Page 27 - Revista EAA - Edição 58
P. 27
Focus até 2013 2.0L PFI Focus 2014 2.0L Direct Flex
148 cv a 6250 rpm (e) 178 cv a 6500 rpm (e)
Potência
143 cv a 6250 rpm (G) 175 cv a 6500 rpm (G)
19,5 m•kgf a 5250 rpm (E) 22,5 m•kgf a 4500 rpm (E)
torque
também apresentou redução de 16% 18,8 m•kgf a 4250 rpm (G) 21,5 m•kgf a 4500 rpm (G)
taxa de Compressão 10,8:1 12,0:1
no trânsito urbano e de 5% na estrada
quando abastecido com etanol.
25,5 200
O funcionamento
da injeção direta 175
O motor Direct Flex utiliza in-
20,4
jetores montados lateralmente na 150
câmara de combustão, próximos às
válvulas de admissão, o que torna o 125
cabeçote mais compacto. Injetado sob 15,3
alta pressão, o combustível é atomiza- Torque (m•kgf) 100 Potência (cv)
do após passar por uma placa com seis
orifícios na saída do bico injetor. Isso 10,2 75
cria uma nuvem de combustível que,
misturada com o ar da admissão, tem
50
um grande efeito de resfriamento da
5,1
câmara de combustão.
25
Na partida, o controle eletrônico
faz com que o motor opere com uma
mistura rica (lambda < 1.0) que auxilia 0 0
1000 2000 3000 4000 5000 6000 7000
o catalisador a atingir a sua tempera-
tura de operação, além de maximi- Torque - Etanol [m•kgf] Torque - Gás [m•kgf]
zar a estabilidade de funcionamento Potência - Etanol [cv] Potência - Gás [cv]
a frio. Uma vez que esta é atingida,
motor 2.0l Direct Flex – Curvas de potência e torque
o controle do motor retorna para a
condição de mistura estequiométrica
(lambda = 1.0). Com o sistema de in-
jeção Direct Flex, o motor opera com
segurança a uma taxa de compressão
de 12: 1, o que aumenta ainda mais
sua potência e efi ciência.
Os injetores de combustível de alta
pressão estão posicionados ao lado
das válvulas de admissão, de modo a
direcionar o combustível exatamente
no ponto onde a queima do combus-
tível deve ser iniciada. A geometria da
cabeça do pistão também tem papel
fundamental nesse processo. No caso
do motor Direct Flex, a preparação da sistema
mistura utiliza o processo wallguided, wallguided
no qual a cavidade na cabeça do pistão de injeção
27