Page 14 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    TECNOLOGIA

























          Árvores de Pongâmia:
          não requerem fertilizantes
          e são muito eficientes
          na remoção de carbono


         O papel dos                                                                                                                     A biorrefinaria Omega Green, no Paraguai, é referência da produção de biocombustíveis avançados da América do Sul

         biocombustíveis                                            SAE BRASIL abriu seu fórum SAE TALKS Roda                        Está claro para todos a importância da consolidação dos   meu  grupo  empresarial  está  realizando  no Paraguai  – a


                                                                    da Propulsão no dia 22 de janeiro de 2021, para re-           biocombustíveis da primeira onda (etanol e biodiesel) e a   biorrefinaria Omega Green –, o que reforçará a posição de
         para uma matriz A fletir sobre o papel que os biocombustíveis avança-                                                    chegada da segunda onda, com os biocombustíveis avança-  referência da América do Sul como modelo de produção de
         energética limpa                                    dos têm para o futuro da matriz energética nacional e para           dos HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado, também conhecido   biocombustíveis avançados.
                                                             o meio ambiente.
                                                                                                                                                                                        A Omega Green produzirá, a partir de 2024, um total
                                                                                                                                  como diesel renovável), SPK (querosene parafínico sintéti-
                                                                Eu tive a honra de fazer parte da mesa virtual com a              co, também conhecido como Sustainable Aviation Fuel ou   de 20 mil barris de biocombustível HVO e SPK por dia,
         Quando olhamos para o futuro,                       presença de Carolina Grassi, líder de novos negócios na              Biojet), e Green Naphtha (usado na indústria química para   representando um investimento de 800 milhões de dóla-
         para uma matriz energética limpa,                   América Latina da Round Table on Sustainable Bioma-                  fazer plástico verde, entre outros produtos).       res, o mais importante realizado no País, com o objetivo de
         a questão fundamental é encontrar                   terials e pesquisadora da Unicamp, Marcelo Gonçalves,                   O biodiesel brasileiro é um produto consolidado na   produzir um biocombustível avançado gerado a partir de
         uma solução de combustível                          engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Embraer,                 matriz energética nacional, com um importante papel na   resíduos gordurosos e óleos vegetais tratados com hidro-
         para o transporte de cargas                         Onofre Andrade, responsável por SAF na Boeing, e Pedro               substituição de combustíveis fósseis, na geração de empre-  gênio, que reduz as emissões de CO  durante a produção e
                                                                                                                                                                                                                    2
                                                             Scorza, comandante e assessor técnico para Combustíveis              go e renda no campo e para a industrialização e agregação   durante o uso.
         Erasmo Carlos Battistella*                          Renováveis da GOL, com mediação do engenheiro Erwin                  de valor em toda a cadeia produtiva. E se configurou como   O biocombustível avançado é de  “entrega imediata”,
                                                             Franieck, mentor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inova-               a grande alternativa para construir um mundo mais verde   que vai “direto para o tanque”. Eles podem ser utilizados
                                                             ção da SAE BRASIL.                                                   e sustentável.                                      em 100% em motor diesel de um caminhão das décadas
                                                                A crise da pandemia – que ainda está em andamento – des-             Para os biocombustíveis avançados, este ano de 2021   de 1960 e 1970, assim como nos motores de última gera-
                                                             pertou na sociedade uma nova consciência para a questão do           é crítico no Brasil. Está em debate, em grupo de trabalho   ção desenvolvidos na Europa e nos Estados Unidos sem
                                                             desenvolvimento sustentável. Vejo isso como uma oportunidade         liderado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a   necessidade de adaptações, ao contrário de algumas outras
                                                             para transformarmos as boas intenções em ações concretas.            proposta de inserção do diesel verde (HVO) no mercado,   alternativas ao uso de petróleo, que exigem um alto inves-
                                                                Quando olhamos os desafios futuros de fazer a transição           que será analisada pelo Conselho Nacional de Política   timento na criação de infraestrutura de abastecimento e na
                                                             para uma matriz energética limpa, a questão de encontrar             Energética (CNPE).                                  própria compra de um novo caminhão ou ônibus.
                                                             uma solução de combustível para o transporte de cargas é                Como empresário e representante do setor (sou presi-  O fato de eles entrarem diretamente no tanque sem a
                                                             fundamental, considerando os modais utilizados no Brasil:            dente do Conselho de Administração da Associação dos   necessidade de adaptações do motor é uma diferença im-
                                                             rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário.                         Produtores de Biocombustíveis do Brasil – Aprobio), de-  portante, pois torna o tamanho potencial do mercado muito
                                                                Tenho participado de uma série de eventos com discus-             fendo que o diesel verde demanda um marco regulatório   maior do que o de um biodiesel tradicional, que costuma ser
                                                             sões sobre técnicas, materiais, equipamentos, métodos, novos         próprio, mercado distinto e cadeia produtiva específica para   usado em uma mistura com o diesel fóssil. Podemos consi-
                                                             combustíveis e demais iniciativas que aumentem a eficiência          um novo agente econômico.                           derar qualquer outro veículo que precise usar diesel para sua
          Erasmo Battistella: presidente do Conselho de Administração da   no uso de recursos energéticos e reduzam os impactos am-  Com essa etapa cumprida, abriremos campo para fortes   operação, como máquinas agrícolas – tratores e colheitadei-
          Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio)  bientais por transportadores de cargas e de passageiros.  investimentos nessa área no País, da mesma forma como   ras – e locomotivas diesel – elétricas ou híbridas.
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