Page 23 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    TECNOLOGIA



                                                              A automação garante benefícios
 Os níveis 3 e 4 correspondem à operação de trem sem   •   Segurança: a automação de tarefas de direção
                                                              que vão da economia de energia
 maquinista (as funções ATP e ATO ainda fazem parte   rotineiras e de alto estresse aumenta a segurança
                                                              e segurança, à melhor gestão da frota
 do sistema). O nível 3 mantém um funcionário a bordo   do sistema, reduzindo o potencial de erro humano;
 para operar as portas e operações de carga e descarga,
 bem como para controlar o trem em caso de falha. No   •  Material rodante: mudanças mais suaves de aceleração   Conclusão
 nível 4, o trem é totalmente automático, pois todos os   em comparação com o controle manual podem   Muitos operadores ferroviários estão interessados   na
 quatro critérios podem ser executados sem a presença   aumentar a vida útil dos rolamentos e do equipamento   implementação do ATO nível 2, pois as operações de
 física de um humano a bordo. Os trens são monitorados   de tração e frenagem.  nível 3 e 4 requerem um investimento de capital ele-
 e controlados por funcionários baseados em um centro          vado em tecnologias de sinalização e controle, sistemas
 de controle remoto.                                           adicionais de comunicação e monitoramento, bem como
 Obstáculos à implementação                                    medidas para restringir o acesso às linhas e lidar com
 Os benefícios da operação    O primeiro grande custo de ATP nível 1 e 2 é a modifi-  eventos fora do curso. A decisão final dependerá muito
 automática de trens  cação ou substituição do material rodante e do sistema   das características específicas do sistema em questão.
 de sinalização. Além disso, para garantir os altos níveis       Há uma série de tendências futuras que podem inclinar
 Existem quatro vantagens principais da tecnologia:  de segurança associados à operação dos níveis 3 e 4, são   a balança para a adoção. Atualmente, existe uma quantida-
 necessários investimentos em comunicação em todos os          de significativa de trabalho de pesquisa e desenvolvimento
 •  Economia de energia: perfis de velocidade de trens   pontos da linha e um maior grau de segregação física   sendo realizado para veículos autônomos no setor automo-
 individuais podem ser controlados com precisão   entre os trilhos e o entorno dos trens, onde o motorista   tivo. As estradas são, por natureza, mais impactadas por
 para minimizar o consumo de energia, incluindo   possa reagir a eventos inesperados, como invasores, ár-  fatores externos do que os trilhos de trem, e muito desse
 otimização em tempo real para levar em consideração   vores caídas ou danos à infraestrutura.  trabalho é focado em melhorar os sistemas de detecção de
 mudanças dinâmicas;  Também tem havido oposição considerável  ao au-  risco. A transferência de tecnologia pode ter potencial para
 mento da automação pelos sindicatos, normalmente de-          acelerar o desenvolvimento e reduzir os custos desses sis-
 vido ao potencial de perda de empregos. O engajamento         temas para trens automatizados, por sua vez, ajudando a
 •  Capacidade da rede: melhor gestão da coordenação
 construtivo com os sindicatos é possível, com redistri-  A tecnologia dos automóveis pode ter potencial    adoção da operação sem maquinista.n
 da frota, aumento na frequência dos trens e
 buição dos trabalhadores para outras linhas ou funções e   para acelerar o desenvolvimento e reduzir os custos
 recuperação de atrasos;
 ofertas de aposentadoria antecipada.  desses sistemas para trens automatizados  Fernando Damasio, fundador da Skoods, Comunidade de Veículos Autônomos


























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