Page 22 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    TECNOLOGIA



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            Os níveis 3 e 4 correspondem à operação de trem sem   •   Segurança: a automação de tarefas de direção
                                                                                                                                                                                     que vão da economia de energia
          maquinista (as funções ATP e ATO ainda fazem parte   rotineiras e de alto estresse aumenta a segurança
                                                                                                                                                                                     e segurança, à melhor gestão da frota
          do sistema). O nível 3 mantém um funcionário a bordo   do sistema, reduzindo o potencial de erro humano;
          para operar as portas e operações de carga e descarga,
          bem como para controlar o trem em caso de falha. No   •  Material rodante: mudanças mais suaves de aceleração                                                               Conclusão
          nível 4, o trem é totalmente automático, pois todos os   em comparação com o controle manual podem                                                                            Muitos operadores ferroviários estão interessados   na
          quatro critérios podem ser executados sem a presença   aumentar a vida útil dos rolamentos e do equipamento                                                                 implementação do ATO nível 2, pois as operações de
          física de um humano a bordo. Os trens são monitorados   de tração e frenagem.                                                                                               nível 3 e 4 requerem um investimento de capital ele-
          e controlados por funcionários baseados em um centro                                                                                                                        vado em tecnologias de sinalização e controle, sistemas
          de controle remoto.                                                                                                                                                         adicionais de comunicação e monitoramento, bem como
                                                             Obstáculos à implementação                                                                                               medidas para restringir o acesso às linhas e lidar com
          Os benefícios da operação                          O primeiro grande custo de ATP nível 1 e 2 é a modifi-                                                                   eventos fora do curso. A decisão final dependerá muito
          automática de trens                                cação ou substituição do material rodante e do sistema                                                                   das características específicas do sistema em questão.
                                                             de sinalização. Além disso, para garantir os altos níveis                                                                  Há uma série de tendências futuras que podem inclinar
          Existem quatro vantagens principais da tecnologia:  de segurança associados à operação dos níveis 3 e 4, são                                                                a balança para a adoção. Atualmente, existe uma quantida-
                                                             necessários investimentos em comunicação em todos os                                                                     de significativa de trabalho de pesquisa e desenvolvimento
          •  Economia de energia: perfis de velocidade de trens   pontos da linha e um maior grau de segregação física                                                                sendo realizado para veículos autônomos no setor automo-
           individuais podem ser controlados com precisão    entre os trilhos e o entorno dos trens, onde o motorista                                                                 tivo. As estradas são, por natureza, mais impactadas por
           para minimizar o consumo de energia, incluindo    possa reagir a eventos inesperados, como invasores, ár-                                                                  fatores externos do que os trilhos de trem, e muito desse
           otimização em tempo real para levar em consideração   vores caídas ou danos à infraestrutura.                                                                              trabalho é focado em melhorar os sistemas de detecção de
           mudanças dinâmicas;                                  Também tem havido oposição considerável  ao au-                                                                       risco. A transferência de tecnologia pode ter potencial para
                                                             mento da automação pelos sindicatos, normalmente de-                                                                     acelerar o desenvolvimento e reduzir os custos desses sis-
                                                             vido ao potencial de perda de empregos. O engajamento                                                                    temas para trens automatizados, por sua vez, ajudando a
          •  Capacidade da rede: melhor gestão da coordenação
                                                             construtivo com os sindicatos é possível, com redistri-              A tecnologia dos automóveis pode ter potencial      adoção da operação sem maquinista.n
           da frota, aumento na frequência dos trens e
                                                             buição dos trabalhadores para outras linhas ou funções e             para acelerar o desenvolvimento e reduzir os custos
           recuperação de atrasos;
                                                             ofertas de aposentadoria antecipada.                                 desses sistemas para trens automatizados            Fernando Damasio, fundador da Skoods, Comunidade de Veículos Autônomos


























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