Page 28 - Revista EAA - Edição 58
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tecnologia CAPA
A tecnologia Ti-VCT
O sistema Ti-VCT (Twin Independent
Variable Camshaft Timing) se aplica
às árvores de comando de válvulas
de admissão e escapamento no cabe-
çote, utilizando válvulas solenoides
eletrônicas que direcionam óleo em
alta pressão para os variadores de fase
solidários a cada árvore de comando.
Ao utilizar uma válvula solenoide por
árvore de comando, controlada pelo
módulo de controle eletrônico do mo-
tor, cada árvore de comando pode ser
avançada ou retardada independente-
mente uma da outra, conforme a con-
dição de operação do motor é alterada,
fornecendo um excepcional grau de
controle dos pontos de abertura e fe-
chamento das válvulas.
Uma das vantagens desse sistema é
a melhora na economia de combustí-
vel e a redução das emissões, sendo o
controle da posição de cruzamento das
válvulas um fator-chave para alcançar
tais melhorias. Em baixas rotações, o
sistema ti-vCt efeito desse cruzamento das válvulas
é a reintrodução dos gases de escapa-
mento na câmara de combustão. Esse
é utilizada para direcionar a mistura ar-combustível para a região do eletrodo da efeito é conhecido como Recirculação
vela de ignição. O combustível é injetado dentro dos cilindros com pressão de até Interna dos Gases de Escapamento,
180 bar, cerca de 35 vezes mais alta que no sistema PFI. sendo um dos benefícios a redução das
emissões de hidrocarbonetos (HC) e
Benefícios da injeção Direct Flex óxidos de nitrogênio (NOx) pela sua
A injeção direta adiciona graus de liberdade ao tempo de injeção. Diferentemen- recirculação. A introdução de gases
te do sistema PFI, em que a injeção ocorre somente durante o ciclo de admissão, queimados no cilindro substitui uma
a injeção direta pode acontecer durante os ciclos: parte do ar de admissão e causa uma
u de admissão, resultando em uma mistura mais homogênea, condição na qual redução na concentração de oxigênio.
um borrifo bem disperso de combustível é desejável Eles também originam um efeito quí-
u de compressão, resultando em uma carga estratificada mico, pois partículas de combustão
Na partida, o sistema utiliza uma mistura estratificada para direcionar uma ativas participam nas reações químicas
mistura ar-combustível mais rica que o normal em direção à vela de ignição, do ciclo de combustão subsequente.
ajudando o catalisador a atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais Outra vantagem do sistema Ti-
rapidamente. O volume de combustível necessário para partida é muito menor -VCT é a redução no trabalho reque-
que a do motor PFI. rido pelo pistão para comprimir os
A injeção direta também reduz o potencial de detonação por meio do res- gases de combustão para dentro e fora
friamento dos cilindros durante a compressão, potencializando a estratégia de da câmara de combustão, as chamadas
reduzir emissões durante a partida a frio. O sistema de injeção direta é capaz, perdas por bombeamento, gerando
ainda, de reduzir as perdas de combustível e o acúmulo de combustível líquido. benefícios para a economia de com-
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