Page 24 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    TECNOLOGIA



        FOTOS: DIVULGAÇÃO                                                                                                                                                           A locomotiva movida a bateria

                                                                                                                                                                                     já está em fase de testes na maior
                                                                                                                                                                                    ferrovia dos EstadosUnidos, a BNSF





































          Mudando

          o curso                                                  o lado de fora, a locomotiva que percorre os trilhos           ambiental das emissões ao longo da rota de maneira efi-  a composição da locomotiva”, afirma Alan Hamilton. “Essa

                                                                                                                                                                                      tecnologia funciona de maneira muito semelhante à forma
                                                                                                                                  ciente, enquanto melhora a economia de combustível entre
                                                                   da BNSF Railroad, na Califórnia, Estados Unidos,
          das emissões:                                     Dse parece quase como qualquer outra. É no detalhe                    10% e 30% para todo o conjunto. O teste-piloto vai até o   como os veículos elétricos usam a frenagem regenerativa. É
                                                                                                                                                                                      um passo significativo para a indústria ferroviária, e mudará
                                                             que as coisas mudam. Não há motor. Nem combustível.
                                                                                                                                  final de março de 2021. Se o piloto inicial for bem-sucedi-
          a locomotiva                                       Nem emissão de grandes ruídos.                                       do, a BNSF buscará expandir os testes para outros locais e   o curso para um transporte ainda mais limpo e eficiente em
                                                                                                                                  condições de operação em seu sistema.
                                                                Em vez disso, há uma sala silenciosa com ar-condicio-
                                                                                                                                                                                      termos de energia.”
          elétrica                                           nado que se assemelha com o interior de um data center de            teria, porque, como relata Alan Hamilton, vice-presidente  Sustentabilidade
                                                                                                                                     Esse é o momento certo para locomotivas movidas a ba-
                                                             computação. A parte mais importante são as cerca de 20
          a bateria                                          mil baterias que compõem a locomotiva.                               de engenharia da empresa “A locomotiva precisava se tornar  e descarbonização
                                                                A Wabtec Corporation fez da descarbonização da ope-
                                                                                                                                                                                      A companhia está comprometida com a criação de valor
                                                                                                                                  ainda mais inteligente para seu valor ir cada vez mais longe.”
          nos trilhos                                        ração ferroviária e otimização da eficiência nos trilhos um          O que houve foi um desenvolvimento lógico do trabalho que   sustentável. O propósito da empresa é contribuir para
                                                                                                                                  já vinha sendo feito há décadas: melhorar a transferência de
                                                                                                                                                                                      um mundo melhor por meio de soluções que minimi-
                                                             de seus principais objetivos, e o lançamento de sua locomo-
                                                             tiva elétrica a bateria celebra um importante caminho nessa          energia de forma mais eficiente, desenvolver um software que   zem o impacto da cadeia de produção no meio ambiente
          A expectativa é a de que a                         jornada sustentável.                                                 atua como um operador de controle inteligente e aproveitar   e com o desenvolvimento de soluções e tecnologias de
          locomotiva a bateria reduza o                         A nova locomotiva movida a bateria já está se movi-               as grandes melhorias do armazenamento de energia.   transporte sustentáveis.
          impacto ambiental das emissões ao                  mentando em fase de testes na maior ferrovia dos Estados                A locomotiva a bateria apresenta um sistema geral de   O pioneirismo do desenvolvimento da locomotiva a
          longo da rota, além de melhorar a                  Unidos, a BNSF, e percorrendo o trecho entre as cidades              gerenciamento de energia, incluindo armazenamento de   bateria exemplifica a estratégia e os compromissos da em-
          economia de combustível para todo                  de Barstow e Stockton. Situada em uma composição entre               energia a bordo que, quando acoplado a controles avança-  presa em reduzir as emissões de poluentes e construir um
          o conjunto                                         duas locomotivas Tier 4, criando uma composição híbrida.             dos de otimização do sistema, melhorará o desempenho do   impacto sustentável na operação ferroviária. n
                                                             Quando for operada na linha principal, as locomotivas a              trem e da composição.
          Daniela Ornelas*
                                                             bateria e a diesel fornecerão energia ao trem.                          “A FLXdrive é a primeira locomotiva elétrica a bateria
                                                                Espera-se que a locomotiva a bateria reduza o impacto             do mundo que otimiza a utilização total de energia de toda   *Daniela Ornelas é diretora de Produtos e Engenharia na WABTEC
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