Page 27 - Revista EAA - Edição 89
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FERROVIA    TECNOLOGIA




           ferroviária, sobre a qual é construída a superestrutura da
 ISTOCKPHOTOS  via permanente de fato. Pode-se entender por conjunto de
           obras a abertura do traçado ferroviário, o estudo, a drena-
           gem e a compactação do solo, os serviços de terraplenagem,
           a construção de aterros e demais elementos que se façam
           necessários, como ilustrado na imagem a seguir:



                                                                                    Tabela 1: levantamento de desvios
                                                                           sobre escorregamento de materiais em aterro
                                                                           Fonte: Acervo SAE BRASIL Mentoria Ferroviária


                                                                 Esses eventos podem ser mais bem entendidos através
                                                               da ilustração a seguir, na qual observamos uma imagem
                                                               em perfil da via. Nesta ilustração, trazemos um exemplo
                                                               em que, por algum motivo, podendo ser ele um turbilhão
                                                               de água, materiais carregados por chuva, prensamento da
                                                               tubulação, dentre outros, há obstrução do fluxo de água
                                                               amontante. Ela acaba sendo represada, e, na busca por um
                                                               caminho de escoamento, essa água vai percolar pelo inte-
                                                               rior do aterro, podendo causar desde pequenos recalques a
                                                               rupturas catastróficas.

 Tecnologia agregada

 para novos horizontes na      Imagem 1: infraestrutura ferroviária

 manutenção de via permanente  Fonte: Acervo SAE BRASIL Mentoria Ferroviária




 No Brasil, o tema ferrovia vem ganhando proporções notórias e atraindo,    Por sua vez, a superestrutura da via permanente englo-
 ano após ano, o desenvolvimento de indústrias para fortalecer o setor  ba o conjunto das partes que oferece diretamente condição
           de rolagem dos veículos ferroviários sobre a via, sendo esse
 Maximiliano Cardoso e Edson Seigi Simizo*  conjunto constituído pela camada superior de brita, o se-
           quenciamento de dormentes, placas de apoio, trilhos e as
 avia tempo que a indústria ferroviária não observava   expansão de pátios de cruzamento. Essas melhorias levam   fixações entre trilhos e dormentes.
 tamanha exposição. Não se pode negar que a evo-  a uma maior capacidade de escoamento e reduzem os cus-  Dado o entendimento da diferença nos ativos de via,
 Hlução tecnológica que temos observado avançar em   tos logísticos, além de reduzir a emissão de carbono prove-  passamos o foco para a compreensão das condições adversas   Imagem 2: ilustração de represamento de água amontante
 diversos outros setores vem, da mesma forma, fortalecendo   niente da queima do diesel, principal fonte energética ainda   que ocorrem nesse cenário. Com o intuito de desenvolver   Fonte: Acervo SAE BRASIL Mentoria Ferroviária
 este avanço e, assim, permitindo aplicações antes inviáveis.  utilizada nas ferrovias brasileiras de carga.  formas de monitoramento preditivo e orientativo voltados
 As técnicas aqui abordadas têm como foco explorar os   Ainda com todos os avanços, diversos setores permane-  a evitar interrupção da circulação, a estratégia inicial indica
 avanços obtidos na área de energia, eletrônica, conectivida-  cem convivendo com inúmeros problemas reais, que limi-  que, primeiramente, faria sentido monitorar a infraestru-  Trazendo exemplos reais, podemos ver esse mesmo efei-
 de e inteligência artificial, trazendo benefício às operadoras   tam ou, por vezes, vêm a interromper a circulação, causando   tura de via, uma vez que danos notados na superestrutura   to na prática, sendo causado por uma condição de obstru-
 ferroviárias e com grande possibilidade de reaplicação em   transtornos à logística.  seriam reflexos de falhas em sua infraestrutura, ou seja, para   ção de um bueiro e consequente catástrofe, com completa
 demais setores logísticos.  Um dos cenários mais controversos que comprometem   algum dano perceptível na via permanente, existe alguma   remoção da plataforma ferroviária no trecho de água repre-
 Nos  últimos 10  anos, o  setor  vem sendo  fomentado   a circulação é gerado por problemas que afetam a via per-  estrutura inferior colapsando. Podemos observar a seguir   sada conforme a imagem abaixo. Num segundo exemplo,
 tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada, o   manente, mais especificamente sua infraestrutura.  um breve resumo desses desvios, aplicados diretamente à   outra imagem real com escorregamento parcial do aterro
 que levou a uma série de incrementos, como renovação de   Entende-se por infraestrutura da via permanente todo   plataforma de via quanto a escorregamento de materiais,   devido a danos causados na parte interna do bueiro, que
 frotas, recuperação de diversos trechos de via, duplicações e   o conjunto de obras e técnicas que sustentam a plataforma   suas causas e consequências:  culminaram na interrupção do tráfego.
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