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híbrido              CAPA



            919 hybrid: a porsche de volta a le mans
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            o salão de Genebra, realizado no início de março, foi o cenário escolhido pela
            Porsche para apresentar o 919 hybrid, protótipo com o qual disputará a temporada   Internamente,  o 918  Spyder  exibe
            do Campeonato mundial de resistência (WeC), que inclui a 24 horas de le mans, em   arquitetura futurista, com bancos es-
            junho, e a 6 horas de interlagos, em novembro. Campeã na categoria principal em 16   portivos que envolvem perfeitamente
            edições da mítica corrida francesa, a Porsche está afastada da prova desde 1998, ano
            em que também conquistou sua última vitória no circuito de 13.650 m.  os ocupantes. O painel de instrumen-
              A marca não divulgou muitos detalhes sobre o 919                 tos apresenta três mostradores circu-
            hybrid, mas sabe-se que sua motorização combina                    lares para o velocímetro, conta-giros
            um compacto v-4 de 2 litros, a gasolina, com turbo                 e gerenciamento da energia, com vi-
            e injeção direta, e potência estimada em 500                       sual inspirado nos modelos da década
            cv a 9.000 rpm, o qual impulsiona o eixo
            traseiro, e um motor elétrico dianteiro,                           de 1960 da marca. O console central
            que quando ativado confere                                         incorpora o mostrador central, uma
            ao protótipo a tração                                              superfície tátil que permite o controle
                                                                               intuitivo das funções do carro.
                                                                                  A distribuição da propulsão do 918
                                                                               Spyder entre as três unidades de força
                                                                               é controlada por um sistema de geren-
                                                                    integral   ciamento inteligente, formado pelo
                                                                 temporária.   Porsche Torque Vectoring Plus (PTV)
                                                              semelhante ao    e o Electric Porsche Traction Mana-
                                                           sistema que estreia
                                                        na F1 este ano, a bateria   gement (ePTM). Os engenheiros de-
                                                     de íons de lítio é alimentada   fi niram cinco modos de operação, que
                                                  pela recuperação de energia   podem ser selecionados por meio de
                                               térmica do escapamento e da     um seletor instalado no volante de três
                                            energia cinética nas frenagens.
                                                                               raios. O programa ajusta a estratégia
                                                                               de utilização dos motores mais apro-
           pode ser conectado ao Charging Dock (carregador fi xo), instalado na garagem,   priada e potente para cada situação,
           que reduz o tempo de recarga para cerca de duas horas. Já a Porsche Speed Char-  sem a intervenção do motorista.
           ging Station (CC), disponível como opcional, pode reenergizar a bateria do 918   De acordo com o modo em ope-
           Spyder em apenas 25 minutos.                                        ração, o Porsche Active Aerodyna-
             Outra fonte de alimentação elétrica é o sistema conhecido como KERS (Ki-  mic (PAA) varia o posicionamento
           netic Energy Recovery System), tecnologia também utilizada nos carros da Fór-  de alguns componentes aerodinâmi-
           mula 1, que recupera a energia cinética dissipada durante as frenagens e a con-  cos do 918 – o que inclui o defl etor
           verte em eletricidade, adicionando energia para acelerações ainda mais rápidas.   dianteiro, a asa traseira, as entradas
             Em função do desempenho mais elevado do 918 Spyder, o câmbio roboti-  de ar abaixo dos faróis e os fl apes sob
           zado de duas embreagens Porsche Doppelkupplung (PDK)  – de sete marchas,   o assoalho –, para oferecer desde um
           com trocas automáticas ou manuais por meio de borboletas atrás do volante, e   consumo de combustível bem baixo
           que direciona a potência para o eixo de trás –, foi redesenhada. Para contribuir   até a máxima pressão do ar sobre e
           para o baixo centro de gravidade do carro, ela foi instalada de cabeça para baixo   embaixo do carro (downforce, força
           reduzindo a altura do motor em relação ao veículo. Se a potência não for tão   vertical descendente).
           exigida, os dois motores traseiros (combustão e elétrico) são desconectados por   Dada a partida, é acionado o modo
           meio do desacoplador e da dupla embreagem da PDK.                   padrão “E-Power”, que se mantém até
             No Salão de Detroit de 2011, a Porsche apresentou a versão de corrida 918   o fi nal da carga da bateria. Nele, o
           RSR, com motor V-8 de 563 cv, na traseira, e dois motores elétricos, na dian-  motor a combustão só é utilizado se
           teira, de 75 kW (102 cv) cada, totalizando 767 cv. A maior diferença para o 918   necessário e, se a carga da bateria cair
           “de série”, entretanto, foi a adoção de um supercapacitor (volante), que substitui   abaixo do valor mínimo, o programa
           a bateria de íons de lítio. Girando acima de 36.000 rpm, ele acumula a energia   aciona  o  modo  híbrido,  automatica-
           recuperada pelo KERS, que é adicionada pelo piloto por meio de um botão no   mente.  Em condições ideais, rodando
           volante, ganhando mais impulso dos motores elétricos.               puramente a eletricidade, o 918 Spy-

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