Page 26 - Revista EAA - Edição 58
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tecnologia           CAPA




           o motor Direct Flex do Focus







           injeÇÃo diretA, duplo comAndo com controles                            Os comandos de válvulas recebe-
           independentes dAs válvulAs (ti-vct) e flex: essA e A                ram polimento especial e os pistões,
           combinAÇÃo que fAz do motor do novo focus um dos                    que tiveram redução de massa, foram
           mAis modernos e eficientes do nosso mercAdo                         produzidos com material leve, de alta
           volker heumann, alexandre iakimoFF e rogério gonçalves              resistência. A saia recebeu tratamento
                                                                               especial, com material depositado em
                                                                               sua superfície pela técnica da nano-
           O motor 2.0L Direct Flex do novo Ford Focus é o primeiro do mercado que   tecnologia, de modo a reduzir o coefi-
           combina a tecnologia da injeção direta de combustível - e duplo comando de   ciente de atrito e o desgaste. A bomba
           válvulas - com controles independentes de fase das válvulas de admissão e es-  de óleo foi otimizada para atender à
           capamento (Ti-VCT); além  de ser flexível em combustível . Essa combinação   demanda do novo motor.
           de tecnologias faz dele um dos mais potentes, eficientes e refinados motores de   Para minimizar a massa do con-
           sua categoria, e um dos quatro-cilindros não superalimentados mais avançados   junto, bloco, cabeçote e cárter são de
           já produzidos pela Ford.                                            alumínio e receberam reforços estru-
             Com o objetivo de oferecer motores com eficiência energética cada vez   turais com a adoção de nervuras para
           maiores modelos computacionais foram desenvolvidos para identificar áreas   o aumento da rigidez e durabilidade.
           onde a redução do coeficiente de atrito e a redução de massa poderiam resultar   Também visando com a redução de
           em maiores benefícios para o consumo de combustível.                massa, foram utilizados materiais
                                                                               compósitos como PA6 e PA66, que
                                                                               foram reforçados com fibra de vidro e
                                                                               carga mineral nos projetos do coletor
                                                                               de admissão e tampa dos comandos de
                                                                               válvulas. Dessa forma, foi aumentada
                                                                               a eficiência térmica e melhoradas as
                                                                               características da curva de torque em
                                                                               baixas rotações.
                                                                                  Nas tabelas na página ao lado,
                                                                               pode-se ver com precisão as diferen-
                                                                               ças entre os motores 2.0L Direct Flex
                                                                               do Novo Focus e o motor PFI (Port
                                                                               Fuel Injection – sistema de injeção con-
                                                                               vencional pelos dutos de admissão do
                                                                               cabeçote), que foi utilizado na geração
                                                                               anterior do veículo, mostrando um au-
                                                                               mento de 20% na potência e 16% no
                                                                               torque utilizando etanol.
                                                                                  Em comparação com o motor PFI,
                                                                               o motor Direct Flex obteve significa-
                                                                               tiva redução dos índices de emissões:
                                                                               CO (22%),  NOx (56%)  e CO2 (16%).
                                                                               Se confrontarmos a nova versão com
                                                                               a antiga unidade PFI, o consumo de  Fotos DivulGAÇão
                                                        motor 2.0l Direct Flex  combustível do motor Direct Flex

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