Page 22 - Revista EAA - Edição 86
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CAPA          ELÉTRICOS







         Os impactos na rede causados
         pelo carregamento de caminhões
         e ônibus representam uma
         questão fundamental













                                                                 Outros pontos importantes
                                                                     a serem avaliados são:

                                                             •   A localização e o acesso aos eletropostos, considerando a
                                                                configuração dos veículos e a posição (frente, traseira ou
                                                                laterais) das suas tomadas ou pontos de recarga.
          a categoria de caminhões leves para entregas nos grandes cen-
          tros urbanos das metrópoles brasileiras.           •   Os veículos comerciais geralmente são carregados onde es-
                                                                tão estacionados (perto de uma esteira transportadora ou no
            O que ônibus e caminhões elétricos têm em comum é a
                                                                pátio/estacionamento), podem não estar perto do ponto de
          necessidade do sistema de recarga para as baterias.
                                                                entrega da distribuidora, o que aumenta a queda de tensão.
            Assim como os veículos elétricos leves, os impactos na rede
          causados pelo carregamento de caminhões e ônibus represen- •   Transportar a energia até o ponto ideal de instalação dos
                                                                eletropostos pode exigir obras civis, como escavações, ele-
          tam uma questão fundamental.
                                                                trodutos, calhas, cabos de potência e repavimentação.
            As frotas de caminhões e ônibus trabalham com o requisi-
          to específico de fornecer serviço oportuno e regular. Como re- •   Caso haja a necessidade de obras civis e elétricas, o tempo
                                                                para realizá-las pode variar entre alguns dias e meses, e
          sultado, os caminhões e os ônibus elétricos geralmente operam
                                                                depende de muitos parâmetros. Isso requer planejamento
          em horários definidos, refletindo o horário comercial ou o ho-
                                                                prévio, antes da aquisição dos veículos, para que a frota
          rário em que há necessidade de deslocamento. Essa caracterís-  não fique ociosa por falta de recarga nas baterias.
          tica descarta a recarga lenta e noturna, que é a mais adequada
                                                             •   Cada local possui características próprias, portanto exigirá
          para veículos leves e exige uma recarga mais rápida da bateria.
                                                                uma solução própria para a instalação dos eletropostos.
            Concentrados nas áreas urbanas, com número limitado de
          garagens, estacionamentos, centros de entrega e pátios, cami-
          nhões e ônibus requerem gestão do carregamento para que   Muitos municípios possuem garagens de ônibus antigas com
          a infraestrutura da rede de distribuição não seja impactada,   circuitos de proteção obsoletos que devem ser substituídos para
          exigindo uma grande expansão do sistema.           atender a demanda total requerida em função da quantidade e
            É sempre necessária uma análise aprofundada para enten-  potência dos eletropostos que funcionarão ao mesmo tempo.
          der melhor as implicações do carregamento de caminhões e   A análise é realizada multiplicando a potência máxima
          ônibus, considerando itens como:                   de cada eletroposto  pela quantidade que deverá funcionar
                                                             ao mesmo tempo. Por exemplo, se houver dez eletropostos
                                                             de 90 kW, porém, apenas sete deles com simultaneidade de
              Os impactos nas redes    A necessidade de infraestrutura
             de distribuição de energia  adicional ou reforço da rede  uso, serão 90 kW x 7 = 630 kW de capacidade instalada para
                                                             ser atendida pela rede interna; se essa carga puder ser supri-
                                                             da sem causar sobrecarga, pode-se considerar a rede adequa-
                                                             da. Contudo, é imprescindível levar em conta que, em algum
               Os custos envolvidos
             (do sistema de distribuição,    Os requisitos técnicos exigidos    momento no futuro, é muito provável que haja necessidade
            da adequação das instalações    em função do númeo de eletropostos,   de se utilizar todos os dez eletropostos simultaneamente ou
            e da infraestrutura de recarga)  suas características elétricas
                                                             até mesmo expandir o número deles, sendo assim, é melhor já
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