Page 25 - Revista EAA - Edição 58
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der pode percorrer até 30 km, acelerar
de zero a 100 km/h em menos de sete
segundos e atingir a velocidade máxi-
ma acima de 150 km/h.
O modo “Hybrid” é tipicamen-
te usado para uma condução mais
econômica. Os motores elétricos e a
combustão trabalham alternadamen-
te, com foco no menor consumo de tração nas rodas dianteiras usa
combustível, e o uso de cada um deles um motor elétrico de 95 kW
é alterado conforme as exigências de
desempenho. longo da viagem a melhor combinação de tração e desempenho. Em cidades
Para uma condução mais dinâmica com áreas de restrição ambiental, o sistema também informa se o motorista tem
e esportiva, o sistema ePTM oferece condições de chegar ao destino apenas com a eletricidade.
a opção “Sport Hybrid”, cujo foco é o
desempenho em alta velocidade. As- Evolução pré-venda
sim, o motor V-8 opera continuamen- O Porsche 918 Spyder está batendo seus próprios recordes, antes mesmo da en-
te, sendo a principal força de tração. trega dos veículos. Equipado com o pacote Weissach, o modelo agora acelera
Os propulsores elétricos apenas dão ainda mais rápido do que a versão normal, indo de zero a 100 km/h em apenas
suporte para otimizar a eficiência da 2,6 segundos (- 0,2 s), de zero a 200 km/h em 7,2 s (- 0,5 s) e passa a marca dos
operação do motor a combustão. 300 km/h depois de 19,9 segundos (- 2,1 s). Em ambas as configurações, a velo-
O “Race Hybrid” (híbrido corrida) cidade máxima do Porsche Spyder 918 é de 345 km/h.
é o modo de desempenho máximo do Os aperfeiçoamentos também beneficiaram o seu desempenho elétrico. Os
918 Spyder. O motor a combustão é dois motores a eletricidade permitem que o 918 Spyder vá de zero a 100 km/h
usado sob alta carga e recarrega a bate- em 6,2 segundos, sem qualquer emissão de C02. De acordo com o Novo Ciclo
ria quando o motorista não está pisan- de Condução Europeu (NEDC), a redução do peso permite o consumo total de
do no acelerador a fundo. Os motores combustível de 33,3 km/l, com emissões de CO2 equivalentes a 70 g/km. Vale
elétricos giram em seu limite máximo lembrar que, para ser considerado verde, o veículo tem de emitir abaixo de 95 g/
de potência por curtos períodos, ape- km de CO2. O nível de consumo de energia foi determinado como sendo 7,8
nas para adicionar torque. Fora isso, km/kW•h durante o ciclo de aprovação.
o câmbio PDK executa as trocas de Entretanto, assim como todo Porsche e qualquer tecnologia inovadora, o 918
marchas em rotação mais alta. Spyder tem um preço que poucos podem pagar. Na Alemanha, onde as primei-
A função “Hot Lap” (volta rápi- ras das 918 unidades do modelo devem ser entregues até o final do primeiro se-
da) entrega as reservas finais do 918 mestre, ele é oferecido pelo valor equivalente a R$ 1.797.180, na versão standard,
Spyder e só pode ser ativada no modo e R$ 1.964.256, com o pacote Weissach. No Brasil, onde três carros estão pre-
“Race Hybrid”, destinando toda a vistos para desembarcar ainda sem data definida, será necessário desembolsar,
energia da bateria para acionar a tra- no mínimo, cerca de R$ 2.400.000,
ção elétrica em sua máxima capacida- de acordo com a importadora oficial,
Baixo centro de gravidade resulta
de durante algumas voltas verdadeira- para acelerar o novo estado da arte da
da posição dos componentes
mente rápidas. tecnologia híbrida alemã. n
com mais de 50 kg
O 918 Spyder traz ainda outras
soluções inovadoras como o “Range
Manager” (gerenciador de autono-
mia). Após ser ativado no console cen-
tral, o Range Manager usa o mapa do
sistema de navegação para mostrar a
distância que o carro pode percorrer,
permitindo ao motorista definir ao
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