Page 21 - Revista EAA - Edição 86
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FOTOS DIVULGAÇÃO
O uso dos caminhões elétricos pesados se dará em um futuro um pouco mais distante
Em condomínios, deve-se consultar o projeto do empreendi- co mais complexo e uma obra mais dispendiosa para expandir a
mento para adequar o carregador à instalação. Em alguns casos, rede a partir do medidor individual de cada apartamento até a
o registro das recargas é feito de forma individual, contando com vaga de garagem do morador [1][2].
recursos disponibilizados pelos fabricantes do carregador [1] [2]. Alguns condomínios optam por soluções centralizadas,
A capacidade de carga da bateria é variável de acordo com o como a instalação de um eletroposto compartilhado, com con-
tipo de veículo. O consumo de energia é calculado em função da trole de acesso por um cartão de identificação por radiofrequ-
bateria e do tempo necessário para a recarga, isso determinará os ência (RFiD), que reconhece o CPF do usuário previamente
condutores necessários para suprir a energia. Sempre é obriga- cadastrado, ou por aplicativos de celular. O ponto de recarga
tório um circuito exclusivo ou dedicado com dimensionamento deve contemplar um sistema que direciona a cobrança da ener-
adequado de condutores, além do sistema de aterramento. gia consumida a cada unidade que efetua a recarga [1][2].
A queda de tensão entre a origem da instalação e o ponto Outro aspecto importante é a localização do ponto de recarga
de conexão para a recarga do veículo elétrico não deve ser e os riscos de sua instalação estar sujeita a algum tipo de dano
superior a 5%. físico, como a colisão com o equipamento; nessa situação deve ser
Em local de fácil acesso próximo ao ponto de recarga, instala-se previsto o uso de barreira física ou reposicionamento adequado
o disjuntor, além das proteções contra descargas atmosféricas (ou para mitigar o risco sem alterar muito a distância, deixando-o
sobretensões) e contra choques elétricos. próximo ou com melhor acesso ao veículo a ser recarregado.
Tanto carros elétricos quanto híbridos plug-in são comercia-
lizados com carregador que possibilita a recarga por um cabo co- E a recarga de caminhões e ônibus
nectado em uma tomada de três pinos de capacidade compatível. elétricos, onde fazer?
Também é possível instalar um wallbox, ou carregador de Estudos apontam que a mobilidade elétrica no Brasil se ini-
parede, que é fornecido com o cabo de alimentação e com ciará pelo uso urbano e no transporte público. São várias as ci-
conectividade Wi-Fi para o controle da carga e do consumo, dades, como São Paulo, Campinas e Curitiba, que já utilizam
mas com circuito exclusivo e um disjuntor diferencial residual ônibus elétricos ou híbridos como solução para a mobilidade
(DR). A potência de cada unidade varia entre 3 kW e 7 kW, urbana, a fim de reduzir as emissões de gases poluentes e pela
podendo alcançar até 22kW. eficiência dos motores elétricos, que supera o desempenho dos
Em edifícios antigos, ou construídos sem número suficiente motores a combustão. Já a utilização de caminhões elétricos se
de tomadas nas garagens, a instalação exigirá um projeto elétri- dará num futuro mais distante, mas não tanto, se considerada
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