Page 13 - Revista EAA - Edição 89
P. 13
FERR
FERROVIA TECNOLOGIAOVIA TECNOLOGIA
Compromisso com o futuro A locomotiva EMD Joule tem
capacidade para operar por
A agenda climática que hoje mobiliza o mundo é resultante de um apurado até 24 horas sem necessidade
de parar para recarregar
processo de escuta e da demanda da sociedade com relação ao assunto.
É grande a responsabilidade de todos no sentido de preservar o meio ambiente Uma das maiores apostas da empresa para neutralizar
emissões é o Programa PowerShift, que tem o objetivo de
Gustavo Bastos*
reduzir ou substituir combustíveis fósseis por fontes limpas
nas operações por meio da adoção de tecnologias inovadoras.
No guarda-chuva do PowerShift, há vários projetos já sen-
do testados e outros em estudo, realizados em parceria com
fornecedores e com outras mineradoras, como a eletrificação
de mina e ferrovia e o uso de bio-óleo na pelotização em
substituição ao carvão e de energia renovável.
No Canadá, onde a companhia concentra as suas principais
unidades de metais básicos, já estão em operação 25 veículos
elétricos de mina subterrânea e, em 2021, a meta é chegar a 40.
Desde setembro, a Vale vem testando uma nova locomotiva de
pátio de manobra 100% elétrica, movida a bateria. Os testes-pi-
loto estão ocorrendo na Unidade de Tubarão, em Vitória (ES).
Vale entende que o amanhã é feito das escolhas de hoje Nessa conta, já está considerado o aumento de capacida- dade de 325 mil e 400 mil toneladas, respectivamente. Ambos Desenvolvida em parceria com a ProgressRail, uma empre-
e que, por isso, não é possível adiar o nosso compromis- de de produção para 400 milhões de toneladas de minério de emitem até 41% a menos de CO equivalente que um capesize sa do grupo norte-americano Caterpillar, a locomotiva EMD®
2
A so com o futuro. Somos uma das maiores mineradoras ferro, a ser atingida ao fim de 2022. Assim como as de escopos de 180 mil toneladas, construído em 2011, usado como base Joule tem capacidade de armazenamento de 1,9 MWh, com
do mundo e sabemos da nossa responsabilidade com a socie- 1 e 2, nossa meta de escopo 3 também está alinhada com a para os Valemaxes de primeira geração lançados naquele ano. autonomia para chegar a 2,4 MWh, podendo operar por até
dade e com o planeta. Até 2030, vamos investir pelo menos ambição do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global Os Valemaxes e Guaibamaxes de segunda geração tam- 24 horas sem necessidade de parar para recarregar. Além de
o
2 bilhões de dólares para reduzir em 33% as emissões diretas em menos de 2 C até o fim do século. Para atingir o objetivo bém foram projetados para futura utilização de gás natural reduzir significativamente as emissões de gases do efeito es-
e indiretas de carbono (escopos 1 e 2), tendo como ano-base de escopo 3, a Vale conta com um portfólio de produtos de alta liquefeito (GNL), que poderá trazer uma redução adicional tufa pela substituição de diesel por eletricidade proveniente
os dados de 2017. Sem dúvida, esse é o maior investimento qualidade e tecnologias inovadoras para fornecer soluções que de 23% por navio após a instalação do sistema. A Vale está de fontes renováveis, o equipamento também reduz a emis-
já comprometido pela indústria da mineração para mitigação levem à redução de emissões de clientes e fornecedores. desenvolvendo, ainda, uma solução para novos combustíveis são de ruídos, minimizando os impactos nas comunidades
das mudanças climáticas, e faz parte do compromisso assumi- A empresa vai intensificar o engajamento com sua cadeia alternativos, como metanol e amônia. Uma avaliação preli- que moram no entorno das operações da Vale. Ainda este
do pela Vale de se tornar carbono neutra até 2050. de valor por meio de parcerias que busquem o desenvolvi- minar indicou que as reduções de emissões poderiam ficar ano também entrará em operação-piloto uma segunda loco-
As emissões diretas são provenientes de operações pró- mento de tecnologias de baixo carbono, principalmente com entre 40% e 80% nas mesmas embarcações. O projeto é ter motiva 100% elétrica, desenvolvida em parceria com a em-
prias, e as indiretas, de origem externa, usadas no processo clientes do setor siderúrgico. Soluções baseadas na natureza navios multicombustíveis prontos para serem adaptados ao presa chinesa CRRC. O equipamento será testado no pátio
produtivo, como o consumo de energia elétrica. A meta está também têm papel relevante, considerando a vocação da Vale combustível mais adequado, uma vez que as incertezas tec- de manobras do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira,
alinhada com o Acordo de Paris, que estabeleceu um limite para florestas e o potencial de acesso a mercados de créditos nológicas e regulatórias atuais sejam mais bem esclarecidas. de propriedade da Vale em São Luís (MA).
máximo de aumento da temperatura média global em me- de carbono. Hoje, a empresa ajuda a proteger mais de 1 mi- Para guiar a implementação e a entrega dos compromis- Atualmente, as emissões das ferrovias representam cer-
o
nos de 2 C até 2100. lhão de hectares de matas nativas ao redor do mundo. Até sos assumidos na área de mudanças climáticas, a companhia ca de 10% do total de emissões de escopo 1 e 2 da Vale.
Além das metas de escopos 1 e 2, a Vale apresentou, no 2030, pretende adicionar mais 500 mil hectares por meio de criou o Fórum de Baixo Carbono, um grupo liderado pelo Na empresa, apenas nos pátios, estão alocadas aproximada-
final de 2020, uma meta de escopo 3, relativa à sua cadeia projetos de recuperação e proteção. CEO e composto por diretores-executivos e suas equipes mente 100 locomotivas a diesel para as operações de mano-
de valor. Até 2035, a empresa pretende ajudar seus forne- Na área de navegação, a empresa criou o programa Ecoshi- técnicas. A iniciativa reflete o engajamento da alta lideran- bra. Esses equipamentos, portanto, representam um marco
cedores e clientes a reduzir 15% de suas emissões líquidas. pping, que conta com a colaboração de diferentes atores da ça no tema, ajuda a monitorar o desempenho em relação na estratégia de descarbonização dos ativos da Vale.
O percentual de redução considera 2018 como ano-base, indústria, com o objetivo de promover projetos que reduzam aos compromissos assumidos, além de impulsionar avanços Por fim, é importante ressaltar que toda a agenda de mu-
quando foram contabilizadas 586 milhões de toneladas de as emissões no transporte marítimo de minério de ferro. Um constantes na agenda de clima da Vale. danças climáticas, que hoje mobiliza a companhia, é fruto de
CO equivalente (MTCO e) oriundas da nossa cadeia de deles é o uso de tecnologia de velas rotativas em navios grane- um processo de escuta, alinhado com uma demanda real da
2 2
valor. A companhia espera atingir 496 MTCO e em 2035, leiros de grande porte (Very Large Ore Carrier – Vloc). A tecno- PowerShift sociedade relacionada ao tema. Como afirma nosso CEO,
2
uma diferença de 90 MTCO e em relação ao registrado em logia permitirá economia de combustível de até 8% e redução Com relação às metas de redução de emissões de escopo 1 e Eduardo Bartolomeo, com todas essas iniciativas estamos
2
2018 – volume igual às emissões do Chile relacionadas ao anual de até 3,5 mil toneladas de CO equivalente por navio. 2, a empresa está analisando mais de 35 iniciativas por meio dando mais um passo na construção de um novo pacto com
2
uso da energia no mesmo ano, de acordo com relatório da Atualmente, a frota de embarcações contratadas pela Vale da Curva de Custo Marginal de Abatimento, ferramenta a sociedade, com transparência e responsabilidade. n
Agência Internacional de Energia. A meta será revista em já segue os padrões mais elevados de eficiência energética do que permite a ordenação de projetos em termos de custos e
2025 e, depois, a cada cinco anos. Hoje, 98% das emissões mercado. Desde 2018, estão em operação os navios Guai- potenciais de redução de emissão, permitindo uma tomada *Gustavo Bastos é gerente-executivo do Centro de Excelência,
de CO da Vale são provenientes de escopo 3. bamaxes e Valemaxes, Vlocs de segunda geração, com capaci- de decisão baseada em análise de custo-efetividade. Tecnologia e Inovação de Ferrosos da Vale
2
12 janeiro/fevereiro/março janeiro/fevereiro/março 13