Page 25 - Revista EAA - Edição 58
P. 25

der pode percorrer até 30 km, acelerar
           de zero a 100 km/h em menos de sete
           segundos e atingir a velocidade máxi-
           ma acima de 150 km/h.
             O modo “Hybrid” é tipicamen-
           te usado para uma condução mais
           econômica. Os motores elétricos e a
           combustão trabalham alternadamen-
           te, com foco no menor consumo de                                       tração nas rodas dianteiras usa
           combustível, e o uso de cada um deles                                     um motor elétrico de 95 kW
           é alterado conforme as exigências de
           desempenho.                       longo da viagem a melhor combinação de tração e desempenho. Em cidades
             Para uma condução mais dinâmica   com áreas de restrição ambiental, o sistema também informa se o motorista tem
           e esportiva, o sistema ePTM oferece   condições de chegar ao destino apenas com a eletricidade.
           a opção “Sport Hybrid”, cujo foco é o
           desempenho em alta velocidade. As-  Evolução pré-venda
           sim, o motor V-8 opera continuamen-  O Porsche 918 Spyder está batendo seus próprios recordes, antes mesmo da en-
           te, sendo a principal força de tração.   trega dos veículos. Equipado com o pacote Weissach, o modelo agora acelera
           Os propulsores elétricos apenas dão   ainda mais rápido do que a versão normal, indo de zero a 100 km/h em apenas
           suporte para otimizar a eficiência da   2,6 segundos (- 0,2 s), de zero a 200 km/h em 7,2 s (- 0,5 s) e passa a marca dos
           operação do motor a combustão.    300 km/h depois de 19,9 segundos (- 2,1 s). Em ambas as configurações, a velo-
             O “Race Hybrid” (híbrido corrida)   cidade máxima do Porsche Spyder 918 é de 345 km/h.
           é o modo de desempenho máximo do     Os aperfeiçoamentos também beneficiaram o seu desempenho elétrico. Os
           918 Spyder. O motor a combustão é   dois motores a eletricidade permitem que o 918 Spyder vá de zero a 100 km/h
           usado sob alta carga e recarrega a bate-  em 6,2 segundos, sem qualquer emissão de C02. De acordo com o Novo Ciclo
           ria quando o motorista não está pisan-  de Condução Europeu (NEDC), a redução do peso permite o consumo total de
           do no acelerador a fundo. Os motores   combustível de 33,3 km/l, com emissões de CO2 equivalentes a 70 g/km. Vale
           elétricos giram em seu limite máximo   lembrar que, para ser considerado verde, o veículo tem de emitir abaixo de 95 g/
           de potência por curtos períodos, ape-  km de CO2. O nível de consumo de energia foi determinado como sendo 7,8
           nas para adicionar torque. Fora isso,   km/kW•h durante o ciclo de aprovação.
           o câmbio PDK executa as trocas de    Entretanto, assim como todo Porsche e qualquer tecnologia inovadora, o 918
           marchas em rotação mais alta.     Spyder tem um preço que poucos podem pagar. Na Alemanha, onde as primei-
             A função “Hot Lap” (volta rápi-  ras das 918 unidades do modelo devem ser entregues até o final do primeiro se-
           da) entrega as reservas finais do 918   mestre, ele é oferecido pelo valor equivalente a R$ 1.797.180, na versão standard,
           Spyder e só pode ser ativada no modo   e R$ 1.964.256, com o pacote Weissach. No Brasil, onde três carros estão pre-
           “Race Hybrid”, destinando toda a   vistos para desembarcar ainda sem data definida, será necessário desembolsar,
           energia da bateria para acionar a tra-  no mínimo, cerca de R$ 2.400.000,
           ção elétrica em sua máxima capacida-  de acordo com a importadora oficial,
                                                                               Baixo centro de gravidade  resulta
           de durante algumas voltas verdadeira-  para acelerar o novo estado da arte da
                                                                                   da posição dos componentes
           mente rápidas.                    tecnologia híbrida alemã.     n
                                                                                             com mais de 50 kg
             O  918  Spyder  traz  ainda  outras
           soluções inovadoras como o “Range
           Manager” (gerenciador de autono-
           mia). Após ser ativado no console cen-
           tral, o Range Manager usa o mapa do
           sistema de navegação para mostrar a
           distância que o carro pode percorrer,
           permitindo ao motorista definir ao

                                                                                                           25
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30