVIDADE CAPA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL ESPECIAL
Estacionamento colaborativo
conectividade
Uma das soluções proporcionadas Figura 1.
pela conectividade é o estacionamento Representação
colaborativo. Essa tecnologia vem do sistema de
para simplificar a vida de milhares estacionamento
de motoristas que despendem colaborativo
diariamente tempo e combustível nos
grandes centros urbanos na procura
por uma vaga para estacionar o carro
Bruno Mori*
Apesar de todos os avanços já existentes na área Os veículos receptores, que buscam ativamente uma vaga para estacio-
de navegação por GPS, com aplicativos de ro- nar, recebem as informações e são direcionados para as vagas disponíveis
tas interativos, a tarefa de encontrar uma vaga de uma forma prática e eficiente. Nos veículos que possuem navegadores
de estacionamento nos grandes centros urbanos integrados e o hardware de conectividade, a informação é diretamente
continua sendo uma das atividades que mais processada e apresentada para o motorista por meio interface disponível
geram frustração e desperdício. Um motorista no veículo. Uma das grandes vantagens do sistema de estacionamento
percorre em média 4,5 km para encontrar uma colaborativo é que mesmo os motoristas que não possuam veículos com
vaga disponível, gastando nessa busca até 30 mi- navegador integrado podem se beneficiar da informação de vagas dispo-
nutos por dia. níveis por meio do uso de um simples smartphone com o aplicativo.
Com o intuito de melhorar a vida dos mo-
toristas e minimizar os impactos ambientais
decorrentes dos milhares de quilômetros per-
corridos em vão, a Bosch está desenvolvendo
um sistema de estacionamento colaborativo
que direciona rapidamente os motoristas para
a vaga disponível mais próxima. O sistema uti-
liza os sensores ultrassônicos de assistência ao
estacionamento e a conectividade já existente
em muitos veículos.
Figura 2. Fluxo de informações no sistema de estacionamento colaborativo
O estacionamento colaborativo funciona
através de uma comunidade de veículos trans- O sistema requer algoritmos sofisticados de processamento das infor-
missores e veículos receptores. À medida que mações, pois a simples visualização das vagas disponíveis não significaria
os motoristas transmissores dirigem pelas ruas, um benefício concreto para os motoristas, tendo em vista que existe gran-
mesmo que não estejam procurando uma vaga, de probabilidade de uma vaga específica já estar novamente ocupada até
os sensores ultrassônicos de seus veículos fa- que o motorista pudesse alcançá-la. Dessa forma, os dados na nuvem
zem uma varredura contínua das vagas dispo- precisam ser constantemente avaliados e as informações de ocupação em
níveis e disponibilizam os dados (localização tempo real combinadas com algoritmos de previsão de ocupação.
e tamanho da vaga) através do hardware de O grande atrativo no sistema de estacionamento colaborativo é per-
conectividade de forma anônima e segura para mitir integrar veículos de diferentes fabricantes em um sistema único,
um servidor armazenado na nuvem. As infor- por meio de informações padronizadas, que possibilitam benefícios in-
mações são coletadas, agregadas e, em seguida, dividuais para os motoristas que têm a atividade de procurar uma vaga
processadas em um mapa colaborativo de va- simplificada, e ganhos coletivos para a sociedade por meio da redução
gas. Com uma base significativa de membros do desperdício de combustível e das emissões de poluentes associadas ao
na comunidade, o mapa torna-se uma fonte tráfego de veículos procurando uma vaga de estacionamento. FOTOS DIVULGAÇÃO
precisa e atualizada da disponibilidade de va- * Bruno Mori é da Bosch e membro da Comissão
gas em uma certa área da cidade. de Veículos Autônomos da SAE BRASIL n
22 abril/maio/junho