Page 23 - Revista EAA - Edição 86
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FOTOS DIVULGAÇÃO FOTOS DIVULGAÇÃO
Será
necessária a
instalação de
eletropostos
de carga
rápida em
rodovias a
cada 100
quilômetros
dimensionar a rede para atender a demanda futura, evitando HPCCV (High Power Charging for Commercial Vehicle),
novas obras e novos custos. com capacidade de carga máxima até 900 kW de pico ou
A carga total deve ser declarada à distribuidora que analisará 700 kW em média, serão adotados para que a recarga seja
se o sistema de distribuição comporta a demanda com a quali- ainda mais rápida durante o descanso ou a pausa dos mo-
dade de energia requerida para a operação de recarga e sem que toristas para refeições.
haja interferências ou perturbações no sistema de fornecimento. Em todos os casos, será necessária a instalação de eletro-
postos de carga rápida em rodovias a cada 100 quilômetros
Outras possíveis soluções são: para atender tanto os veículos particulares como os comerciais.
E por fim, para garantir a segurança das pessoas e das insta-
• Carregamento inteligente; lações, algumas normas devem ser atendidas como precursoras
• Armazenamento de energia/BESS; da ABNT NBR IEC 61851, que é específica para os sistemas de
• Geração distribuída/fotovoltaica. recarga de veículos elétricos. Entre as principais normas estão: a
ABNT NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão) e a
Durante o planejamento para a instalação dos eletropos- NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade)
tos, a distribuidora de energia local é um agente fundamental e, principalmente, é necessário ter um profissional qualificado e
para a realização do projeto, já que essa empresa fornecerá a habilitado para esse trabalho com registro no conselho de clas-
energia para a rede interna. Portanto, é imprescindível incluí- se, preferencialmente um engenheiro eletricista. A expansão de
-la no processo desde o início, além dos responsáveis por pro- eletropostos deverá ocorrer acompanhando tendências tecno-
jetar e executar a instalação elétrica e as obras civis necessárias. lógicas e o mercado, de forma eficaz para se evitar oscilações e
Com os avanços tecnológicos, é necessário que governo e distúrbios no fornecimento de energia. n
demais entidades estejam atentos e integrados para que as adequa-
ções normativas e legislativas acompanhem as tendências futuras. *Marisa Zampolli: Engenheira Elétrica, diretora executiva
No caso da Scania, por exemplo, o cenário tecnológico dos da MM Soluções Integradas, coordenadora do Programa de
próximos anos prevê o uso de eletropostos de 22 kW AC-CCS Eletromobilidade, membro da ABNT CE 69 e ABNT CB 05 –
(recarga menos rápida e nas garagens) e 400 kW DC-CCS tipo 2 marisa.zampolli@mmsoluc.com.br; cel. 11 99102 6398
(até 400 A) para cargas mais rápidas.
Para a recarga de ônibus urbanos, os carregadores do tipo REFERÊNCIAS
[1] Cartilha educativa “Como faço para abastecer
pantógrafo montados na estação de carregamento ou nos veículos
o carro elétrico: um guia de instalação de equipamento
terão potências de até 450 kW e serão utilizados no carregamento
de recarga de veículos elétricos”, publicação GIZ/Procobre 2020**
de ônibus e caminhões em cidades e nas interfaces com rodovias. [2] Guia educativo eletropostos, publicação GIZ/Procobre 2020**
Em um futuro mais distante, os modelos de alta potência ** Ainda não publicados.
abril/maio/junho 23