Page 23 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA TECNOLOGIA
A automação garante benefícios
Os níveis 3 e 4 correspondem à operação de trem sem • Segurança: a automação de tarefas de direção
que vão da economia de energia
maquinista (as funções ATP e ATO ainda fazem parte rotineiras e de alto estresse aumenta a segurança
e segurança, à melhor gestão da frota
do sistema). O nível 3 mantém um funcionário a bordo do sistema, reduzindo o potencial de erro humano;
para operar as portas e operações de carga e descarga,
bem como para controlar o trem em caso de falha. No • Material rodante: mudanças mais suaves de aceleração Conclusão
nível 4, o trem é totalmente automático, pois todos os em comparação com o controle manual podem Muitos operadores ferroviários estão interessados na
quatro critérios podem ser executados sem a presença aumentar a vida útil dos rolamentos e do equipamento implementação do ATO nível 2, pois as operações de
física de um humano a bordo. Os trens são monitorados de tração e frenagem. nível 3 e 4 requerem um investimento de capital ele-
e controlados por funcionários baseados em um centro vado em tecnologias de sinalização e controle, sistemas
de controle remoto. adicionais de comunicação e monitoramento, bem como
Obstáculos à implementação medidas para restringir o acesso às linhas e lidar com
Os benefícios da operação O primeiro grande custo de ATP nível 1 e 2 é a modifi- eventos fora do curso. A decisão final dependerá muito
automática de trens cação ou substituição do material rodante e do sistema das características específicas do sistema em questão.
de sinalização. Além disso, para garantir os altos níveis Há uma série de tendências futuras que podem inclinar
Existem quatro vantagens principais da tecnologia: de segurança associados à operação dos níveis 3 e 4, são a balança para a adoção. Atualmente, existe uma quantida-
necessários investimentos em comunicação em todos os de significativa de trabalho de pesquisa e desenvolvimento
• Economia de energia: perfis de velocidade de trens pontos da linha e um maior grau de segregação física sendo realizado para veículos autônomos no setor automo-
individuais podem ser controlados com precisão entre os trilhos e o entorno dos trens, onde o motorista tivo. As estradas são, por natureza, mais impactadas por
para minimizar o consumo de energia, incluindo possa reagir a eventos inesperados, como invasores, ár- fatores externos do que os trilhos de trem, e muito desse
otimização em tempo real para levar em consideração vores caídas ou danos à infraestrutura. trabalho é focado em melhorar os sistemas de detecção de
mudanças dinâmicas; Também tem havido oposição considerável ao au- risco. A transferência de tecnologia pode ter potencial para
mento da automação pelos sindicatos, normalmente de- acelerar o desenvolvimento e reduzir os custos desses sis-
vido ao potencial de perda de empregos. O engajamento temas para trens automatizados, por sua vez, ajudando a
• Capacidade da rede: melhor gestão da coordenação
construtivo com os sindicatos é possível, com redistri- A tecnologia dos automóveis pode ter potencial adoção da operação sem maquinista.n
da frota, aumento na frequência dos trens e
buição dos trabalhadores para outras linhas ou funções e para acelerar o desenvolvimento e reduzir os custos
recuperação de atrasos;
ofertas de aposentadoria antecipada. desses sistemas para trens automatizados Fernando Damasio, fundador da Skoods, Comunidade de Veículos Autônomos
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