Page 20 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    TECNOLOGIA



         ISTOCKPHOTO









































          Níveis de                                                 s sistemas de trens em todo o mundo têm muitas                podem ser automatizadas, com funções diferentes para
                                                                                                                                     Existem várias funções diferentes em um trem que
                                                                    diferenças em seus  projetos e  operações, entre
          automação                                          Oessas diferenças está o nível de automação. A                       o maquinista em cada caso. A Associação Internacional
                                                             tecnologia mais avançada disponível permite a operação
                                                                                                                                  do Transporte Público (UITP) fornece uma definição
          para operação                                      de trens sem pessoal a bordo, o que pode trazer uma sé-              padrão de níveis de automação, conforme englobado na
                                                             rie de benefícios. Como resultado, isso está se tornando
                                                                                                                                  norma IEC 62267, com base em quatro critérios:
          automática                                         cada vez mais comum para sistemas de metrô (como o
                                                             Metrô de Dubai), bem como para trens de carga (como
          de trens                                           o transporte de minério de Tom Price para o porto de                 •  Colocação do trem
                                                             Cape Lambert, na Austrália, pela Rio Tinto).
                                                                                                                                   em movimento;
                                                                Porém, a decisão de implementar a operação sem condu-
          Tendências futuras e pesquisas                     tor em um sistema ferroviário novo ou existente exige que os         •  Frenagem de um trem;
          indicam que a transferência                        custos e benefícios sejam avaliados sistematicamente.
          de tecnologia pode acelerar                                                                                             •  Fechamento de portas ou operações                Os níveis 3 e 4 correspondem à operação sem maquinista.
          o desenvolvimento de trens                         Os níveis de automação                                                de carga e descarga;                               No nível 4, o trem é totalmente automático
          automatizados, ajudando na                         A operação automática de trens (ATO, acrônimo inglês
          operação sem maquinista                            para Automatic  Train Operation) é um dispositivo de                 •  Operação em caso
                                                             aprimoramento de segurança operacional utilizado para                  de interrupção.                                     Os níveis 1 e 2 requerem um maquinista a bordo, mas
          Fernando Damásio*                                  ajudar a automatizar a operação dos trens. Muitos siste-                                                                 incluem algum grau de proteção automática do trem
                                                             mas  modernos  estão ligados ao  controle  automático  de                                                                (ATP). O ATP é instalado para evitar colisões e aplicará
                                                             trens (ATC, Automatic Train Control) e à proteção au-                   Existem cinco níveis de automação de trens, do nível   automaticamente os freios se o trem passar por um si-
                                                             tomática de trens (ATP, Automatic Train Protection). Os              zero, em que todas as suas funções são controladas por   nal vermelho ou estiver viajando muito rápido. O nível
                                                             sistemas ATO, ATC e ATP trabalham juntos para manter                 um maquinista, até o nível 4, onde o veículo é controlado   2 também inclui operação automática (ATO) para con-
                                                             um trem dentro de uma tolerância definida de seu itinerário.         automaticamente sem nenhum funcionário a bordo:     trolar o movimento do trem durante a operação regular.
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