Page 21 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    TECNOLOGIA



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 Níveis de   s sistemas de trens em todo o mundo têm muitas   podem ser automatizadas, com funções diferentes para
             Existem várias funções diferentes em um trem que
 diferenças em seus  projetos e  operações, entre
 automação   Oessas diferenças está o nível de automação. A   o maquinista em cada caso. A Associação Internacional
 tecnologia mais avançada disponível permite a operação
           do Transporte Público (UITP) fornece uma definição
 para operação   de trens sem pessoal a bordo, o que pode trazer uma sé-  padrão de níveis de automação, conforme englobado na
 rie de benefícios. Como resultado, isso está se tornando
           norma IEC 62267, com base em quatro critérios:
 automática    cada vez mais comum para sistemas de metrô (como o
 Metrô de Dubai), bem como para trens de carga (como
 de trens  o transporte de minério de Tom Price para o porto de   •  Colocação do trem
 Cape Lambert, na Austrália, pela Rio Tinto).
            em movimento;
 Porém, a decisão de implementar a operação sem condu-
 Tendências futuras e pesquisas   tor em um sistema ferroviário novo ou existente exige que os   •  Frenagem de um trem;
 indicam que a transferência   custos e benefícios sejam avaliados sistematicamente.
 de tecnologia pode acelerar   •  Fechamento de portas ou operações    Os níveis 3 e 4 correspondem à operação sem maquinista.
 o desenvolvimento de trens   Os níveis de automação  de carga e descarga;  No nível 4, o trem é totalmente automático
 automatizados, ajudando na   A operação automática de trens (ATO, acrônimo inglês
 operação sem maquinista  para Automatic  Train Operation) é um dispositivo de   •  Operação em caso
 aprimoramento de segurança operacional utilizado para    de interrupção.  Os níveis 1 e 2 requerem um maquinista a bordo, mas
 Fernando Damásio*  ajudar a automatizar a operação dos trens. Muitos siste-  incluem algum grau de proteção automática do trem
 mas  modernos  estão ligados ao  controle  automático  de     (ATP). O ATP é instalado para evitar colisões e aplicará
 trens (ATC, Automatic Train Control) e à proteção au-  Existem cinco níveis de automação de trens, do nível   automaticamente os freios se o trem passar por um si-
 tomática de trens (ATP, Automatic Train Protection). Os   zero, em que todas as suas funções são controladas por   nal vermelho ou estiver viajando muito rápido. O nível
 sistemas ATO, ATC e ATP trabalham juntos para manter   um maquinista, até o nível 4, onde o veículo é controlado   2 também inclui operação automática (ATO) para con-
 um trem dentro de uma tolerância definida de seu itinerário.  automaticamente sem nenhum funcionário a bordo:  trolar o movimento do trem durante a operação regular.
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