Page 27 - Revista EAA - Edição 58
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Focus até 2013 2.0L PFI  Focus 2014 2.0L Direct Flex
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                                              Potência
                                                                143 cv a 6250 rpm (G)  175 cv a 6500 rpm (G)
                                                                19,5 m•kgf a 5250 rpm (E)  22,5 m•kgf a 4500 rpm (E)
                                              torque
           também apresentou redução de 16%                     18,8 m•kgf a 4250 rpm (G)  21,5 m•kgf a 4500 rpm (G)
                                              taxa de Compressão         10,8:1                 12,0:1
           no trânsito urbano e de 5% na estrada
           quando abastecido com etanol.
                                               25,5                                                      200
           O funcionamento
           da injeção direta                                                                             175
             O motor Direct Flex utiliza in-
                                               20,4
           jetores montados lateralmente na                                                              150
           câmara de combustão, próximos às
           válvulas de admissão, o que torna o                                                           125
           cabeçote mais compacto. Injetado sob   15,3
           alta pressão, o combustível é atomiza-  Torque (m•kgf)                                        100  Potência (cv)
           do após passar por uma placa com seis
           orifícios na saída do bico injetor.  Isso   10,2                                              75
           cria uma nuvem de combustível que,
           misturada com o ar da admissão, tem
                                                                                                         50
           um grande efeito de resfriamento da
                                                5,1
           câmara de combustão.
                                                                                                         25
             Na partida, o controle eletrônico
           faz com que o motor opere com uma
           mistura rica (lambda < 1.0) que auxilia   0                                                   0
                                                  1000    2000     3000     4000    5000     6000     7000
           o catalisador a atingir a sua tempera-
           tura de operação, além de maximi-               Torque - Etanol [m•kgf]     Torque - Gás [m•kgf]
           zar a estabilidade de funcionamento             Potência - Etanol [cv]      Potência - Gás [cv]
           a frio.  Uma vez que esta é atingida,
                                             motor 2.0l Direct Flex – Curvas de potência e torque
           o controle do motor retorna para a
           condição de mistura estequiométrica
           (lambda = 1.0). Com o sistema de in-
           jeção Direct Flex, o motor opera com
           segurança a uma taxa de compressão
           de 12: 1, o que aumenta ainda mais
           sua potência e efi ciência.
             Os injetores de combustível de alta
           pressão estão  posicionados  ao  lado
           das válvulas de admissão, de modo a
           direcionar o combustível exatamente
           no ponto onde a queima do combus-
           tível deve ser iniciada. A geometria da
           cabeça do pistão também tem papel
           fundamental nesse processo.  No caso
           do motor Direct Flex, a preparação da   sistema
           mistura utiliza o processo wallguided,   wallguided
           no qual a cavidade na cabeça do pistão   de injeção

                                                                                                           27
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