Page 29 - Revista EAA - Edição 58
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bustível. Por fim, o sistema também
otimiza a partida a frio do motor, pois
como o catalisador atinge mais rapi-
damente a sua temperatura ideal de
operação, o nível de emissão de po-
luentes é reduzido.
O sistema de alta
pressão de combustível
Este sistema calcula a massa reque-
rida de combustível para ser enviada
para a galeria de distribuição de com-
bustível durante cada ciclo da bomba
de alta pressão, baseado nas condições
de operação do motor. Para atingir as Bomba de alta
altas pressões, o combustível é pres- pressão de
surizado pela bomba de alta pressão, combustível
que é acionada mecanicamente pela
árvore de comando de válvulas, ao
mesmo tempo em que é eletronica-
mente controlada.
Os injetores de alta pressão uti-
lizam solenoides internamente para
ativar ou desativar o fluxo de combus-
tível, de forma precisa e em interva-
los muito curtos de tempo, visto que
a atomização deve ocorrer mais rapi-
damente do que no motor PFI. Um
sistema de controle eletrônico varia o
tempo e a intensidade da entrega de
combustível de acordo com as condi-
ções de operação do motor.
A tecnologia do sistema que auxiliar, bomba, tubulações extras de gasolina, galeria de combustível no
CCAS (Compressed Crank coletor de admissão
Assisted Start) u sistema eletrônico de partida a frio: aquecedor da galeria de combustível, uni-
Este sistema, baseado na compressão dade para controle do aquecimento e chicote auxiliar
do ar na partida antes da primeira O CCAS otimiza a partida do motor em qualquer condição através do ciclo
injeção de combustível, reduz toda a de compressão ao ser acionado o motor de partida, com a função de aquecer o ar
complexidade de componentes dos admitido, para que a mistura possa ser inflamada já na primeira injeção de com-
sistemas de partida a frio disponíveis bustível. Diferentemente do sistema com injeção externa de gasolina, o CCAS
no mercado. Desenvolvido pela Ford auxilia a vaporização do etanol, assegurando a partida em temperaturas de até
Brasil, em cooperação com outros – 10 °C, mesmo quando no tanque do veículo há somente etanol.
Centros Globais de Desenvolvimen- Com isso, o usuário garante agilidade na partida do motor, pois não há neces-
to, ele conseguiu eliminar os seguin- sidade de qualquer espera antes de dar partida. Assim, consegue-se um melhor
tes componentes em relação aos siste- rendimento do motor antes deste atingir a sua temperatura normal de operação,
mas convencionais: o que garante melhor dirigibilidade e conforto ao dirigir em qualquer condição.
u sistema de injeção de gasolina: tan- Projetado para toda a vida útil do motor, é um sistema livre de manutenção. n
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