Page 19 - Revista EAA - Edição 89
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FERR
 FERROVIA    TECNOLOGIAOVIA    TECNOLOGIA


 FOTOS: DIVULGAÇÃO
































                                            Somente 13 regiões
                                   metropolitanas no País, de um
                                    total de 63 de médio e grande
                                      porte, contam com malhas
                                              metroferroviárias

 O potencial

 do transporte   futuro da mobilidade é multimodal e depende direta-  plantado com foco no fluxo de turistas durante os últimos   tura de alto custo, investimentos de longo prazo e com-
                                                                 Naturalmente, ferrovias em geral requerem infraestru-
           Jogos Olímpicos e que transporta atualmente cerca de 80
 mente da integração desses diferentes meios de trans-
 O porte terrestre. Nesse contexto, os trens se alinham   mil passageiros por dia.   prometimento dos Poderes Públicos. Mas as experiências
 metroferroviário  às tendências mundiais de mobilidade relacionadas à co-  Mas, para que isso aconteça e se concretize, é preciso   mundiais nos comprovam a viabilidade do retorno, com-
 no Brasil e na   nectividade e interoperabilidade entre modais, atendendo   que o sistema metroferroviário nacional seja repensado   pensada também pela longa duração dos materiais rodantes

                                                               e dos benefícios nos deslocamentos das populações.
           para atender adequadamente à crescente demanda da po-
 às várias necessidades no que se refere à qualidade de servi-
 América do Sul  ço, capacidade, distância e velocidade.   pulação. Apenas 13 regiões metropolitanas no País, de um   comparação com outros modais de transporte público co-
                                                                 Apesar de um Capex  alto, os VLTs, por exemplo, na
           total de 63 de médio e grande porte, contam com malhas
 No Brasil, o sistema metroferroviário apresenta grande
 potencial de crescimento, tanto para os segmentos urbanos   metroferroviárias. E, apesar de transportarem mais de 11   letivo, apresentam custos operacionais e de tarifa bastante
 Veículos sobre trilhos têm alta   e intercidades quanto para o turístico – apesar de estarmos   milhões de passageiros por dia, ainda assim, apresentam   competitivos, além de pontualidade, longa vida útil, confor-
 capacidade de transporte de   longe dos países em que esse modal já atua integrado ao   capacidade abaixo da demanda, segundo o estudo Setor   to e deslocamento seguro.
 passageiros se comparados com os   deslocamento diário de passageiros há décadas ou mesmo   Metroferroviário Brasileiro, da ANPTrilhos.  O Brasil dispõe de capacidade industrial instalada, exper-
 outros modais sobre rodas, e têm   séculos. Além de impulsionar a própria mobilidade, melho-  Veículos sobre trilhos têm alta capacidade de transporte   tise e tecnologia para avançar no transporte sobre trilhos. Aos
 uma vantagem: vão ao encontro da   rando substancialmente os grandes fluxos de pessoas nas   de passageiros (por área ocupada) se comparados com os   poucos, multiplicam-se projetos em diversas cidades, impul-
 mobilidade global, a eletrificação  áreas urbanas, as soluções metroferroviárias favorecem ati-  outros modais sobre rodas, e vão ao encontro de outra ten-  sionados por parcerias público-privadas. Essas oportunidades
 vidades econômicas em geral e, em especial, o turismo. No   dência da mobilidade global: a eletrificação.  não se limitam ao território brasileiro, e podemos, sim, atuar
 Petras Amaral*
 setor turístico, o trem, em si, já é uma atração.  O metrô de Londres começou a operar em 1863 e atu-  também como protagonistas no desenvolvimento do setor nos
 Aliás, os VLTs são soluções bem viáveis, pois aprovei-  almente cobre 402 quilômetros, conta com 207 estações e   países vizinhos, produzindo veículos com preços competitivos
 tam as vias já existentes, em especial avenidas, estradas e   faz 5 milhões de viagens por dia. Encontramos trens regio-  e qualidade equivalente à dos concorrentes internacionais. n
 rodovias que tiveram seu entorno ocupado e urbanizado ao   nais ligando cidades pequenas e médias em toda a Europa,
 longo do tempo e que, portanto, já guardam características   e, nos últimos anos, a implantação de modelos de alta velo-  *Petras Amaral, chefe de negócios da Marcopolo Next,
 troncais. Um bom exemplo é o VLT do Rio de Janeiro, im-  cidade tem avançado fortemente na China.  divisão de novos negócios da Marcopolo S/A
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