Page 15 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA TECNOLOGIA
Árvores de Pongâmia:
não requerem fertilizantes
e são muito eficientes
na remoção de carbono
O papel dos A biorrefinaria Omega Green, no Paraguai, é referência da produção de biocombustíveis avançados da América do Sul
biocombustíveis SAE BRASIL abriu seu fórum SAE TALKS Roda Está claro para todos a importância da consolidação dos meu grupo empresarial está realizando no Paraguai – a
da Propulsão no dia 22 de janeiro de 2021, para re- biocombustíveis da primeira onda (etanol e biodiesel) e a biorrefinaria Omega Green –, o que reforçará a posição de
para uma matriz A fletir sobre o papel que os biocombustíveis avança- chegada da segunda onda, com os biocombustíveis avança- referência da América do Sul como modelo de produção de
energética limpa dos têm para o futuro da matriz energética nacional e para dos HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado, também conhecido biocombustíveis avançados.
o meio ambiente.
A Omega Green produzirá, a partir de 2024, um total
como diesel renovável), SPK (querosene parafínico sintéti-
Eu tive a honra de fazer parte da mesa virtual com a co, também conhecido como Sustainable Aviation Fuel ou de 20 mil barris de biocombustível HVO e SPK por dia,
Quando olhamos para o futuro, presença de Carolina Grassi, líder de novos negócios na Biojet), e Green Naphtha (usado na indústria química para representando um investimento de 800 milhões de dóla-
para uma matriz energética limpa, América Latina da Round Table on Sustainable Bioma- fazer plástico verde, entre outros produtos). res, o mais importante realizado no País, com o objetivo de
a questão fundamental é encontrar terials e pesquisadora da Unicamp, Marcelo Gonçalves, O biodiesel brasileiro é um produto consolidado na produzir um biocombustível avançado gerado a partir de
uma solução de combustível engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Embraer, matriz energética nacional, com um importante papel na resíduos gordurosos e óleos vegetais tratados com hidro-
para o transporte de cargas Onofre Andrade, responsável por SAF na Boeing, e Pedro substituição de combustíveis fósseis, na geração de empre- gênio, que reduz as emissões de CO durante a produção e
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Scorza, comandante e assessor técnico para Combustíveis go e renda no campo e para a industrialização e agregação durante o uso.
Erasmo Carlos Battistella* Renováveis da GOL, com mediação do engenheiro Erwin de valor em toda a cadeia produtiva. E se configurou como O biocombustível avançado é de “entrega imediata”,
Franieck, mentor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inova- a grande alternativa para construir um mundo mais verde que vai “direto para o tanque”. Eles podem ser utilizados
ção da SAE BRASIL. e sustentável. em 100% em motor diesel de um caminhão das décadas
A crise da pandemia – que ainda está em andamento – des- Para os biocombustíveis avançados, este ano de 2021 de 1960 e 1970, assim como nos motores de última gera-
pertou na sociedade uma nova consciência para a questão do é crítico no Brasil. Está em debate, em grupo de trabalho ção desenvolvidos na Europa e nos Estados Unidos sem
desenvolvimento sustentável. Vejo isso como uma oportunidade liderado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a necessidade de adaptações, ao contrário de algumas outras
para transformarmos as boas intenções em ações concretas. proposta de inserção do diesel verde (HVO) no mercado, alternativas ao uso de petróleo, que exigem um alto inves-
Quando olhamos os desafios futuros de fazer a transição que será analisada pelo Conselho Nacional de Política timento na criação de infraestrutura de abastecimento e na
para uma matriz energética limpa, a questão de encontrar Energética (CNPE). própria compra de um novo caminhão ou ônibus.
uma solução de combustível para o transporte de cargas é Como empresário e representante do setor (sou presi- O fato de eles entrarem diretamente no tanque sem a
fundamental, considerando os modais utilizados no Brasil: dente do Conselho de Administração da Associação dos necessidade de adaptações do motor é uma diferença im-
rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário. Produtores de Biocombustíveis do Brasil – Aprobio), de- portante, pois torna o tamanho potencial do mercado muito
Tenho participado de uma série de eventos com discus- fendo que o diesel verde demanda um marco regulatório maior do que o de um biodiesel tradicional, que costuma ser
sões sobre técnicas, materiais, equipamentos, métodos, novos próprio, mercado distinto e cadeia produtiva específica para usado em uma mistura com o diesel fóssil. Podemos consi-
combustíveis e demais iniciativas que aumentem a eficiência um novo agente econômico. derar qualquer outro veículo que precise usar diesel para sua
Erasmo Battistella: presidente do Conselho de Administração da no uso de recursos energéticos e reduzam os impactos am- Com essa etapa cumprida, abriremos campo para fortes operação, como máquinas agrícolas – tratores e colheitadei-
Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) bientais por transportadores de cargas e de passageiros. investimentos nessa área no País, da mesma forma como ras – e locomotivas diesel – elétricas ou híbridas.
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