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tecnologia           CAPA





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                                                                               O sistema Ti-VCT (Twin Independent
                                                                               Variable Camshaft Timing)  se  aplica
                                                                               às árvores de comando de válvulas
                                                                               de admissão e escapamento no cabe-
                                                                               çote, utilizando válvulas solenoides
                                                                               eletrônicas que direcionam óleo em
                                                                               alta pressão para os variadores de fase
                                                                               solidários a cada árvore de comando.
                                                                               Ao utilizar uma válvula solenoide por
                                                                               árvore de comando, controlada pelo
                                                                               módulo de controle eletrônico do mo-
                                                                               tor, cada árvore de comando pode ser
                                                                               avançada ou retardada independente-
                                                                               mente uma da outra, conforme a con-
                                                                               dição de operação do motor é alterada,
                                                                               fornecendo um excepcional grau de
                                                                               controle dos pontos de abertura e fe-
                                                                               chamento das válvulas.
                                                                                  Uma das vantagens desse sistema é
                                                                               a melhora na economia de combustí-
                                                                               vel e a redução das emissões, sendo o
                                                                               controle da posição de cruzamento das
                                                                               válvulas um fator-chave para alcançar
                                                                               tais melhorias. Em baixas rotações, o
           sistema ti-vCt                                                      efeito desse cruzamento das válvulas
                                                                               é a reintrodução dos gases de escapa-
                                                                               mento na câmara de combustão. Esse
           é utilizada para direcionar a mistura ar-combustível para a região do eletrodo da   efeito é conhecido como Recirculação
           vela de ignição. O combustível é injetado dentro dos cilindros com pressão de até   Interna dos Gases de Escapamento,
           180 bar, cerca de 35 vezes mais alta que no sistema PFI.            sendo um dos benefícios a redução das
                                                                               emissões de hidrocarbonetos (HC) e
           Benefícios da injeção Direct Flex                                   óxidos de nitrogênio (NOx) pela sua
           A injeção direta adiciona graus de liberdade ao tempo de injeção. Diferentemen-  recirculação.  A  introdução  de  gases
           te do sistema PFI, em que a injeção ocorre somente durante o ciclo de admissão,   queimados no cilindro substitui uma
           a injeção direta pode acontecer durante os ciclos:                  parte do ar de admissão e causa uma
           u  de admissão, resultando em uma mistura mais homogênea, condição na qual   redução na concentração de oxigênio.
             um borrifo bem disperso de combustível é desejável                Eles também originam um efeito quí-
           u  de compressão, resultando em uma carga estratificada             mico, pois partículas de combustão
             Na partida, o sistema utiliza uma mistura estratificada para direcionar uma   ativas participam nas reações químicas
           mistura ar-combustível mais rica que o normal em direção à vela de ignição,   do ciclo de combustão subsequente.
           ajudando o catalisador a atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais   Outra vantagem do sistema Ti-
           rapidamente.  O volume de combustível necessário para partida é muito menor   -VCT é a redução no trabalho reque-
           que a do motor PFI.                                                 rido pelo pistão para comprimir os
             A injeção direta também reduz o potencial de detonação por meio do res-  gases de combustão para dentro e fora
           friamento dos cilindros durante a compressão, potencializando a estratégia de   da câmara de combustão, as chamadas
           reduzir emissões durante a partida a frio. O sistema de injeção direta é capaz,   perdas por bombeamento, gerando
           ainda, de reduzir as perdas de combustível e o acúmulo de combustível líquido.  benefícios para a economia de com-

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