Page 18 - Revista EAA - Edição 89
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FERR
           FERROVIA    TECNOLOGIAOVIA    TECNOLOGIA


        FOTOS: DIVULGAÇÃO
































                                                                                                                                                                   Somente 13 regiões
                                                                                                                                                           metropolitanas no País, de um
                                                                                                                                                           total de 63 de médio e grande
                                                                                                                                                             porte, contam com malhas
                                                                                                                                                                     metroferroviárias

          O potencial

          do transporte                                             futuro da mobilidade é multimodal e depende direta-           plantado com foco no fluxo de turistas durante os últimos   tura de alto custo, investimentos de longo prazo e com-
                                                                                                                                                                                        Naturalmente, ferrovias em geral requerem infraestru-
                                                                                                                                  Jogos Olímpicos e que transporta atualmente cerca de 80
                                                                    mente da integração desses diferentes meios de trans-
                                                             O porte terrestre. Nesse contexto, os trens se alinham               mil passageiros por dia.                            prometimento dos Poderes Públicos. Mas as experiências
          metroferroviário  às tendências mundiais de mobilidade relacionadas à co-                                                  Mas, para que isso aconteça e se concretize, é preciso   mundiais nos comprovam a viabilidade do retorno, com-
          no Brasil e na                                     nectividade e interoperabilidade entre modais, atendendo             que o sistema metroferroviário nacional seja repensado   pensada também pela longa duração dos materiais rodantes

                                                                                                                                                                                      e dos benefícios nos deslocamentos das populações.
                                                                                                                                  para atender adequadamente à crescente demanda da po-
                                                             às várias necessidades no que se refere à qualidade de servi-
          América do Sul                                     ço, capacidade, distância e velocidade.                              pulação. Apenas 13 regiões metropolitanas no País, de um   comparação com outros modais de transporte público co-
                                                                                                                                                                                        Apesar de um Capex  alto, os VLTs, por exemplo, na
                                                                                                                                  total de 63 de médio e grande porte, contam com malhas
                                                                No Brasil, o sistema metroferroviário apresenta grande
                                                             potencial de crescimento, tanto para os segmentos urbanos            metroferroviárias. E, apesar de transportarem mais de 11   letivo, apresentam custos operacionais e de tarifa bastante
          Veículos sobre trilhos têm alta                    e intercidades quanto para o turístico – apesar de estarmos          milhões de passageiros por dia, ainda assim, apresentam   competitivos, além de pontualidade, longa vida útil, confor-
          capacidade de transporte de                        longe dos países em que esse modal já atua integrado ao              capacidade abaixo da demanda, segundo o estudo Setor   to e deslocamento seguro.
          passageiros se comparados com os                   deslocamento diário de passageiros há décadas ou mesmo               Metroferroviário Brasileiro, da ANPTrilhos.           O Brasil dispõe de capacidade industrial instalada, exper-
          outros modais sobre rodas, e têm                   séculos. Além de impulsionar a própria mobilidade, melho-               Veículos sobre trilhos têm alta capacidade de transporte   tise e tecnologia para avançar no transporte sobre trilhos. Aos
          uma vantagem: vão ao encontro da                   rando substancialmente os grandes fluxos de pessoas nas              de passageiros (por área ocupada) se comparados com os   poucos, multiplicam-se projetos em diversas cidades, impul-
          mobilidade global, a eletrificação                 áreas urbanas, as soluções metroferroviárias favorecem ati-          outros modais sobre rodas, e vão ao encontro de outra ten-  sionados por parcerias público-privadas. Essas oportunidades
                                                             vidades econômicas em geral e, em especial, o turismo. No            dência da mobilidade global: a eletrificação.       não se limitam ao território brasileiro, e podemos, sim, atuar
          Petras Amaral*
                                                             setor turístico, o trem, em si, já é uma atração.                       O metrô de Londres começou a operar em 1863 e atu-  também como protagonistas no desenvolvimento do setor nos
                                                                Aliás, os VLTs são soluções bem viáveis, pois aprovei-            almente cobre 402 quilômetros, conta com 207 estações e   países vizinhos, produzindo veículos com preços competitivos
                                                             tam as vias já existentes, em especial avenidas, estradas e          faz 5 milhões de viagens por dia. Encontramos trens regio-  e qualidade equivalente à dos concorrentes internacionais. n
                                                             rodovias que tiveram seu entorno ocupado e urbanizado ao             nais ligando cidades pequenas e médias em toda a Europa,
                                                             longo do tempo e que, portanto, já guardam características           e, nos últimos anos, a implantação de modelos de alta velo-         *Petras Amaral, chefe de negócios da Marcopolo Next,
                                                             troncais. Um bom exemplo é o VLT do Rio de Janeiro, im-              cidade tem avançado fortemente na China.                                 divisão de novos negócios da Marcopolo S/A
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