Page 26 - Revista EAA - Edição 58
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tecnologia CAPA
o motor Direct Flex do Focus
injeÇÃo diretA, duplo comAndo com controles Os comandos de válvulas recebe-
independentes dAs válvulAs (ti-vct) e flex: essA e A ram polimento especial e os pistões,
combinAÇÃo que fAz do motor do novo focus um dos que tiveram redução de massa, foram
mAis modernos e eficientes do nosso mercAdo produzidos com material leve, de alta
volker heumann, alexandre iakimoFF e rogério gonçalves resistência. A saia recebeu tratamento
especial, com material depositado em
sua superfície pela técnica da nano-
O motor 2.0L Direct Flex do novo Ford Focus é o primeiro do mercado que tecnologia, de modo a reduzir o coefi-
combina a tecnologia da injeção direta de combustível - e duplo comando de ciente de atrito e o desgaste. A bomba
válvulas - com controles independentes de fase das válvulas de admissão e es- de óleo foi otimizada para atender à
capamento (Ti-VCT); além de ser flexível em combustível . Essa combinação demanda do novo motor.
de tecnologias faz dele um dos mais potentes, eficientes e refinados motores de Para minimizar a massa do con-
sua categoria, e um dos quatro-cilindros não superalimentados mais avançados junto, bloco, cabeçote e cárter são de
já produzidos pela Ford. alumínio e receberam reforços estru-
Com o objetivo de oferecer motores com eficiência energética cada vez turais com a adoção de nervuras para
maiores modelos computacionais foram desenvolvidos para identificar áreas o aumento da rigidez e durabilidade.
onde a redução do coeficiente de atrito e a redução de massa poderiam resultar Também visando com a redução de
em maiores benefícios para o consumo de combustível. massa, foram utilizados materiais
compósitos como PA6 e PA66, que
foram reforçados com fibra de vidro e
carga mineral nos projetos do coletor
de admissão e tampa dos comandos de
válvulas. Dessa forma, foi aumentada
a eficiência térmica e melhoradas as
características da curva de torque em
baixas rotações.
Nas tabelas na página ao lado,
pode-se ver com precisão as diferen-
ças entre os motores 2.0L Direct Flex
do Novo Focus e o motor PFI (Port
Fuel Injection – sistema de injeção con-
vencional pelos dutos de admissão do
cabeçote), que foi utilizado na geração
anterior do veículo, mostrando um au-
mento de 20% na potência e 16% no
torque utilizando etanol.
Em comparação com o motor PFI,
o motor Direct Flex obteve significa-
tiva redução dos índices de emissões:
CO (22%), NOx (56%) e CO2 (16%).
Se confrontarmos a nova versão com
a antiga unidade PFI, o consumo de Fotos DivulGAÇão
motor 2.0l Direct Flex combustível do motor Direct Flex
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