Page 23 - Revista EAA - Edição 86
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FOTOS DIVULGAÇÃO  FOTOS DIVULGAÇÃO






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                                                                                                     necessária a
                                                                                                     instalação de
                                                                                                     eletropostos
                                                                                                     de carga
                                                                                                     rápida em
                                                                                                     rodovias a
                                                                                                     cada 100
                                                                                                     quilômetros










           dimensionar a rede para atender a demanda futura, evitando   HPCCV (High Power Charging for Commercial Vehicle),
           novas obras e novos custos.                         com capacidade de carga máxima até 900 kW de pico ou
             A carga total deve ser declarada à distribuidora que analisará   700 kW em média, serão adotados para que a recarga seja
           se o sistema de distribuição comporta a demanda com a quali-  ainda mais rápida durante o descanso ou a pausa dos mo-
           dade de energia requerida para a operação de recarga e sem que   toristas para refeições.
           haja interferências ou perturbações no sistema de fornecimento.  Em todos os casos, será necessária a instalação de eletro-
                                                               postos de carga rápida em rodovias a cada 100 quilômetros
           Outras possíveis soluções são:                      para atender tanto os veículos particulares como os comerciais.

                                                                 E por fim, para garantir a segurança das pessoas e das insta-
           •   Carregamento inteligente;                       lações, algumas normas devem ser atendidas como precursoras
           •   Armazenamento de energia/BESS;                  da ABNT NBR IEC 61851, que é específica para os sistemas de
           •   Geração distribuída/fotovoltaica.               recarga de veículos elétricos. Entre as principais normas estão: a
                                                               ABNT NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão) e a
             Durante o planejamento para a instalação dos eletropos-  NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade)
           tos, a distribuidora de energia local é um agente fundamental   e, principalmente, é necessário ter um profissional qualificado e
           para a realização do projeto, já que essa empresa fornecerá a   habilitado para esse trabalho com registro no conselho de clas-
           energia para a rede interna. Portanto, é imprescindível incluí-  se, preferencialmente um engenheiro eletricista. A expansão de
           -la no processo desde o início, além dos responsáveis por pro-  eletropostos deverá ocorrer acompanhando tendências tecno-
           jetar e executar a instalação elétrica e as obras civis necessárias.  lógicas e o mercado, de forma eficaz para se evitar oscilações e
             Com os avanços tecnológicos, é necessário que governo e   distúrbios no fornecimento de energia. n
           demais entidades estejam atentos e integrados para que as adequa-
           ções normativas e legislativas acompanhem as tendências futuras.  *Marisa Zampolli: Engenheira Elétrica, diretora executiva
             No caso da Scania, por exemplo, o cenário tecnológico dos   da MM Soluções Integradas, coordenadora do Programa de
           próximos anos prevê o uso de eletropostos de 22 kW AC-CCS   Eletromobilidade, membro da ABNT CE 69 e ABNT CB 05 –
           (recarga menos rápida e nas garagens) e 400 kW DC-CCS tipo 2    marisa.zampolli@mmsoluc.com.br; cel. 11 99102 6398
           (até 400 A) para cargas mais rápidas.
             Para a recarga de ônibus urbanos, os carregadores do tipo                          REFERÊNCIAS
                                                                              [1] Cartilha educativa “Como faço para abastecer
           pantógrafo montados na estação de carregamento ou nos veículos
                                                                             o carro elétrico: um guia de instalação de equipamento
           terão potências de até 450 kW e serão utilizados no carregamento
                                                                    de recarga de veículos elétricos”, publicação GIZ/Procobre 2020**
           de ônibus e caminhões em cidades e nas interfaces com rodovias.  [2] Guia educativo eletropostos, publicação GIZ/Procobre 2020**
             Em um futuro mais distante, os modelos de alta potência                           ** Ainda não publicados.
           abril/maio/junho                                                                                 23
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