Page 29 - Revista EAA - Edição 58
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bustível. Por fim, o sistema também
           otimiza a partida a frio do motor, pois
           como  o catalisador atinge mais rapi-
           damente a sua temperatura  ideal de
           operação,  o nível de emissão de po-
           luentes é reduzido.

           O sistema de alta
           pressão de combustível
           Este sistema calcula a massa reque-
           rida de combustível para ser enviada
           para a galeria de distribuição de com-
           bustível durante cada ciclo da bomba
           de alta pressão, baseado nas condições
           de operação do motor. Para atingir as   Bomba de alta
           altas pressões, o combustível é pres-  pressão de
           surizado pela bomba de alta pressão,   combustível
           que é acionada mecanicamente pela
           árvore de comando de válvulas, ao
           mesmo tempo em  que  é eletronica-
           mente controlada.
             Os injetores de alta pressão uti-
           lizam solenoides internamente para
           ativar ou desativar o fluxo de combus-
           tível, de forma precisa e em interva-
           los muito curtos de tempo, visto que
           a atomização deve ocorrer mais rapi-
           damente do que no motor PFI. Um
           sistema de controle eletrônico varia o
           tempo e a intensidade da entrega de
           combustível de acordo com as condi-
           ções de operação do  motor.

           A tecnologia do sistema             que auxiliar, bomba, tubulações extras de gasolina, galeria de combustível no
           CCAS (Compressed Crank              coletor de admissão
           Assisted Start)                   u  sistema eletrônico de partida a frio: aquecedor da galeria de combustível, uni-
           Este sistema, baseado na compressão   dade para controle do aquecimento e chicote auxiliar
           do ar na partida antes da primeira   O CCAS otimiza a partida do motor em qualquer condição através do ciclo
           injeção de combustível, reduz toda a   de compressão ao ser acionado o motor de partida, com a função de aquecer o ar
           complexidade de componentes dos   admitido, para que a mistura possa ser inflamada já na primeira injeção de com-
           sistemas de partida a frio disponíveis   bustível. Diferentemente do sistema com injeção externa de gasolina, o CCAS
           no mercado.  Desenvolvido pela Ford   auxilia a vaporização do etanol, assegurando a partida em temperaturas de até
           Brasil, em cooperação com outros   – 10 °C, mesmo quando no tanque do veículo há somente etanol.
           Centros Globais de Desenvolvimen-    Com isso, o usuário garante agilidade na partida do motor, pois não há neces-
           to, ele conseguiu eliminar os seguin-  sidade de qualquer espera antes de dar partida. Assim, consegue-se um melhor
           tes componentes em relação aos siste-  rendimento do motor antes deste atingir a sua temperatura normal de operação,
           mas convencionais:                o que garante melhor dirigibilidade e conforto ao dirigir em qualquer condição.
           u  sistema de injeção de gasolina:  tan-  Projetado para toda a vida útil do motor, é um sistema livre de manutenção.  n

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