Page 24 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA TECNOLOGIA
FOTOS: DIVULGAÇÃO A locomotiva movida a bateria
já está em fase de testes na maior
ferrovia dos EstadosUnidos, a BNSF
Mudando
o curso o lado de fora, a locomotiva que percorre os trilhos ambiental das emissões ao longo da rota de maneira efi- a composição da locomotiva”, afirma Alan Hamilton. “Essa
tecnologia funciona de maneira muito semelhante à forma
ciente, enquanto melhora a economia de combustível entre
da BNSF Railroad, na Califórnia, Estados Unidos,
das emissões: Dse parece quase como qualquer outra. É no detalhe 10% e 30% para todo o conjunto. O teste-piloto vai até o como os veículos elétricos usam a frenagem regenerativa. É
um passo significativo para a indústria ferroviária, e mudará
que as coisas mudam. Não há motor. Nem combustível.
final de março de 2021. Se o piloto inicial for bem-sucedi-
a locomotiva Nem emissão de grandes ruídos. do, a BNSF buscará expandir os testes para outros locais e o curso para um transporte ainda mais limpo e eficiente em
condições de operação em seu sistema.
Em vez disso, há uma sala silenciosa com ar-condicio-
termos de energia.”
elétrica nado que se assemelha com o interior de um data center de teria, porque, como relata Alan Hamilton, vice-presidente Sustentabilidade
Esse é o momento certo para locomotivas movidas a ba-
computação. A parte mais importante são as cerca de 20
a bateria mil baterias que compõem a locomotiva. de engenharia da empresa “A locomotiva precisava se tornar e descarbonização
A Wabtec Corporation fez da descarbonização da ope-
A companhia está comprometida com a criação de valor
ainda mais inteligente para seu valor ir cada vez mais longe.”
nos trilhos ração ferroviária e otimização da eficiência nos trilhos um O que houve foi um desenvolvimento lógico do trabalho que sustentável. O propósito da empresa é contribuir para
já vinha sendo feito há décadas: melhorar a transferência de
um mundo melhor por meio de soluções que minimi-
de seus principais objetivos, e o lançamento de sua locomo-
tiva elétrica a bateria celebra um importante caminho nessa energia de forma mais eficiente, desenvolver um software que zem o impacto da cadeia de produção no meio ambiente
A expectativa é a de que a jornada sustentável. atua como um operador de controle inteligente e aproveitar e com o desenvolvimento de soluções e tecnologias de
locomotiva a bateria reduza o A nova locomotiva movida a bateria já está se movi- as grandes melhorias do armazenamento de energia. transporte sustentáveis.
impacto ambiental das emissões ao mentando em fase de testes na maior ferrovia dos Estados A locomotiva a bateria apresenta um sistema geral de O pioneirismo do desenvolvimento da locomotiva a
longo da rota, além de melhorar a Unidos, a BNSF, e percorrendo o trecho entre as cidades gerenciamento de energia, incluindo armazenamento de bateria exemplifica a estratégia e os compromissos da em-
economia de combustível para todo de Barstow e Stockton. Situada em uma composição entre energia a bordo que, quando acoplado a controles avança- presa em reduzir as emissões de poluentes e construir um
o conjunto duas locomotivas Tier 4, criando uma composição híbrida. dos de otimização do sistema, melhorará o desempenho do impacto sustentável na operação ferroviária. n
Quando for operada na linha principal, as locomotivas a trem e da composição.
Daniela Ornelas*
bateria e a diesel fornecerão energia ao trem. “A FLXdrive é a primeira locomotiva elétrica a bateria
Espera-se que a locomotiva a bateria reduza o impacto do mundo que otimiza a utilização total de energia de toda *Daniela Ornelas é diretora de Produtos e Engenharia na WABTEC
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