Page 25 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    TECNOLOGIA



 FOTOS: DIVULGAÇÃO                                           A locomotiva movida a bateria

                                                              já está em fase de testes na maior
                                                             ferrovia dos EstadosUnidos, a BNSF





































 Mudando

 o curso    o lado de fora, a locomotiva que percorre os trilhos   ambiental das emissões ao longo da rota de maneira efi-  a composição da locomotiva”, afirma Alan Hamilton. “Essa

                                                               tecnologia funciona de maneira muito semelhante à forma
           ciente, enquanto melhora a economia de combustível entre
 da BNSF Railroad, na Califórnia, Estados Unidos,
 das emissões:    Dse parece quase como qualquer outra. É no detalhe   10% e 30% para todo o conjunto. O teste-piloto vai até o   como os veículos elétricos usam a frenagem regenerativa. É
                                                               um passo significativo para a indústria ferroviária, e mudará
 que as coisas mudam. Não há motor. Nem combustível.
           final de março de 2021. Se o piloto inicial for bem-sucedi-
 a locomotiva   Nem emissão de grandes ruídos.  do, a BNSF buscará expandir os testes para outros locais e   o curso para um transporte ainda mais limpo e eficiente em
           condições de operação em seu sistema.
 Em vez disso, há uma sala silenciosa com ar-condicio-
                                                               termos de energia.”
 elétrica    nado que se assemelha com o interior de um data center de   teria, porque, como relata Alan Hamilton, vice-presidente  Sustentabilidade
             Esse é o momento certo para locomotivas movidas a ba-
 computação. A parte mais importante são as cerca de 20
 a bateria    mil baterias que compõem a locomotiva.  de engenharia da empresa “A locomotiva precisava se tornar  e descarbonização
 A Wabtec Corporation fez da descarbonização da ope-
                                                               A companhia está comprometida com a criação de valor
           ainda mais inteligente para seu valor ir cada vez mais longe.”
 nos trilhos  ração ferroviária e otimização da eficiência nos trilhos um   O que houve foi um desenvolvimento lógico do trabalho que   sustentável. O propósito da empresa é contribuir para
           já vinha sendo feito há décadas: melhorar a transferência de
                                                               um mundo melhor por meio de soluções que minimi-
 de seus principais objetivos, e o lançamento de sua locomo-
 tiva elétrica a bateria celebra um importante caminho nessa   energia de forma mais eficiente, desenvolver um software que   zem o impacto da cadeia de produção no meio ambiente
 A expectativa é a de que a   jornada sustentável.  atua como um operador de controle inteligente e aproveitar   e com o desenvolvimento de soluções e tecnologias de
 locomotiva a bateria reduza o   A nova locomotiva movida a bateria já está se movi-  as grandes melhorias do armazenamento de energia.  transporte sustentáveis.
 impacto ambiental das emissões ao   mentando em fase de testes na maior ferrovia dos Estados   A locomotiva a bateria apresenta um sistema geral de   O pioneirismo do desenvolvimento da locomotiva a
 longo da rota, além de melhorar a   Unidos, a BNSF, e percorrendo o trecho entre as cidades   gerenciamento de energia, incluindo armazenamento de   bateria exemplifica a estratégia e os compromissos da em-
 economia de combustível para todo   de Barstow e Stockton. Situada em uma composição entre   energia a bordo que, quando acoplado a controles avança-  presa em reduzir as emissões de poluentes e construir um
 o conjunto  duas locomotivas Tier 4, criando uma composição híbrida.   dos de otimização do sistema, melhorará o desempenho do   impacto sustentável na operação ferroviária. n
 Quando for operada na linha principal, as locomotivas a   trem e da composição.
 Daniela Ornelas*
 bateria e a diesel fornecerão energia ao trem.   “A FLXdrive é a primeira locomotiva elétrica a bateria
 Espera-se que a locomotiva a bateria reduza o impacto   do mundo que otimiza a utilização total de energia de toda   *Daniela Ornelas é diretora de Produtos e Engenharia na WABTEC
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