Page 28 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    TECNOLOGIA




                                                                Dessa visão, trazemos a linha do serviço proposto
                                                             nesta matéria. Focando em atividades de monitoramento
                                                             desses cenários, com objetivo de acompanhar sua evolu-
                                                             ção e definindo níveis de atuação conforme as condições
                                                             de avanço dos riscos à estrutura, tudo isso em conjunto
                                                             com a concessionária de gatilhos para atendimento pre-
                                                             ditivo, preventivo e emergencial, é visada a possibilidade
                                                             da equipe de manutenção de via atuar no momento que
                                                             melhor convier sua estratégia.
                                                                Aqui também temos por finalidade abordar a evolu-
                                                             ção nos sensores atualmente em uso nas ferrovias, pro-
                                                             pondo uma nova linha de atividade de manutenção para
                                                                                                                                                                                     Imagem 5: detalhes da proposta de sensoriamento em campo
                                                             este que é um dos pilares da ferrovia.
                                                                Atualmente, o plano de manutenção de via permanente               ciais, que os sensores em campo tenham como alvo a co-
                                                             é embasado sobre o retorno de diversos modelos de inspe-             municação direta para a composição ferroviária, estudou-se
                                                             ção, podendo ser citados como exemplo o serviço prestado             um modelo  de modulação  do sinal do  rádio que supere
                                                             pelo ronda de linha ou por meios mecanizados, como car-              algumas dificuldades, como variáveis climáticas, túneis,
                                                             ro-controle e ultrassom, entre outros recurso que realizam           relevo geográfico ou encostas, garantindo a comunicação
                                                             o levantamento de anomalias e geram banco de dados para              efetiva e evitando, assim, catástrofes ferroviárias.
                                                             a engenharia direcionar a manutenção. Entretanto, diante a              Para tornar  o  serviço  ainda  mais  robusto, considera-
                                                             extensão da linha e disponibilidade dessas inspeções, alguns         mos agregar valor às informações de campo. Com o uso de
            Imagem 3: danos causados devido a obstrução em bueiros  pontos frágeis podem vir a surpreender a operação, como       inteligência artificial e leitura de eventos climáticos obti-
                      Fonte: Acervo SAE BRASIL Mentoria Ferroviária  evidenciado anteriormente.                                   dos através de serviços atuais de monitoramento de clima
                                                                Adotando-se sensores conectados por meios de comu-                e tempo, é possível prover maior ou menor relevância ao
                                                             nicação sem fio, através de sinais digitais de rádio e sensores      imediatismo na tomada de decisão, destacando para todos
                                                             em estado sólido, como giroscópios, acelerômetros, pluviô-           os envolvidos os itens de maior relevância.
                                     Imagem 4: escorregamento    metros e outros sensores com níveis de precisão desenvol-           O esquema a seguir mostra uma evolução do contexto
                   parcial devido a danos na parte interna do bueiro  vidos especificamente para esses fins, foram inseridos nos   geral da proposta do serviço. A coleta de informações para   Imagem 7: cenário crítico de escorregamento de materiais
                      Fonte: Acervo SAE BRASIL Mentoria Ferroviária                                                                                                                               Fonte: Acervo SAE BRASIL Mentoria Ferroviária
                                                             produtos visando a confiabilidade nas operações. O avanço            a constituição de um histórico, análise e composição de um
                                                             na eletrônica ainda proporciona condição de consumo de               procedimento para que o entendimento de causa do movi-
                                                             energia cada vez mais reduzido, eliminando a necessidade             mento dos terrenos seja entendido e controlado.     clusiva para o atendimento de uma concessionária, com
                                                             de geradores fotovoltaicos robustos e dando espaço a pro-               Outro cuidado adotado foi a construção dessa solução   projeção de expansão para outros modais, como o rodovi-
                                                             tótipos de baterias com alta concentração de energia, que            unindo as informações num servidor Tipo API (Appli-  ário, por exemplo.
                                                             sustentam equipamentos com vida muito longa.                         cation Programming Interface), que, respeitados os níveis   Entendendo o passivo de atuação no setor, esse estudo
                                                                A informação proveniente do campo tem como fim                    corretos de acordo, permitem o trânsito de informações   tem como proposta possibilitar às operadoras ferroviárias a
                                                             ser disponibilizada no Centro de Inteligência da conces-             entre duas plataformas, para que essa solução não seja ex-  condição de definição de pontos de atuação conforme sua
                                                             sionária, normalmente a engenharia da área responsável                                                                   severidade, conciliando o plano estratégico plurianual de
                                                             pela manutenção do sistema, que detém conhecimento dos                           Imagem 6: esquema operacional do serviço de   manutenção com o monitoramento e a atuação imediata
                                                                                                                                                 monitoramento e operação de anomalias
                                                             históricos e das estatísticas do sistema. Dessa forma, a co-                                                             em pontos que acabaram desviando os planos e se tornando
                                                             nexão entre todas essas leituras precisa estar disponível e                                                              emergenciais, mas ainda com o conforto do monitoramento
                                                             em tempo real, nesse caso, para a engenharia de via, que faz                                                             e a certeza da eliminação de condições catastróficas, confor-
                                                             a interface com os profissionais habilitados para a tomada                                                               me observado na imagem final desta matéria, tão onerosos às
                                                             de  decisão,  podendo  ser  eles  geógrafos,  engenheiros  res-                                                          companhias e prejudiciais à logística brasileira. n
                                                             ponsáveis pela segurança da via, engenheiros de operação e
                                                             apoios gerais da logística.
                                                                Com base nisso, cuidou-se para que o protótipo dese-                                                                           *Maximiliano Cardoso é gerente de Engenharia, Planejamento
                                                             nhado tenha conectividade para atender condições de co-                                                                                  e Execução de manutenção de tecnologia Operacional
                                                             municação em grandes centros, através de redes celulares,                                                                          da Rumo Logística e membro da SAE Mentoria Ferroviária;
                                                             bem como em áreas rurais, onde a comunicação satelital                                                                                        Edson Seigi Simizo é gerente da Engenharia
                                                             toma a frente. De toda forma, ainda para casos emergen-                                                                                       de Produto da Cerruns Indústria e Comércio
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