Page 27 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA TECNOLOGIA
ferroviária, sobre a qual é construída a superestrutura da
ISTOCKPHOTOS via permanente de fato. Pode-se entender por conjunto de
obras a abertura do traçado ferroviário, o estudo, a drena-
gem e a compactação do solo, os serviços de terraplenagem,
a construção de aterros e demais elementos que se façam
necessários, como ilustrado na imagem a seguir:
Tabela 1: levantamento de desvios
sobre escorregamento de materiais em aterro
Fonte: Acervo SAE BRASIL Mentoria Ferroviária
Esses eventos podem ser mais bem entendidos através
da ilustração a seguir, na qual observamos uma imagem
em perfil da via. Nesta ilustração, trazemos um exemplo
em que, por algum motivo, podendo ser ele um turbilhão
de água, materiais carregados por chuva, prensamento da
tubulação, dentre outros, há obstrução do fluxo de água
amontante. Ela acaba sendo represada, e, na busca por um
caminho de escoamento, essa água vai percolar pelo inte-
rior do aterro, podendo causar desde pequenos recalques a
rupturas catastróficas.
Tecnologia agregada
para novos horizontes na Imagem 1: infraestrutura ferroviária
manutenção de via permanente Fonte: Acervo SAE BRASIL Mentoria Ferroviária
No Brasil, o tema ferrovia vem ganhando proporções notórias e atraindo, Por sua vez, a superestrutura da via permanente englo-
ano após ano, o desenvolvimento de indústrias para fortalecer o setor ba o conjunto das partes que oferece diretamente condição
de rolagem dos veículos ferroviários sobre a via, sendo esse
Maximiliano Cardoso e Edson Seigi Simizo* conjunto constituído pela camada superior de brita, o se-
quenciamento de dormentes, placas de apoio, trilhos e as
avia tempo que a indústria ferroviária não observava expansão de pátios de cruzamento. Essas melhorias levam fixações entre trilhos e dormentes.
tamanha exposição. Não se pode negar que a evo- a uma maior capacidade de escoamento e reduzem os cus- Dado o entendimento da diferença nos ativos de via,
Hlução tecnológica que temos observado avançar em tos logísticos, além de reduzir a emissão de carbono prove- passamos o foco para a compreensão das condições adversas Imagem 2: ilustração de represamento de água amontante
diversos outros setores vem, da mesma forma, fortalecendo niente da queima do diesel, principal fonte energética ainda que ocorrem nesse cenário. Com o intuito de desenvolver Fonte: Acervo SAE BRASIL Mentoria Ferroviária
este avanço e, assim, permitindo aplicações antes inviáveis. utilizada nas ferrovias brasileiras de carga. formas de monitoramento preditivo e orientativo voltados
As técnicas aqui abordadas têm como foco explorar os Ainda com todos os avanços, diversos setores permane- a evitar interrupção da circulação, a estratégia inicial indica
avanços obtidos na área de energia, eletrônica, conectivida- cem convivendo com inúmeros problemas reais, que limi- que, primeiramente, faria sentido monitorar a infraestru- Trazendo exemplos reais, podemos ver esse mesmo efei-
de e inteligência artificial, trazendo benefício às operadoras tam ou, por vezes, vêm a interromper a circulação, causando tura de via, uma vez que danos notados na superestrutura to na prática, sendo causado por uma condição de obstru-
ferroviárias e com grande possibilidade de reaplicação em transtornos à logística. seriam reflexos de falhas em sua infraestrutura, ou seja, para ção de um bueiro e consequente catástrofe, com completa
demais setores logísticos. Um dos cenários mais controversos que comprometem algum dano perceptível na via permanente, existe alguma remoção da plataforma ferroviária no trecho de água repre-
Nos últimos 10 anos, o setor vem sendo fomentado a circulação é gerado por problemas que afetam a via per- estrutura inferior colapsando. Podemos observar a seguir sada conforme a imagem abaixo. Num segundo exemplo,
tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada, o manente, mais especificamente sua infraestrutura. um breve resumo desses desvios, aplicados diretamente à outra imagem real com escorregamento parcial do aterro
que levou a uma série de incrementos, como renovação de Entende-se por infraestrutura da via permanente todo plataforma de via quanto a escorregamento de materiais, devido a danos causados na parte interna do bueiro, que
frotas, recuperação de diversos trechos de via, duplicações e o conjunto de obras e técnicas que sustentam a plataforma suas causas e consequências: culminaram na interrupção do tráfego.
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