Page 20 - Revista EAA - Edição 86
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CAPA ELÉTRICOS
FOTO: ISTOCKPHOTO
Estamos Sempre que o assunto é carro elétrico questiona-se como e
preparados onde fazer a recarga das baterias e as condições das redes de energia
do país para receber essa demanda. Muitos dizem que basta com-
para ter prar um veículo elétrico e conectá-lo na tomada de sua residência.
Mas nem tudo é tão simples quanto parece. Há questões
um veículo importantes para se avaliar antes do simples gesto de “ligar o
carro na tomada”. Um requisito primordial na aquisição de um
elétrico na veículo elétrico é a segurança das instalações elétricas onde será
realizada a recarga e sua capacidade de suportar ou não o carre-
garagem? gamento da bateria.
As instalações elétricas nem sempre estão dentro dos requi-
sitos normativos e legais ou preparadas para receber novos tipos
Nem sempre as instalações elétricas estão de carga, como a dos carros elétricos ou híbridos plug-in. Por
dentro dos requisitos normativos e legais isso, o primeiro passo é consultar a distribuidora de energia, pois
ou preparadas para receber novos tipos tanto a rede como as tomadas e os circuitos elétricos em uma
de carga, como a dos carros elétricos ou residência foram projetados para atender a carga inicial com um
crescimento limitado à capacidade de condução e à suportabili-
híbridos plug-in. Talvez esse seja o primeiro dade dos circuitos existentes.
passo antes da compra
Além de dimensionados corretamente, os condutores com
isolação antichamas devem atender os requisitos das normas
Marisa Zampolli* ABNT NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão) e
NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade),
inclusive com sistema de aterramento.
Também é necessário que o quadro de distribuição de energia
atenda a potência máxima do eletroposto ou da tomada de recarga,
se necessário instalar um novo quadro para atender essa demanda
adicional, em local com acesso controlado.
20 abril/maio/junho