Page 20 - Revista EAA - Edição 89
P. 20
FERROVIA TECNOLOGIA
ISTOCKPHOTO
Níveis de s sistemas de trens em todo o mundo têm muitas podem ser automatizadas, com funções diferentes para
Existem várias funções diferentes em um trem que
diferenças em seus projetos e operações, entre
automação Oessas diferenças está o nível de automação. A o maquinista em cada caso. A Associação Internacional
tecnologia mais avançada disponível permite a operação
do Transporte Público (UITP) fornece uma definição
para operação de trens sem pessoal a bordo, o que pode trazer uma sé- padrão de níveis de automação, conforme englobado na
rie de benefícios. Como resultado, isso está se tornando
norma IEC 62267, com base em quatro critérios:
automática cada vez mais comum para sistemas de metrô (como o
Metrô de Dubai), bem como para trens de carga (como
de trens o transporte de minério de Tom Price para o porto de • Colocação do trem
Cape Lambert, na Austrália, pela Rio Tinto).
em movimento;
Porém, a decisão de implementar a operação sem condu-
Tendências futuras e pesquisas tor em um sistema ferroviário novo ou existente exige que os • Frenagem de um trem;
indicam que a transferência custos e benefícios sejam avaliados sistematicamente.
de tecnologia pode acelerar • Fechamento de portas ou operações Os níveis 3 e 4 correspondem à operação sem maquinista.
o desenvolvimento de trens Os níveis de automação de carga e descarga; No nível 4, o trem é totalmente automático
automatizados, ajudando na A operação automática de trens (ATO, acrônimo inglês
operação sem maquinista para Automatic Train Operation) é um dispositivo de • Operação em caso
aprimoramento de segurança operacional utilizado para de interrupção. Os níveis 1 e 2 requerem um maquinista a bordo, mas
Fernando Damásio* ajudar a automatizar a operação dos trens. Muitos siste- incluem algum grau de proteção automática do trem
mas modernos estão ligados ao controle automático de (ATP). O ATP é instalado para evitar colisões e aplicará
trens (ATC, Automatic Train Control) e à proteção au- Existem cinco níveis de automação de trens, do nível automaticamente os freios se o trem passar por um si-
tomática de trens (ATP, Automatic Train Protection). Os zero, em que todas as suas funções são controladas por nal vermelho ou estiver viajando muito rápido. O nível
sistemas ATO, ATC e ATP trabalham juntos para manter um maquinista, até o nível 4, onde o veículo é controlado 2 também inclui operação automática (ATO) para con-
um trem dentro de uma tolerância definida de seu itinerário. automaticamente sem nenhum funcionário a bordo: trolar o movimento do trem durante a operação regular.
20 janeiro/fevereiro/março janeiro/fevereiro/março 21