Page 22 - Revista EAA - Edição 86
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CAPA ELÉTRICOS
Os impactos na rede causados
pelo carregamento de caminhões
e ônibus representam uma
questão fundamental
Outros pontos importantes
a serem avaliados são:
• A localização e o acesso aos eletropostos, considerando a
configuração dos veículos e a posição (frente, traseira ou
laterais) das suas tomadas ou pontos de recarga.
a categoria de caminhões leves para entregas nos grandes cen-
tros urbanos das metrópoles brasileiras. • Os veículos comerciais geralmente são carregados onde es-
tão estacionados (perto de uma esteira transportadora ou no
O que ônibus e caminhões elétricos têm em comum é a
pátio/estacionamento), podem não estar perto do ponto de
necessidade do sistema de recarga para as baterias.
entrega da distribuidora, o que aumenta a queda de tensão.
Assim como os veículos elétricos leves, os impactos na rede
causados pelo carregamento de caminhões e ônibus represen- • Transportar a energia até o ponto ideal de instalação dos
eletropostos pode exigir obras civis, como escavações, ele-
tam uma questão fundamental.
trodutos, calhas, cabos de potência e repavimentação.
As frotas de caminhões e ônibus trabalham com o requisi-
to específico de fornecer serviço oportuno e regular. Como re- • Caso haja a necessidade de obras civis e elétricas, o tempo
para realizá-las pode variar entre alguns dias e meses, e
sultado, os caminhões e os ônibus elétricos geralmente operam
depende de muitos parâmetros. Isso requer planejamento
em horários definidos, refletindo o horário comercial ou o ho-
prévio, antes da aquisição dos veículos, para que a frota
rário em que há necessidade de deslocamento. Essa caracterís- não fique ociosa por falta de recarga nas baterias.
tica descarta a recarga lenta e noturna, que é a mais adequada
• Cada local possui características próprias, portanto exigirá
para veículos leves e exige uma recarga mais rápida da bateria.
uma solução própria para a instalação dos eletropostos.
Concentrados nas áreas urbanas, com número limitado de
garagens, estacionamentos, centros de entrega e pátios, cami-
nhões e ônibus requerem gestão do carregamento para que Muitos municípios possuem garagens de ônibus antigas com
a infraestrutura da rede de distribuição não seja impactada, circuitos de proteção obsoletos que devem ser substituídos para
exigindo uma grande expansão do sistema. atender a demanda total requerida em função da quantidade e
É sempre necessária uma análise aprofundada para enten- potência dos eletropostos que funcionarão ao mesmo tempo.
der melhor as implicações do carregamento de caminhões e A análise é realizada multiplicando a potência máxima
ônibus, considerando itens como: de cada eletroposto pela quantidade que deverá funcionar
ao mesmo tempo. Por exemplo, se houver dez eletropostos
de 90 kW, porém, apenas sete deles com simultaneidade de
Os impactos nas redes A necessidade de infraestrutura
de distribuição de energia adicional ou reforço da rede uso, serão 90 kW x 7 = 630 kW de capacidade instalada para
ser atendida pela rede interna; se essa carga puder ser supri-
da sem causar sobrecarga, pode-se considerar a rede adequa-
da. Contudo, é imprescindível levar em conta que, em algum
Os custos envolvidos
(do sistema de distribuição, Os requisitos técnicos exigidos momento no futuro, é muito provável que haja necessidade
da adequação das instalações em função do númeo de eletropostos, de se utilizar todos os dez eletropostos simultaneamente ou
e da infraestrutura de recarga) suas características elétricas
até mesmo expandir o número deles, sendo assim, é melhor já
22 abril/maio/junho