Page 19 - Revista EAA - Edição 89
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FERR
FERROVIA TECNOLOGIAOVIA TECNOLOGIA
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Somente 13 regiões
metropolitanas no País, de um
total de 63 de médio e grande
porte, contam com malhas
metroferroviárias
O potencial
do transporte futuro da mobilidade é multimodal e depende direta- plantado com foco no fluxo de turistas durante os últimos tura de alto custo, investimentos de longo prazo e com-
Naturalmente, ferrovias em geral requerem infraestru-
Jogos Olímpicos e que transporta atualmente cerca de 80
mente da integração desses diferentes meios de trans-
O porte terrestre. Nesse contexto, os trens se alinham mil passageiros por dia. prometimento dos Poderes Públicos. Mas as experiências
metroferroviário às tendências mundiais de mobilidade relacionadas à co- Mas, para que isso aconteça e se concretize, é preciso mundiais nos comprovam a viabilidade do retorno, com-
no Brasil e na nectividade e interoperabilidade entre modais, atendendo que o sistema metroferroviário nacional seja repensado pensada também pela longa duração dos materiais rodantes
e dos benefícios nos deslocamentos das populações.
para atender adequadamente à crescente demanda da po-
às várias necessidades no que se refere à qualidade de servi-
América do Sul ço, capacidade, distância e velocidade. pulação. Apenas 13 regiões metropolitanas no País, de um comparação com outros modais de transporte público co-
Apesar de um Capex alto, os VLTs, por exemplo, na
total de 63 de médio e grande porte, contam com malhas
No Brasil, o sistema metroferroviário apresenta grande
potencial de crescimento, tanto para os segmentos urbanos metroferroviárias. E, apesar de transportarem mais de 11 letivo, apresentam custos operacionais e de tarifa bastante
Veículos sobre trilhos têm alta e intercidades quanto para o turístico – apesar de estarmos milhões de passageiros por dia, ainda assim, apresentam competitivos, além de pontualidade, longa vida útil, confor-
capacidade de transporte de longe dos países em que esse modal já atua integrado ao capacidade abaixo da demanda, segundo o estudo Setor to e deslocamento seguro.
passageiros se comparados com os deslocamento diário de passageiros há décadas ou mesmo Metroferroviário Brasileiro, da ANPTrilhos. O Brasil dispõe de capacidade industrial instalada, exper-
outros modais sobre rodas, e têm séculos. Além de impulsionar a própria mobilidade, melho- Veículos sobre trilhos têm alta capacidade de transporte tise e tecnologia para avançar no transporte sobre trilhos. Aos
uma vantagem: vão ao encontro da rando substancialmente os grandes fluxos de pessoas nas de passageiros (por área ocupada) se comparados com os poucos, multiplicam-se projetos em diversas cidades, impul-
mobilidade global, a eletrificação áreas urbanas, as soluções metroferroviárias favorecem ati- outros modais sobre rodas, e vão ao encontro de outra ten- sionados por parcerias público-privadas. Essas oportunidades
vidades econômicas em geral e, em especial, o turismo. No dência da mobilidade global: a eletrificação. não se limitam ao território brasileiro, e podemos, sim, atuar
Petras Amaral*
setor turístico, o trem, em si, já é uma atração. O metrô de Londres começou a operar em 1863 e atu- também como protagonistas no desenvolvimento do setor nos
Aliás, os VLTs são soluções bem viáveis, pois aprovei- almente cobre 402 quilômetros, conta com 207 estações e países vizinhos, produzindo veículos com preços competitivos
tam as vias já existentes, em especial avenidas, estradas e faz 5 milhões de viagens por dia. Encontramos trens regio- e qualidade equivalente à dos concorrentes internacionais. n
rodovias que tiveram seu entorno ocupado e urbanizado ao nais ligando cidades pequenas e médias em toda a Europa,
longo do tempo e que, portanto, já guardam características e, nos últimos anos, a implantação de modelos de alta velo- *Petras Amaral, chefe de negócios da Marcopolo Next,
troncais. Um bom exemplo é o VLT do Rio de Janeiro, im- cidade tem avançado fortemente na China. divisão de novos negócios da Marcopolo S/A
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